Poemas de Filosofia
Filosoficamente a minha vida é o lugar aonde plantei e colhi o alimento para o meu corpo e minha alma.
É por esses caminhos por onde eu passei que colhi e colho os meus conhecimentos, mesmo em meio às dificuldades, mesmo diante dos equívocos, das dúvidas, das tempestades, do medo, do inevitável. E poxa! Olhando para trás não é que deu tudo certo!
Hoje Continuo então a caminhar pela vida, um pouco mais consciente dos meus propósitos, enfrentando ainda algumas dificuldades, mas diferente de ontem, hoje as vejo como instrumentos de aprendizagem que vão ampliando minha visão para além do entendimento da vida humana.
Obrigado então vida pela minha vida!
Sabe aquele desejo de estar em outro lugar?
É o mesmo de outrem, cansado de lá estar.
Nossa natureza nos traz essa dor:
presos no ciclo de querer
e no tédio de pertencer.
A brevidade dos dias são como os orvalhos em folhas ao resplandecer da aurora, se formam e logo evaporam.
Os ponteiros são alados e mesmo que calados voam alto de forma tal que não podemos alcançar.
Ele não para, não volta e não pula fases, só existe agora. Não se preocupe com o que não pode controlar.
PILATOS E O CETICISMO/RELATIVISMO
"Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Disse-lhe Pilatos: QUE É A VERDADE? E, dizendo isso, voltou até os judeus e disse-lhes: Não acho nele crime algum."
João 18:37-38
Jesus já sabia da filosofia que influenciava Pilatos, por isso afirmou que ele era a verdade, independente se Pilatos acreditasse ou não...
Talvez o Tempo, por sua irrevogável efemeridade, seja tal qual um rio que não podemos domar; sempre impermanente, recente, irresoluto, enfim, jovem demais para assumir qualquer forma definitiva. É justamente por isso que nós, sujeitos a esse mesmo Tempo, devemos nos tornar parte de seu fluxo: não tentar resistir contra ele, que mesmo assim ele persistiria; tampouco se alienar dele, porque sua extensão é ubíqua às nossas vidas; em vez disso, tornar-se em sua inefável sintonia. A correnteza tem a água do rio em si mesma; o que acontece com a água do rio quando a correnteza é apaziguada? Em verdade, somos cada um o infinito instante sintonizado do todo eterno.
Nós somos o tempo.
"Eu não sei o porquê, mas as lembranças, estão cada dia mais fracas e a bebida, mais forte.
Talvez, o plano de tentar lhe esquecer, esteja dando certo, talvez tal plano, me traga a morte.
É; realmente; as lembranças estão mais fracas e a bebida, mais forte.
O problema, é que não quero te esquecer e foi nesse jogo de azar, em que lancei minha sorte.
Sou poeta sem Casmurro, Memórias, Kafka ou Dom Quixote.
Filósofo sem Platão, Epicuro, Aristóteles.
Tento justificar o assassinato de nossas lembranças, como Raskolinikov.
Imoral, atemporal, não existe tempo, tampouco religião, quando me perco em seu olhar e meu coração bate mais forte.
A cada copo, a cada taça, a cada gole.
Meu coração, está cada dia mais fraco e a bebida, mais forte.
A cada trago, a cada dose.
Sinto na boca, o gosto da morte.
Desmaio em meus pensamentos, ouço sua voz em todo canto; da sua pele, sinto o macio do toque.
Rogo a Deus, para me livrar do azar de te amar, mas parece-me, ele deixou-me à própria sorte.
As orações, estão cada dia mais fracas, Pai, e a bebida, mais forte.
'Sei, que nada sei', bem da verdade, só sei que a amo; perdão Sócrates.
Só crê que, 'O homem é o lobo do homem', quem não sabe do que é capaz, uma mulher; tolo Hobbes.
Já não suporto; a saudade, está cada dia mais intensa e a bebida, mais forte.
Rogo, talvez com sorte, eu hei de ser, rainha da minha vida, o seu consorte.
Enquanto não, miseravelmente falho em meu plano, meu amor, hoje bebo e a bebida, parece não fazer mais efeito e a lembrança de ti, em mim, nunca fora tão forte..."
A velhice caduca o mau pelo
medo,
a velhice alivia o bom pelas
possibilidades,
para gozar um futuro
pleno
o coração de um jovem deve pulsar
bondade.
As pessoas não estão prontas para viver uma única jornada. Mesmo aos que não acreditam, a imortalidade parece ser algo real e isso faz as pessoas perderem 30/40 anos de sua vida preparando na para viver 5/10 anos.
Passamos longos anos perdendo tempo tentando consertar ponteiros.
Eu nasci uma
cratera,
sem querer me tornei um
lago,
eu queria ser um
pássaro,
mas os galhos pra mim não tinham
espaço,
fui do repleto ao
escasso,
do sucesso ao
fracasso,
eu sou uma vírgula do que
nasci,
um refrão do que me
tornei
e a continuação do meu
acaso.
O mal das pessoas é julgarem universos como idênticos por terem algumas constelações parecidas, sendo que o universo é além das estrelas e suas órbitas.
Julgamos pequenas semelhanças entre pessoas como um conjunto inteiro. Muitas vezes isso nos gera decepções, nos faz caracterizar cada indivíduo, mesmo sendo impossível limitar o infinito.
Quão mais profundo um rio, maior sua dificuldade de transbordar.
Uma mente rasa está repleta de falas profundas, uma mente profunda está repleta de falas rasas.
Na minha visão o maior culpado da falta de atenção da atualidade é o tédio e ansiedade. As pessoas tem feito de tudo para se distrair, fazer o tempo passar; pra alguns até comer se tornou algo entediante e por isso assistem vídeos enquanto comem...
O tempo se tornou o maior inimigo, vivemos no passado e no futuro em busca de fugir do agora.
Aquele que trai pela sensação de prazer deve aprender a controlar seus desejos, aquele que trai por ego deve aprender a ter caráter.
A traição são dois homens; um está em uma corda fina e sempre cai ao tentar atravessar e o outro está em uma larga tábua e sempre pula pela sensação de cair, a maior semelhança entre eles é que outro alguém se machuca a cada queda.
Perdoe-me morte, tenho medo do
escuro
Perdoe-me morte, não gosto de
"pás"
Perdoe-me morte, mas eu não caibo
nessa caixa de
madeira
Perdoe-me morte mas não voltarei a ser
o que eu era;
nada...
Aponte meus erros e eu me consertarei, mas saiba que não será para o seu agrado, mas para o meu aprimoramento.
Caso meus erros apontados por ti ao meu ver sejam acertos, continuarei a errar até meu arrependimento.
Quem dera eu fosse uma criança e tivesse um futuro tão presente, igual quando eu buscava chuva quando chovia e buscava sol quando sol fazia, hoje busco sol quando faz chuva e chuva quando faz sol.
O futuro cada vez mais distante do agora e a todo momento prefiro degustar a mudança, ao invés do próprio momento.
O início, o meio, o final e o fim.
O medo, a insegurança e a curiosidade
A coragem, a tentativa e o provar
O receio, a reflexão e a experiência
A coragem, o fazer e a sabedoria
O medo, o cansaço e a incerteza
