Poemas da Terra

Cerca de 10674 poemas da Terra

⁠Nas cercas desta terra
não tenho visto mais
a Jarra-açú florescida,
A insuperável nostalgia
ainda em mim habita,
Ouvir a música do final
do mundo e resisto
em não dançar porque
eu me autodesafio
no trapézio do destino.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Baladas

Baladas de devoção
ao amor e a terra
para manter-me presa
em ti tenho escrito,
porque do meu coração
és o meu escolhido.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Mais de uma Vilanela para Rodeio

Mais de uma Vilanela
para exaltar a nossa terra,
Rodeio, Rodeio, Rodeio,
meu sublime amor perfeito,
Você flechou com
a sua beleza o meu peito.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Poesia Concreta para Rodeio

A Poesia Concreta
tem endereço certo
certo nesta terra,
Ela está por todos
os lados em Rodeio,
De você só quero
mesmo o seu beijo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Do século passado
e deste século sou
eu a dama mística
desta terra brasileira
onde cada verso
sempre busca o teu
universo secreto,
e neste mistério
nos encontramos
sob o florescimento
dos Ipês Amarelos.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Uma cruel
emboscada
aos guajajara
na santa terra
de araribóia
matou um líder;
se ninguém
nada fizer
a brutal roda
da morte
não vai parar.

Sem nos dar
conta somos
todos índios,
prendam antes
que seja tarde
os assassinos,
até a audaz
voz global
querem censurar.

O mapa já está
demarcado
pelo veneno
da tua língua,
o fogo da tua
maldade
e a lama
do teu coração,
Não pararei
de pedir por aí
a libertação
da tropa,
de um General
e por todos
os Homens
bons de coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nesta terra
de condor com
as suas asas
em chamas,
tentando nos
salvar dos
resíduos
de chumbo
espalhados,...
Não foi acidente,
dá para ver
o quê vem 'sendo'
intermitentemente:

Seja na Amazônia,
no Cerrado,
na Chiquitania,
no Arco Minero,
na Mata Atlântica,
no Esequibo
e na Serra do Tabuleiro;
eis-me lamento
e grito por amparo
ao mundo inteiro.

A 'cueca sola'
em frente
ao Palácio La Moneda,
que representa
a busca por um
familiar preso
desaparecido
e dança infinita
sem cessar dia e noite,
de gente que não
pode parar até encontrar.

Da busca pelo General
preso injustamente
em Fuerte Tiuna
e tantos outros
nos sótaos e porões,
declaro-me franca
e espiritual testemunha.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Deste distante torrão
de terra sulino,
Venho escrevendo
poemas feitos
de lágrimas, chamas
e de multidão,...
As FAES são um
capítulo já visto,
Por mim entendido
e por quem nada
entende condenado.

Sul-americanos
versos para clamar
pelo resgate
do continente
em degradação,
Convidando a um
minuto de silêncio
e uma oração:
Pelo miliciano
que covardemente
por paramilitares
foi [tombado],
Peço que prendam
os culpados.

Ah, amada Pindorama,
o Estado Plurinacional
e toda a Abya Yala
neste momento
estão sendo
lambidos pelo fogo,
e a Primavera
tem que ressurgir.

Temo que não
sobre mais nada
para o nosso povo;

Daqui de Rodeio
ando sentindo
o mau cheiro
dos incêndios
das nossas matas,
e a dor continental.

Quero acreditar
nas palavras
do General
dos olhos
de azabache
inabaláveis
que pede por
camaradagem,
solidariedade,
companheirismo,
e mais amizade
ante o bloqueio
e as perturbações,...
Quando
virá
a justa liberdade
do General?

Vamos escrever
novas histórias
no livro da vida?

Vem, e me diga
quando acabará
a pena da tropa?

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Arvoredo

Ventos do Oeste
me trazem para
este torrão celeste,
Arvoredo é terra
de gentil segredo.

Pelas rotas da vida
os filhos da Itália
ali tropeiros em ti
encontraram acolhida.

