Poemas da Terra
Numa porção da minha
terra que anda enamorada
do autoritarismo por todos
os lados já até tem lei
proibindo cachorro de latir.
Todo o dia a nossa lucidez
está sendo danificada.
Não há como descrever
o quê vem ocorrendo
nesta Pátria do Condor,
o General e revolucionários
estão presos injustamente.
A inocência segue insultada.
A liberdade que para uns
foi concedida de forma
seletiva cento e dez vezes,
ela não alcançou militares,
policiais e petroleiros.
A inocência segue sem
descanso castigada.
As perguntas de todos são
as mesmas que as minhas,
há muita gente desaparecida,
houve até subtração de sigla,
e não é mais surpresa a falta de justiça.
Em terra que dizem
que há mais generais
do que aviões,
Só me resta lamentar
o quê vejo nas
páginas dos jornais.
Só se sabe é que
a fada da pandemia
foi bailar até no quartel.
A grande realidade
é que ainda estão
fechados os tribunais,
Do General preso
injustamente e da tropa
ninguém sabe mais.
Só se sabe é sobre
os pensionados
que foram maltratados.
Não há ninguém que
não se queixe que
está desde março
sem notícia alguma,
Ecoou pela fresta
que um militar que
era pastor foi
achado enforcado
e que há silêncio inalterado.
Do mais distante sótão
e de quem preso como
o General está em Fuerte Tiuna
até agora não há
resposta de vida alguma,
E lendo sobre mortes estranhas:
(o contexto total preocupa).
Só se sabe mesmo é que
há um pedaço do continente
que anda mal-assombrado
e por um pesadelo embalado.
Há por aqui nesta
minha terra um
museu de grandes
novidades que foi
previsto pelo poeta,
Estamos sentindo
como ele pesa
em nossas carnes.
De tanto extremismo
todo o dia vigiar
os meus olhos
andam exaustos
por sobrevivência
neste momento
que buscar a calma
é a urgência
até a curva abaixar
na América Latina
e pelo mundo afora.
Falta ainda muita
serenidade
na minha terra
e por todo o lado,
Quem está sofrendo
mais os efeitos
é quem está
menos capitalizado.
Falta clareza para
uns discernirem
aquilo que não é
furar o isolamento
para abusos não
virarem uma onda
popular de tormento
por toda a região,
e para vir aumentar
o sofrimento e a dor
da nossa população.
Ninguém suporta
mais aturar o peso
de tramas, bloqueios
e falta de paz,
Que por aqui querem
que aceitemos como
conviver com eles
como normais fossem.
Ainda estou nos panos
roxos das janelas
frontais colombianas
morrendo de medo,
fome e de desgosto
por este sofrido povo;
E na força da minha
gente das favelas
desinfetando caminhos
e auxiliando como
irmãos o povo do asfalto.
Vendo tudo por uma tela,
contando histórias
de sobrevivência,
a espera da liberdade
de gente que abraçou
de maneira heróica
a própria consciência:
Uma tropa e um General
preso há mais de dois anos
(injustificadamente),
uns como ele que presos
jamais deveriam ter sido,
e não devem continuar
porque criticar nada
tem a ver com desestabilizar.
Na Pátria do Condor
_terra de traições_
tem acontecido
rotineiramente o pior:
aprisionado civis,
militares e mantendo
um General preso
injustificadamente;
E como sempre
a tal rotina fazer
a nossa gente vítima
de mil conspirações.
Nesta quarta-feira
de trevas evidente
em tenebrae fomos
traídos por gente
que não se importa
se no final da história
sobreviveremos até
o final desta curva;
Se faltar respirador
será culpa da tua
omissão covarde
e do Senado da República,
Que por antecipação
o peito ecoará
como cantava o poeta:
- Que país é este?
A cada dia aqui
só ocorre aquilo
o quê me aborrece.
Em strepitus de infinita
preocupação,
Versos que são como
velas que de tristeza
pouco a pouco
vão se apagando na Igreja
por um continente
que não se une
pela própria sobrevivência,
e nem para libertar
os presos de consciência.
Desta terra que
se encontra
em isolamento
social coletivo,
Não estou
em isolamento
social afetivo,
Não me considero
caso perdido,
pois não vivo
imersa no egoísmo.
