Poemas de Filosofia

Cerca de 10157 poemas de Filosofia

⁠⁠Vejo muitos debates acalorados sobre política nas redes sociais. No entanto, é uma pena não passarem de frivolidades. Falar sobre politicagem é algo distinto de dialogar sobre política.
Saber sobre os feitos e atitudes dos políticos de estimação, não torna alguém especialista em gestão pública.
Para se tornar entendido no assunto, com clareza de pensamentos e ter embasamento filosófico, é necessário no mínimo ler as principais obras de algumas das mentes mais brilhantes no que diz respeito a governança.
Que tal lerem as obras de Aristóteles, Nicolau Maquiavel, Jean-Jacques Rousseau, Thomas Hobbes e Max Webber, para iniciar a sua formação de opinião. Em seguida, seus horizontes se expandirão e não haverá mais fronteiras para sua busca de conhecimento.
Falar sobre algo é muito fácil, o complicado para a maioria da população é formar frases com significado, embasamento e coerência dentro do tema proposto.

Inserida por TH_Historiador

⁠solidão
das companhias, a mais essencial
quietação
das atitudes, a mais racional

reflexão
dos remédios, o mais curável
abstração
das distrações, a mais indispensável

resignação
das virtudes, a mais sagaz
erudição
dos resultados, o mais eficaz

contemplação
das precauções, a mais benigna
flutuação
das transformações, a mais digna

experimentação
das tentativas, a mais sucedida
circunspecção
das prudências, a mais medida

percepção
das compreensões, a mais absorvível
auscultação
das urgências, a mais inadiável

Inserida por FelipeAzevedo942

sempre que houve desejo
haverá esperança
sempre que houver esperança
haverá desespero
sempre que houver desespero
haverá medo
sempre que houver medo
haverá fraqueza
sempre que houver fraqueza
haverá inépcia
sempre que houver inépcia
haverá angústia
enquanto houver angústia
faltará amor
e enquanto faltar amor
haverá sempre outros desejos

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Imagine que você é uma escultura de barro sujeito a constante modificação, sendo os escultores:

O tempo - Com suas oscilações e mudanças de temperatura.
O aperfeiçoamento - Através da dedicação e comprometimento.
E destruição - Através dos momentos de sofrimento e desistência.

Cabe você decidir se o que te molda te aperfeiçoa ou te destrói.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Estamos criando pontes para nos encontrar ou barreiras para nos apartar?
Estamos criando motivos para nos conectar ou incautos para nos afastar?
Estamos nos aproximando para contribuir ou nos deflagrando pra ruir?
Estamos sendo reflexo do aprendizado ou espelhos do que nos foi afetado?
Somos a resposta ou ainda a pergunta? Somos nós mesmos ou consequência dos outros? Somos ou fomos?

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Sobre a educação infantil, devemos ter prudência. Pois, quando muito podada e não estimulada, a criança se torna um adulto heteronômico.Sendo incapaz de questionar, refletir, repensar, inventar e criar novas regras.
Uma pessoa antagônica ao conceito de autonomia, e portanto, incapaz de fazer suas próprias escolhas e modificar positivamente o seu meio.

Siga nas redes Sociais: #TH_Historiador

Inserida por TH_Historiador

⁠A verdade dura até que seja conveniente. Pode ser verdade hoje e tornar-se mentira amanhã. É imprevisível como o amor e interesseiro como a fé:

Juramentos de amor são feitos enquanto ele dura, até que ele já não exista mais. Devotos e religiosos vão a igreja com o intuito de revigorar sua fé apenas pra não jazerem no inferno.

Ou seja; para os seres humanos a verdade nada mais é que um mero mecanismo de sustentabilidade regado de inseguranças e medos que tanto carecem de ser frisados. É como uma rosa que deve ser regada todos os dias: uma uma luta incessante de sobrevivência para manter-se firme, pois o medo que a sustenta já é uma verdadeira mentira.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠A virtude da convergência

Estaríamos nós
Em uma polêmica convergência?
Onde a virtude saltou da filosofia
Se tornando assim resistência?

O combate é contra a realidade
Que, dura, sempre foi em sua feição,
Nua e desprovida de camadas
Para cobrir, indesejável imperfeição.

Mas então viu se, de que adianta guerrear?
Entre duas forças com grande potencial?
Façamos a escolha de uma, para a outra sobrepor
Que maravilhoso mundo virtual!

Inserida por goulart_esdras

⁠Não sei mais do que sei
Sei menos do que preciso saber
Sei que nada sei
Não sei tanto, que preciso aprender

Inserida por marcelorakar

Fé: ⁠As pessoas que assim acreditam, rezam isso a partir de seus manuais, muitas vezes.
Assim, como as que não acreditam, rezam diferente em seus manuais. Os filósofos, igualmente.
Fé e falta dela: estamos fartos dessas retóricas fronteiriças. Quem não precisa dela, viva do seu modo e quem vive nela, cale-se, se não sabe a quem falar ou só fala aos ventos.

