Poemas de Filosofia

Cerca de 10096 poemas de Filosofia

⁠O universo é uma entidade completa e única.
Tudo e todos estão ligados por alguns fios invisíveis.
não quebre o coração de ninguém.
não menospreze os mais fracos do que você.
a tristeza do outro lado
do mundo pode fazer o mundo inteiro sofrer,
a felicidade de alguém pode fazer o mundo inteiro sorrir

Shams de Tabrizi (poeta sufi)

Inserida por PaulHBenz

⁠Deixe as pessoas tóxicas, radioativas, chatas,infelizes, rancorosas, amargas te ensinar que você não deve ser assim...
Você está tendo a oportunidade de extrair da sua essência exatamente o que elas precisam.
O que for possível fazer faça.. o que não for, só ore por essa pessoa, se afaste se for necessário ou simplesmente fique em silêncio...
Mas uma coisa é certa: Os que sabem o que é o Amor e amam, são felizes e nada pode destruir essa sua felicidade interior. O Amor sempre sai vitorioso, o bem sempre vence!

Inserida por jaymelogos

⁠A ARTE VISTA { soneto}


Será que minha arte e' igual a tua? será?!.
A vejo em casa, no trabalho, na rua...; nua.
Me vejo... a vejo... ensejo de ser, arte crua.
Queria só por hoje saber, Minh 'arte... será

Igual a tua? Vistes por fora melhor que dentro.
Então!. A visão que vês e' a arte forjada ao léu.
Os saberes, que atuam por olhos, sob o céu.
Além... delineando as cores, sóbrio pelo centro.

Despojais de jugos, e dizei-me, dizei-me vós:
Que arte e' esta? Persegue-me a todo lugar,
Na pintura, poesia, rachadura, até mesmo ar.

Deveras devo preocupar-me, estou sem saber.
Moldar-me-ei com outra visão senão a minha.
Será que tinha arte igual a tua? Tinha?!.


poeta_sabedoro

Inserida por andre_gomes_6

⁠"Almejo ser como a água;

Puro e cristalino;

Ensaio de parábola;

Sobre a vida em desafino..."

Inserida por Leandroeps

⁠A VOZ DO PASTOR {Soneto}


Ouço grito ecoando pela montanha mais alta.
As pobre-ovelhinhas seguindo o velho pastor.
A relva verde dantes já não se repete pela cor.
O velho levanta o cajado e ordena "as peralta".

Se falta o prover o bom pastor sai a desbravar.
Novas terras há de encontrar sem inseguranças...
As ovelhinhas já acostumadas com mudanças...
Não hesitam na voz seguir, pois cegas alinhavar.

Oh pai, Que nunca um pastor deixe sua ovelha!
São tão cordeiros... pois elas nunca se enfurecem.
Dóceis que vão a perdição sem notar e parelha.

Quando se vê já desvirtuou-se de ser o que era.
Que a voz do pastor não se perca delas, pobres!
Que o pastor não se perca, pobre homem, Fera!


poeta_sabedoro






Inserida por andre_gomes_6

⁠Uma unidade, humanidade

O egoísmo é o câncer da humanidade, um nódulo maligno que ataca os valores e os destrói em todas as bases, dele provém a metástase de todos os males. Enquanto os seres humanos não compreenderem o sublime e sagrado propósito da vida em unidade, onde, só evoluiremos em plenitude e sabedoria unidos por um bem maior a todos. Enquanto o egoísmo, o ter e a busca desenfreada pelo poder nortear as principais aspirações dos homens, estaremos caminhando para a autodestruição da humanidade.

Viviane Andrade Santos ❤...

Inserida por VivianeAndradeSantos

⁠Conselhos são formas diferentes de solucionar um único problema, devemos ouvir todos os conselhos e então agir conforme o melhor de cada um.

Aquele que segue um único ponto já deu um final aos seus limites de pensar.

Inserida por OgaihtSuil

⁠Se em tua mente ressoa o inalcançável
De frente você deve encara-lo
A mente com teus limites lhe prendem
Mas palpável é aquilo que se imagina

Inserida por RuperdiS

⁠A Prisão do Livre Arbítrio

Nós vivemos em uma sociedade de livre arbítrio? Se sim, você está preso nela. Mas oque e livre arbítrio? Bom, livre arbítrio é um modelo social onde todos nela podem mostrar suas ideias, opiniões e críticas sem nenhuma “barreira ética” pra os impedir, na teoria o nosso modelo social segue esse padrão, mas só na teoria, em que momento se deixa de ser opinião e se torna discurso de ódio? Em que momento se deixa de ser discordar e se torna preconceito? Essas questões definem o que realmente é o livre arbítrio, e responde-las da forma correta significa que livre arbítrio e realmente só uma ilusão para agradar as pessoas, com a vinda da tecnologia e cada vez mais comuns aplicativos de interação social e compartilhamentos de ideias como Twitter, Instagram e Facebook, e com eles vem também a responsabilidade de suas palavras sendo expostas ao público, o que significa que ao publicar uma opinião os dois lados dela estarão lendo, se você fala sobre racismo, racistas e negro lerão sua opinião, mas quando se deixa de ser só mais uma opinião? Quando começa a se tornar errado? Se vivemos em um modelo social de livre arbítrio, nazistas poderiam andar com sua suástica, racistas poderiam dizer ao público “Minha raça e superior”, mas a questão e quando isso deixa de ser uma opinião e se torna errado, afinal existiria certo e errado no livre arbítrio? Essa e a real prisão de suas próprias opiniões

Kauan Victor-22/11/2021

Inserida por PensamentosDoKauan

Eu? Ciumenta?