Convivo com
o tal sentimento
do mundo que
move cada poeta
a se dar pelo povo,
Caiu a chuva
e eu em silêncio
com o meu peito
com gratidão
pela presença
do Exército
aqui no município,
Sobrevivo com
o tal sentimento
do mundo que
move cada poeta
a se dar pelo povo,
Presente nos passos
dos bolivianos
em plena fronteira
e que não foram repatriados
por causa da conhecida
serva do Capeta,
este é mais um episódio
de lesa-humanidade
para lembrar daquele
inferno de mulherzinha;
Presente nos passos
de cada latino-americano
pelo mundo espalhados,
oração, esperança
e coração por
um mundo curado,
livre de doenças
e de ardis pelas mãos
de autoproclamados,
E assim vou a cada
minuto vou pedindo
a justa liberdade
para o General que
está preso injustamente
desde o dia treze
de março do ano
de dois mil e dezoito,
há pouco mais de dois
anos passando sufoco.
Quero ouvir
As canções
Da Pátria por
Cada lugar
Da nossa terra,
Mesmo que
Seja na hora
Do trabalho.
Não digo que
Foi, é ou tenha
Sido fácil,
Mas não aceito
Nada raso;
É por isso que
A tirania como
Modo de vida
Eu combato.
Porque vivo
De sentimento
Patriótico farto,
Como voto que
Se incorpora
Mesmo sem pedir
Todos os dias
A ser renovado.
Suramérica é terra
Cheia de conspirações
Sanções e tramas,
Estamos sem saber
Quais serão os nossos
Próximos passos.
Pesam sobre o céu
Do meu país as nuvens
Da mentira não aliviando
As nossas escolhas,
Não importa o resultado,
As projeções não são boas,
Segue o povo hipnotizado.
Quando um preso grita
E se põe em greve de fome
Coloca a Igreja de joelhos
Porque está correndo
Risco de perder a vida:
Ele se chama Jorge.
Desequilibrado bastião
Verde-oliva com o dedo
Apontado na cara
Do Poder Judiciário,
É imperativo fingir
Que nada foi falado,
Não sabemos qual
Será o resultado,
Para nós resta o
Óbvio e temerário.
Percebo que a longa
Noite de resistência
Ainda não começou,
E já puniram líderes
E comandantes
De todas as Forças,
Tornando-os assim
Presos de consciência.
Foto: Sam Wheeler
#Ecuador #Solidaridad #DerechosHumanos
Sabor de liberdade,
Salar cor-de-rosa,
Terra dos tártaros
da linda Crimeia,
Liberdade poderosa,
Profunda e poética;
Que nem mesmo
o tempo há de deter...
Irineópolis
Amada Irineópolis amada,
terra sagrada dos povos
Kaingang e Xokleng,
abriste o seio materno
para acolher povos imigrantes
nasceste radiosa e bem
ornada por Timbó e o Iguaçu,
e não há outra terra como tu.
Preciosa Irineópolis preciosa,
meu tesouro originário,
sublime e de família;
amor que não se explica,
a atitude é a marca escrita
do teu honrado povo:
quando falo em você
é como nascesse de novo.
Amorosa Irineópolis amorosa,
terra sagrada pela
Guerra do Contestado
que fascinava o Paraná,
e já era predestinada
a ser de Santa Catarina
e jóia poética brasileiríssima.
Laguna
Laguna joia sambaqui,
terra originária e profunda,
és xoclengue e guarani
e ponto de partida de muitas
aventuras com bravuras.
Domingos de Brito Peixoto
por ordem real veio
para expandir a fronteira
do Tratado de Tordesilhas,
nasceste pátria indômita
sabendo o destino a seguir.
Garibaldi, David Canabarro,
Teixeira Nunes e suas tropas
escreveram a História a tentativa
de ser República Catarinense
livre de tudo o quê lhe prendia.
Proclamada a independência
chamada de República Catarinense
ou República Juliana por aclamação
desejosa de ser Pátria em liberação,
és formoso lugar do meu coração:
amo-te com todo o fogo da paixão.
Batalha em Imbituba
com o protagonismo de Anita,
Saque de Imaruí feito por Garibaldi
pressionado por Canabarro
e assim por destino prescrito
pelo Criador o amor os reuniu.
O amor heróico entre dois
mundos sagrado pela
Batalha Naval na Barra de Laguna,
a derrota e a partida
que escreveram uma linda
história de amor
nascida em Santa Catarina.
Leoberto Leal
Terra de povo originário,
batizada de Vargedo
por dois caçadores,
Lugar belo e acolhedor,
és a minha cidade
que devoto o meu amor.
O nome foi mudado
em homenagem ao líder,
A agricultura te ergueu
cidade por mãos do teu
gentil colonizador,
Te devoto a minha vida
e todo o meu amor.