Inserida por jozedegoes

⁠Os projetos não morrem:
São anteriores ao tempo
Existem antes do nascimento
E fenecem depois do fim.
Com eles se pode viver,
Mas não facilmente sem.
Vez ou outra renascem fortuitamente
E então pensamos ouvir os passos distantes de um ser que nunca nos foi
Ouvir a voz que ora nos apazigua
Quando, em verdade, são eles dando-nos asas ilusórias
Que mal dadas, são cortadas rentes
E muito posteriormente dilaceradas
Com a amplitude de inúmeros decibéis.
É tudo tão célere que mal notamos,
Tornamo-nos ao seio da mediocridade e vileza humanas.
Os projetos não morrem:
Pulverizam-nos.

Inserida por Connaissancedjm

⁠A vida é uma tragédia.
Tudo é muito difícil e complexo.
Nada é simples, nem mesmo
A consciência da liberdade.
Neste sentido, somos reféns de alguma
Coisa maior do que nós mesmos,
Em um limite específico para cada palco no teatro da vida.

NILO DEYSON MONTEIRO

⁠Assim como Deus criou o mundo pela palavra, nós também criamos o nosso ambiente e destino, com as palavras que trazemos na boca e no pensamento.

'' A vida e a morte estão no poder da língua''
( Prov 18:21)

Inserida por joseluciosouza

⁠O verdadeiro sábio é humilde.
E embora ele possa ter muito conhecimento, se considera um eterno aprendiz.
Está sempre aprendendo... Com tudo e com todos.

Inserida por joseluciosouza

Dói dizer e não sentir
Dói fazer e não construir
⁠De tantas contemplações
Não apreciar a mim

Eu lhe disse para amar a vida
Sem medo
Eu lhe disse para viver o momento
Sem meio termo

O que incomoda
É lhe situar no berço da esperança
Com lindas palavras
E uma dose de confiança;
Sendo que minha incerteza
A passos largos se avança

Inserida por Apolyti

Faltam motivos
Faltam razões para eu te amar
De tantas atenções
O que eu teria a lhe ofertar?

Veja meus olhos
Assim como eu vejo os seus
Com um pouco de magia
E contentamento

E assim que se ausentar
Deixe seus bons momentos
Para que em minhas recordações
Eu possa vasculhar

⁠Pois eu tentei a carência
Que nada adiantou
Sua postura de complicação
Outra vez retornou

Tive de recolher as cartas
Que jogada difícil
De tantos esforços
Logo o das máscaras

Agindo com indiferença
Você me revelou a tristeza
Que é a de viver
Sem ter certeza

Sem certeza de vós
Não sei o que esperar
Uma leitura tão falha
De alguém que ousa falar
Que depositar esperanças
É atitude a se condenar

Eu tentei te amar
Mesmo somente pela carne
Carne que nunca tive
Carne que somente enfeiticei
Pelo desejo do belo
Bela e doce ilusão

Me esforcei a te querer
Você se esforçou a me dizer
Que de tantas pessoas
Haveria alguma a me comover
E de possibilidade mais fáceis
Eu poderia escolher

Mal sei de nós
Somos dois seres ligados
Ao martírio do medo
De aparências
De julgamentos amargos

Talvez ainda possa
Dizer que sente minha falta
Mas até que diga
Buscarei aquela calma
Que somente a boa música causa

E de música saciarei
Aquela vontade de ouvir sua voz
De um tom tão doce
Que hoje já não me chama

Inserida por Apolyti

"Certo tempo fizeram-me compreender;

Que tudo lá fora não é nada além do cinza;

E nós somos as cores;

Por isso não as enxergamos."

Inserida por samuca_bueno

Antes um Xiaomi ligando do que um Iphone sem crédito.

Antes um Gol abastecido do que um Renegade na reserva.

Você pode mentir para quem vê seu carro, não para quem vê seu bolso.

Inserida por ocaradoscarros

Meiguice. Os teus olhos me dizem que estás perdida
naqueles olhos que ainda não viste, que ainda não te vestem
com olhares de te haverem visto.


Inserida por teretavares22

⁠⁠Ato: Mundo XXI

Monetiza-se os sentimentos
Cala-se a quem tenta transpor-se
Transpor-se vícios e virtudes
Engajamento predominante ao capital
21 salvas aos impérios

Aonde localiza-se seu ideal hoje?
quem formula, constrói e destrói
a síntese filosófica; cliché
Tolstoi, Alan Poe, Nietzsche, K. Nishitani...

Venha ao 21
Desarme-se do capital
Cuidado para não ser enquandrado
*Enquadrar; viés argumentativa para falar/odiar-a sobre o pouco que sabe, o desprezo por seus iguais/diferentes.
Um abraço, Venha Cortella e difunda o seu (será?

Neves Oliveira, Willian.
Musica em sua mente ao decorrer: Until It's Gone - Linkin Park.
Terça, Outubro 19 às 23:47pm, Pradópolis-SP, Brasil.

Inserida por Will7even