Poemas de Filosofia
Eu, aliás, quando sobre filosofia digo eu mesmo algumas palavras ou as ouço de outro, afora o proveito que creio tirar, alegro-me ao extremo; quando, porém, se trata de outros assuntos, sobretudo dos vossos, de homens ricos e negociantes, a mim mesmo me irrito e de vós me apiedo, os meus companheiros, que pensais fazer algo quando nada fazeis. Talvez também vós me considereis infeliz, e creio que é verdade o que presumis; eu, todavia, quanto a vós, não presumo, mas bem sei.
(Em "O Banquete")
ESPERANCIALIDADE: foi o termo que criei para, na filosofia de Heidegger, ser considerado um novo existencial ontológico (modos que os humanos são, atemporais e em qualquer cultura).
É o que nos abre as condições de possibilidades na Esperança (ôntica, concreta), de existirmos ao menos com uma mínima vontade de nos cuidarmos; pois somos-esperança - , caso contrário se está internado num manicômio ou recluso, gravemente doente).
30/10/2025.
"Nada Adianta.. Conhecer
Toda Ciência, Toda Filosofia,
Fazer Cálculo Reverso..
E Não Conhecer o Amor De
Deus e Vivê-lo"
• Juliana.S.Morais •
Exercícios de Pensar
Texto IV – Filosofia
A Filosofia não serve para decorar conceitos, mas para desinstalar o que parece óbvio.
Ela começa quando desconfiamos do que parece natural e perguntamos quem ganha com o silêncio, com a exclusão, com a ignorância.
Por isso, a Filosofia é sempre um incómodo: começa quando não aceitamos que o mundo é como é porque tinha que ser assim mesmo.
Filosofar serve para contrariar.
— Ramos António Amine
Filosofia para a vida
Tudo aquilo que nos provoca a pensar e refletir nos torna menos ignorantes e menos suscetíveis à manipulação. O exercício da filosofia não é apenas teoria: é prática de liberdade, é ferramenta de consciência.
Fica a dica.
Roberto Ikeda
A filosofia vê a caverna como conceito de escuridão e ignorância, luz e conhecimento.
A teologia vê a caverna como sinônimo de fraqueza e medo. Ausência de Deus.
Ao meu ver, ambas dizem a mesma coisa, com roupagem diferente.
Minha filosofia de vida é muito simples;
- Se você gosta, come. Se eu não gosto, não como, mas quando o garçom chegar eu vou explicar direitinho, como você gosta do seu prato e como eu gosto do meu.
Durante o almoço a gente fala sobre tudo e ninguém pede para o outro provar um pedacinho, só saboreamos a vida, a companhia e o prato.
A vida pode ser uma viagem suficante em um carro com vidros fechados, ou uma aventura deliciosa no mesmo carro, só que com o vento batendo na cara e a gente sentindo o perfume da paisagem.
A escolha é nossa sobre a viagem, o carro não nos cabe escolher.
O verbo que atravessa eras carrega, em uma só frase, um duplo sentido:
a filosofia comunica o consciente;
a metafísica, o inconsciente.
Os iguais, a matemática e a filosofia
Agilson Cerqueira
A necessidade de equivalência progressiva do pensamento sempre será uma genialidade medíocre quando a ele for atribuída a satisfação explícita do singular sem lógica do raciocínio!
Minha filosofia
é falha,
meu sistema
é débil;
A volúpia
escorre-me
pelas mãos,
junta-me os destroços
como se eu fosse avião
punido por ir
longe demais,
ferido por não saber
se defender.
A ampulheta, dentro da filosofia, carrega um dos símbolos mais profundos da existência humana.
Ela representa aquilo que nenhum homem consegue parar, controlar ou recuperar: o tempo.
Cada grão de areia que desce silenciosamente nos lembra que a vida terrena é limitada e passageira.
E talvez seja justamente por isso que ela possui um significado tão poderoso.
Porque o tempo não avisa.
Não espera.
Não retorna.
Cada instante perdido se transforma em memória.
Cada palavra dita permanece ecoando.
Cada escolha constrói — ou destrói — partes da nossa caminhada.
A ampulheta também simboliza disciplina, vigilância e consciência.
Ela nos ensina que viver não é apenas existir… é perceber o valor dos momentos enquanto eles ainda estão em nossas mãos.
No silêncio da ampulheta existe uma verdade que poucos conseguem aceitar:
O tempo não está passando…
é a nossa vida que está.
Por isso, antes que o último grão de areia caia, talvez a pergunta mais importante não seja:
“Quanto tempo ainda me resta?”
Mas sim:
“O que estou fazendo com o tempo que recebi?”
Talvez a maior pobreza da humanidade não seja a falta de dinheiro…
mas viver uma vida inteira sem perceber que os dias estavam indo embora.