Quedas d'água poéticas
no Rio das Pedras,
Ribeirão do Ovos e do Braço,
Verde catedral abraçando
o céu e os nossos sonhos
amorosos e risonhos.
Do Itajaí Sul infinito
e do Vale Europeu
é o recanto mais lindo
e o poema interminável,
sublime, eterno, absoluto
e perpétuo amor meu.
Rodeio Madrugadeira
Rodeio madrugadeira
surge fria e não menos linda,
minha doce terra brasileira
filha de Santa Catarina,
linda, risonha e toda faceira.
Pensar uma vida inteira
nesta Rodeio madrugadeira,
e buscar as estrelas perdidas
dos lindos cabelos da noite
em mim ainda refletidas.
No Médio Vale do Itajaí
fazer isso é tarefa faceira
num mundo onde deseja
tocar as trombetas da guerra
em vez de tratar com amor a Terra.
Meleiro
Entre o litoral e o planalto
serrano catarinense
por ti passavam os tropeiros,
Terra do povo originário
que Jacinto e Rosa
construíram a própria
vida refugiados da escravidão,
e assim começaram
a escrever a História.
Meleiro, minha adorada,
no teu sabor de mel,
resguardada em cada
um dos teus poemas,
É no Rio Manoel Alves
que encontro o conforto
para me manter distante
dos existentes dilemas
deste mundo confuso.
Depois chegaram os Rocha,
os Macedo e os italianos
na Sanga das Pedras,
E assim girou a atafona
do tempo para que todos
chegassem até aqui
erguendo uma cidade
nesta Pátria em liberdade.
Meleiro, minha amada,
é nesta terra que
me recebe e também acolho,
encontro sempre
o meu maior tesouro:
o coração lindo do teu povo.
Caminho do Peabiru
Minha terra sem males,
minha Cananeia poética,
minha São Vicente bendita
cheia de beleza e poesia:
a minh'alma te reverencia.
Minha terra sem males,
Florianópolis misteriosa,
rendeira, amorosa por
Deus muito bem feita
que os olhos sempre beija.
Minha terra sem males,
meu caminho a pé direto
ao paraíso e céu profundo
deste Hemisfério Celestial Sul:
por ti tenho o amor do mundo.
És meu Caminho do Peabiru,
três as pedras fundamentais,
meu amor terreno e sublime,
por ti tenho divino apego
e vivo por tudo que em ti existe.
O amor é dádiva
deste caminho
que leva ao céu,
E o mérito é desta
terra sem males
que merece por
tanta generosa
e abundante beleza.
Caminho divino
que leva ao céu
e passa por São Paulo,
Terra de aromas,
de doces poemas e mel,
Deste amor assumo
que tenho os sintomas.
Só sei que deste
caminho que leva
ao Céu é o meu
Caminho do Peabiru,
e jamais haverá
outro igual que
chegue nesta altura;
e me faça suspirar
por uma nova aventura.
Caminho divino
que leva ao céu
e passa pelo Paraná,
Terra daquilo
que é mais saboroso
e amor como
este nunca existirá.
Caminho abençoado
que leva ao céu e passa
por nossa Santa Catarina,
Não existe terra mais bonita
em todo o país que consiga
a conquista de ter a fascinação
do meu coração cheio de poesia.
Nos teus olhos encontrei
o brilho das estrelas
da terra onde todas serão
sempre mais visíveis,
A poesia da predição
está se escrevendo
desde o primeiro dia
que te vi, me apaixonei
e entreguei o meu coração.
Rodeio Minha Joia
Rodeio minha jóia
bonita em pleno
Médio Vale do Itajaí,
És a minha terra
linda e cheia de poesia
da nossa Santa Catarina.
Dança a Corticeira-da-Serra
e se enfeita pouco a pouco
para embelezar a nossa terra,
Falar sobre o tempo, o amor,
escrever todos os dias ao poema
mantém vivo o meu interior;
Estar sozinha não faz com
que eu me sinta diminuída,
Sozinha ou acompanhada o quê importa é estar de bem com a vida.
Teus lábios saborosos
com Grumixama Vermelha
são para mim preciosos
nesta face na Terra
mais do que qualquer poema.
- Relacionados
- Poemas da Plantar Sementes
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- Dia da Terra: frases para celebrar o nosso planeta 🌍
- Frases sobre Planeta Terra Poluição
- Há mais Segredos entre o Céu e a Terra
- Frases sobre agricultura que inspiram amor pela terra 🌱
- Há mais Mistérios entre o Céu e a Terra
