Poemas de Filosofia
De onde vem a calma, o desejo, o pensamento?
Vêm de lugar nenhum, apenas aparecem, sendo convidados ou não.
Somos lançados na vida sendo forçados a acreditar que tudo depende de nossa vontade, do nosso (bem) querer para que a vida flua, para que o propósito se encaminhe.
Grande engano.
A vida já acontece, como o vai e vem das marés.
Tudo está conectado, tudo já existe, nenhum átomo novo poderá ser criado. O que é criado e modificado é somente a sua forma (física).
A vida é um eterno testemunhar das belezas do Universo. Achar que somos algo além disso, é cair nos jogos (de ilusão) do ego.
Embora a divindade nos habite, não somos Deuses (ainda).
Ainda há muito o que testemunhar e desapegar para nos tornarmos um com o todo.
E a ponte, a escada, a cola, o pulsar da vida que conecta o mundo dos homens ao mundo do(s) Deus(es) é somente o amor, sendo o primeiro e mais desafiador degrau o auto-amor.
Na frase "Amai ao próximo como a ti mesmo" já está subentendido que o amor próprio já deve estar estabelecido em seu ser antes de querer abraçar o mundo.
Nunca desista de caminhar em direção a esse amor divino que permite humanos se tornarem constelações. Desapegue-se de pretenções do ego, do controle. Seja apenas uma testemunha do seu trilhar que logo reconhecerá os padrões energéticos que regem a existência, e quem sabe, a moradia da calma, do desejo e do pensamento.
Esqueça...
Tudo o que você já fez
Porque no fim das contas
O bem ou mal
Não se importam
Com essas frescurices
Teológicas ou Filosóficas
Existe apenas
A Matemática da vida:
Se perde,se ganha
Ou quando se é reprovado...
Morre...
"Os que me tocam de longe"
por Luiza_Grochvicz.
Há pensadores que me abraçam.
E há outros que apenas me roçam os ombros — e mesmo esse toque breve é suficiente pra deixar marcas.
Com Sartre, danço na mesma praça da liberdade.
Ele me ensinou que somos condenados a ser livres — e isso dói.
Mas ele escreve com bisturi, eu escrevo com flor.
Ele exige do mundo um sentido; eu só pergunto se há beleza mesmo sem ele.
Nietzsche me sopra no ouvido: “viva intensamente.”
E eu ouço.
Mas ele é raio, trovão, fúria.
Eu sou mais vento, silêncio, brisa que corta devagar.
Ainda assim, seu amor fati ressoa em mim como um eco antigo.
Levinas me lembra do outro.
Do rosto que me olha e me exige responsabilidade.
Eu também carrego a dor alheia no peito — talvez por isso minha escrita seja tão cheia de pele.
Mas ele fala do infinito; eu falo da finitude que nos salva.
Com Arendt, compartilho o espanto.
O pensar como gesto político, o cotidiano como campo de batalha.
Mas ela fala de regimes; eu falo de ruínas interiores.
Ela escreve história; eu escrevo feridas.
E Pascal, ah…
Ele fala do coração com lógica, e eu falo da lógica com o coração.
Ele apostou em Deus — eu aposto no instante.
Mas ambos sabemos: há coisas que só se entendem com o que pulsa.
Esses são os que passam por mim como vento em tarde quente: não ficam, mas refrescam.
Me pareço com eles às vezes — mas apenas em lampejos.
O resto é meu.
Lá vem a angústia a carência e o desespero, vire e mexe na mesma hora sem chamar bem quando que do nada surge o medo.
A escuridão se aproxima toda clareza se perde
atordoado pelo caos da mente, o imenso crepúsculo eu retalho.
As lembranças, cada ponto detalhes cada pedaço!
Aos cacos me refaço em um reencontro no ocaso lá de fora me enxergo sinto a consequência dos egos. -A brisa sopra a pele suavemente se arrepia é lua cheia. Hora!! Sem os impactos eu juro que isto eu não percebia.
Seis horas (Juliano Assis) 23/09/2022
Podemos mover montanhas com apenas um sentimento real, de verdade. A verdade que se manifesta pelo desejo de criar um mundo de sonhos que já estão presentes em um mundo irreal.