— Paulo Tondella
Filosofia: pensar é um ato perigoso
Pensar até o fim sempre flerta com a loucura. Friedrich Nietzsche foi chamado de insano não por ter perdido a razão, mas por tê-la levado longe demais — a um ponto onde as convenções morais desmoronam. O pensamento radical assusta porque dissolve as narrativas que sustentam o poder, a religião, a moral de rebanho.
O mundo prefere a razão morna, funcional, administrável. A lucidez verdadeira é incômoda: ela revela o vazio por trás dos discursos, a fragilidade das verdades oficiais, a teatralidade das instituições.
"A filosofia é a blindagem da sua mente. Quando o mercado oscila ou a tentação do consumo imediato surge, é ela quem dita a ordem: 'Mantenha o plano. Lembre-se do motivo.'"
Laerson Endrigo Ely em Método R.E.N.D.A. de Investimentos
O Manifesto do Desvelismo Intelectual
A filosofia da mente infinita contra a ilusão do crescimento volumétrico. A Definição do Desvelismo O Desvelismo é a corrente filosófica que rejeita a física cumulativa da mente. Ele decreta que o intelecto humano não é um recipiente elástico a ser preenchido ou expandido por forças externas. A mente é, em sua essência primordial, uma estrutura de extensão infinita e latente. Todo conhecimento não é gênese, mas desvelamento — o ato de retirar o véu da ignorância que encobre a realidade factual.O Grande Debate: Einstein vs. O Desvelismo Cenário: Um anfiteatro atemporal onde a física encontra a metafísica.Albert Einstein: "Meus amigos, a história do progresso humano prova o meu ponto. Quando a humanidade compreendeu a Relatividade, o pensamento linear foi quebrado. A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original porque ela foi esticada pela novidade. Há uma clara expansão volumétrica na nossa capacidade de processar o cosmos."O Desvelismo: "Com o devido respeito ao seu gênio, Albert, você sofre de uma ilusão geométrica. O tecido do espaço-tempo que você descreveu não passou a existir no momento em que você publicou seus artigos em 1915; ele sempre governou cada órbita planetária desde o início dos tempos. O seu cérebro não aumentou de tamanho para acomodar a Relatividade; a sua inteligência apenas dissipou a névoa da mecânica clássica. A ideia 'nova' é um mito do ego humano. Você não esticou o balão da mente; você apenas limpou a janela pela qual observava o infinito. A Máxima: "A expansão da mente é uma ilusão geométrica: ela não cresce com ideias novas, apenas dissipa a névoa e a ignorância que escondia sua extensão.
A ciência explica o fato,
A filosofia a questão,
A religião dá o norte,
A poesia a emoção.
No compasso dessas quatro,
Vai batendo o coração.
A Filosofia das Escolhas
Pensador: Jalison Santos
A minha filosofia é que dois pensamentos não podem ser concretizados da mesma forma.
Pois um dos lados acabará sendo ferido; haverá conflitos e desentendimentos.
Todos nós devemos ter um pensamento firme e uma escolha definida em nossa trajetória de vida.
Porque quem vive dividido entre caminhos nunca chega inteiro ao destino.
A noite não escolhe ficar escura, ela apenas fica, porque o sol vai embora.
E com isso aprendemos algo: não viva apenas da luz dos outros, pois um dia ela pode desaparecer.
Tenha a sua própria luz.
Seu próprio brilho.
Sua própria essência.
Porque quem depende da luz alheia vive na sombra quando ela se apaga.
História do Pensador Jalison Santos
Ataraxia
O caminho mais curto, na busca da felicidade está na filosofia. Essa nos permite, a conhecer a si mesmo e compreender que a felicidade não é atemporal. Ela nos auxilia na interação com o tempo. A felicidade é fragmentada, existem momentos felizes e infelizes. Logo digo; Tudo passa. É justo reconhecer a importância do passado, vislumbrar o futuro, mas viva o presente . Não se preocupe com aquilo que você não possa mudar !
Filosofia
Escrever é entrar para história, independentemente da dimensão e proporção. É copular-se de corpo, alma, espírito e mente. É feito plantar uma árvore, nunca se sabe quem no futuro irá desfrutar do mais simplório usufruto derivado dessa árvore. A magnífica, refrescante e colossal sombra.
02005
Filosofia do silêncio
A cada passo no silencio guardo um pouco de ti que como uma poesia de poucas palavras e profunda beleza, atiçou o brilho dos meus olhos, despertou o desejo e me fez guardar o sorriso de disfarce. O desconhecido que julgo diferente mas que por suas próprias palavras me faz pensar.
A cada passo no silencio guardo um pouco de ti, que como um livro de belas historias não canso de ler, como um disco de belas canções não canso de ouvir, que como a incrível lua não canso de olhar. A cada passo no silencio guardo a tua beleza que me encanta e que definitivamente não sei explicar, cada bobagem dita e as frases sem sentido. Mas, como aquilo que não está planejado, não vou guardar as palavras que certamente não ouvirás, mas que precisa saber ....respiro profundo e calmamente quando penso em ti e somente ti guardo pois não quero nunca ti perder!