⁠Eu sou ciumenta, mas não demonstro!
Prefiro, ficar quieta no meu canto...

Inserida por GabriellaOliveira5

Um gesto de amor

⁠Um pequeno gesto, transforma-se uma grande atitude.
Um homem apaixonado entende o que é amor...
Ele pensa nela o tempo todo!
Quando ele olha uma rosa vermelha
A primeira coisa que ele faz...
É comprar um presente para noiva
Mas cuidado a rosa tem espinho!

Inserida por GabriellaOliveira5

⁠A velhice caduca o mau pelo
medo,
a velhice alivia o bom pelas
possibilidades,
para gozar um futuro
pleno
o coração de um jovem deve pulsar
bondade.

Inserida por OgaihtSuil

⁠As pessoas não estão prontas para viver uma única jornada. Mesmo aos que não acreditam, a imortalidade parece ser algo real e isso faz as pessoas perderem 30/40 anos de sua vida preparando na para viver 5/10 anos.


Passamos longos anos perdendo tempo tentando consertar ponteiros.

Inserida por OgaihtSuil

⁠Este poema não diz nada
Este poema não tem nada
Este poema não causa nada
Este poema não trás nada
Este poema é o nada

Inserida por Eduardobelo_

⁠Eu nasci uma
cratera,
sem querer me tornei um
lago,
eu queria ser um
pássaro,
mas os galhos pra mim não tinham
espaço,
fui do repleto ao
escasso,
do sucesso ao
fracasso,
eu sou uma vírgula do que
nasci,
um refrão do que me
tornei
e a continuação do meu
acaso.

Inserida por OgaihtSuil

⁠"O coração sem Amor, a beleza sem sinceridade e a inteligência sem virtude são como um alimento insosso, não tem graça nenhuma."

Ronald Sanson, in 'O Poder do Amor'

Inserida por quimbanda

⁠O abismo é uma sedução provocadora
Um beijo na boca da maldade
Um tapa na cara do perigo
Se for me amar por vaidade
Eu prefiro ser temido

Pra não dizer que não falei das flores
Colhi na praia do pacífico
Naveguei até a ilha dos amores
E vi o bom selvagem tímido.

Inserida por auri_pilatti

⁠Sofro, logo existo


Silogismo

1- Ansiamos obstinadamente por saber desde que nos damos por humano (''o que *não cessa* de *se escrever*'').

2- A coisa em si é inacessível (''o que *não cessa* de *não se escrever*'').

3- A verdade se apresenta apenas como possibilidade (''o que *cessa* de se *escrever*) e tudo isto nos causa angústia.


Esclarecendo

Me refiro a verdade da coisa e do real enquanto todo. A nossa relação com a verdade, real enquanto todo, é de angústia e ela marca seu impossível através da contingência, gerando pela lembrança sofrimento, pois o conjunto aberto nos causa incômodo, como prova, perguntar algo e ouvir uma resposta que não responde, além de termos uma necessidade não só orgânica, mas também em pathos pela verdade, por significados, sentidos e porquês. Uma das possíveis formas de elucidar que a verdade se apresenta a nós como possibilidade, mesmo ela sendo impossível, é o fato de tudo isto ser questionável, sendo assim, talvez a verdade nunca se apresenta, mas apenas a nós é representada enquanto impossível através de nossa linguagem insuficiente. Como a linguagem e a razão é o que nos define como humano, pois é o que nos diferencia, e sendo tudo isto seu grande marcador de realidade e desejo, podemos assim concluir por equivalência ou analogamente a regra da cadeia que sofremos, portanto, existimos.
Obs: Talvez este não seja o grande desejo da razão, principalmente no seu primórdio, talvez seja apenas meu objeto a, mas se atendo que é ela e a sua busca que nos define como humano, mesmo ela sendo um subproduto de uma complexa circuitaria neural ou detentora de uma substância pensante, ela é nós e nós somos ela em essência; só não nos damos conta de tudo isso porque o afeto não emerge a todo momento, até porque não desejamos, daí a fuga do tédio através do divertimento como retratou bem Pascal, mas este de fato é o nosso ser.

Inserida por Oaj_Oluap

⁠A existência é um mistério que desafia a compreensão humana,
Uma jornada única e complexa, repleta de altos e baixos,
Mas em meio a todas as incertezas, há uma certeza que nos guia:
Cada um de nós tem um propósito único e valioso nesta vida.

Inserida por DietrichLohan

⁠O tempo é um mestre implacável que nos ensina,
Que a vida é passageira e efêmera como um sopro de vento,
E que devemos valorizar cada segundo, cada sorriso, cada abraço,
Pois são essas pequenas coisas que fazem a vida valer a pena.

Inserida por DietrichLohan