Tornamos esses sentimentos em realidade em um mundo que acreditamos ser o nosso. E provamos que somos capazes de ir muito além de apenas pensarmos ser um acidente de percurso que caiu neste planeta, nesta realidade e neste momento único do universo.
Somos fruto de uma consciência colossal que reside em cada minúsculo campo eletromagnético composto por átomos que nos formam e nos fazem nos conectar com a realidade.
De qualquer maneira somos um "falso acidente" que reverbera nos mais longínquos cantos do universo.
Somos responsáveis pela cocriação universal.
E tudo isso não é um acidente!
Ninguém nasce sabendo.
Para toda experiência existe uma prova.
Se você coleciona experiências então sabe onde pisar.
Meus parabéns, você é um dos primeiros da fila onde todo mundo não sabe nada.
O tempo é um mestre implacável que nos ensina,
Que a vida é passageira e efêmera como um sopro de vento,
E que devemos valorizar cada segundo, cada sorriso, cada abraço,
Pois são essas pequenas coisas que fazem a vida valer a pena.
Vivo intensamente, mas com o cuidado de não ser exageradamente sem limites.
-
Ao mesmo tempo penso que:
Limites devem ser quebrados... Mas com que intensidade essa quebra deve ocorrer? É onde devemos atenção, pois cada ação ou omissão traz também consequências e reações.
-
Nossa evolução está, intrinsecamente, ligada à maneira com que lidamos com nossos problemas, quebras de limites, barreiras e ciclos.
-
No fim das contas, devemos entender que viver é sofrer e evoluir é saber desbastar-se.
o coração é como os polos opostos do inferno
as vezes queima malditamente e
as vezes gela nas trevas quando a escuridão no coração abita
"Quão pequeno é o amor quando se pode medi-lo com palavras, quão fútil e passageira é a beleza que se pode enxergar.
Sentimentos são complexos, quase incompreensíveis pela vã filosofia, é difícil sentir a plenitude de um sentimento quando se pensa, pois sentir é instintivo e irracional, não é possível pensar uma dor sem antes já tê-la sentido na própria carne ou na alma, não é possível amar verdadeiramente sem antes já ter sentido o amor.
Palavras são meras expressões justificadas pelo raciocínio, já sentir é espiritual, é dom da alma. Então antes de dizer sinta, pois a racionalidade se torna traidora e os olhos enganadores quando o assunto é amor."
Lembre-se: só há valor naquilo que não se pode perder.
E se nada possuir, mas encontrar-se em si mesmo...
Não haverá mais urgência, apenas paz.
Filosofar...
argumentar,pensar, questionar
Enfim decidir,
avançar,
construir...
As vezes as perguntas são mais importantes que as respostas
Pedaços, Pedaços, Pedaços e mais Pedaços
Eu não quero pedaços grandes para eu me sujar, quero pequenos e doces capazes de eu aguentar.
Prefiro os pedaços pequenos e doces da vida, porque promessas grandes demais quase sempre machucam.
Aprendi a querer pouco e doce, porque o muito sempre vem com dor.
Prometeram o mundo, mas deixaram cicatrizes. hoje, só aceito migalhas que não machucam.
Pedaços grandes demais costumam sufocar; por isso escolhi o que é pequeno, sincero e leve.
Já me perdi em promessas enormes. agora só quero o que cabe no coração sem ferir.
Cansei do exagero que fere. Me contento com o pouco que não me faz sangrar
O universo é uma entidade completa e única.
Tudo e todos estão ligados por alguns fios invisíveis.
não quebre o coração de ninguém.
não menospreze os mais fracos do que você.
a tristeza do outro lado
do mundo pode fazer o mundo inteiro sofrer,
a felicidade de alguém pode fazer o mundo inteiro sorrir
Shams de Tabrizi (poeta sufi)
Entre os vários estados da alma e do espírito flui a continuidade que somos nós, não adianta críticas destrutivas para não enaltecer ou motivar isso é descontinuando ou não vendo ordem, enfim não se pode dar pérolas a certas pessoas.
Aqui jaz percursos de vida, entre altos e baixos e a vida na sua complexidade é uma desordem a ser ordenada.
Saudações celestiais