Eles encontraram
o pouso da esperança
galopando ao redor
dos Rios Irani e Ariranha
para ser cidade erguida.

Seguem honrando
e dão tudo de si
com a força do Cedro,
a beleza do Angico,
a ternura da Cabriúva
e a poesia da Bracatinga.

Deste Alto Uruguai Catarinense
e Vale do Contestado,
tudo o quê a vida pede o teu
povo corajoso tem abraçado
do anoitecer a aurora
no ritmo constante do Leão e do Poca.


Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Terra de General
preso injustamente,
sem ventilador,
sem devido
processo legal,
e tropa na
mesma situação
todos vivendo
tragicamente.

Em La Mulata
não há mais
segredo para
tantos segredos,
e sabemos
bem o porquê.

Não estou em
nenhum desses
dois lugares,
mas quando
tu pensares
agredir o povo
é a mim que
estás agredindo.

Há terror em
Palma Redonda
que não
mais transita,
e sim ele
fixou moradia.

Não estou em
nenhum desses
dois lugares,
mas quando
tu pensares
desassistir
o povo é a mim
que estás
desassistindo.

É por ele que
vivo, persisto
e assumo
que sofro,
Ninguém aguenta
mais ser agredido.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Estes versos
não chegam
nem perto
da beleza
dos tupamaros
semeando
a terra para saciar
a fome do povo
que precisa,
Ninguém vive
de poesia
embora ela viva
para sempre
alimentando
as almas
e dando força
aos inconformados.

Não há mais
mulher nenhuma
desaparecida
até o momento,
uma foi
libertada,
e outras com
alvará de soltura,
mas há mulheres
marcadas por
toda uma vida.

Quero saber dos três
militares e do civil,
que dizem que
ninguém mais
sabe e ninguém
mais viu;
e do General
injustiçado
que nem deveria
ter sido aprisionado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠De uma terra distante
o teu acorde não
falou mais alto e nem
bonito no meu ouvido.

O Pai de Arpa e Thor
foi condenado,
mais não foi esquecido.

Podem falar em todas
as línguas para tentar
ser convincentes.

Será muito difícil,
pois nada haverá de
ser como antes.

Se não se conforma
com a sua imaginação,
Nada posso fazer,
Estou a implorar para
saber do paradeiro
de um General que foi
preso injustamente,
e segue desaparecido.

Sou livre para falar
o quê eu quiser,
e manifestar a quem
eu bem entender.

A esposa espera
o corpo do marido
Capitão-de-Corveta
para enterrar,
Não estão querendo
à ela entregar,
E o vexame a cada
dia só faz aumentar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Fazendas invadidas
pela ELN colombiana,
o homem da terra
vai perdendo
na vida a confiança.

Com mais de poema
que tragam
notícias do General
preso injustamente
e a esperança
de ver a Nação
vizinha pacificada.

Até peito recobrar
o sonho de liberdade
é preciso perdoar
de verdade,
Para se reconciliar.

De povo para povo
sem arremedo
para quebrar
os grilhões do ego
e vencer o medo
do futuro,
É por isso que
me importo e escrevo.

Dizem sem provar
que no Inferno
de cinco letras
as amadas
estão presas,
Se foi intriga ou não,
por poesia aqui
estão na esperança
que alguém por
elas estenda a mão.

Inserida por anna_flavia_schmitt

No teu íntimo
sou a tua
Lua muda
e imensa
em terra
estrangeira,
a minha presença
te entretém
a noite inteira.

Surjo sempre
quando te falta
a esperança
de vencer
a escuridão
que sei que
você se encontra;

No céu cruzo
os morros
beijando as matas
para sossegar
o teu coração,
contigo estou
por cada estação,
na tua oração
e em cada canção.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Presente nas fronteiras
seja no ar, terra ou mar,
sou eu o teu amor que
vai pelo mundo te guiar.

Ter o mesmo caminho
para nós não é preciso,
não nos basta o jardim
a paixão e o imprevisto.

Sou a flor do amor que
capturada em silêncio,
não cesso de florescer
todos os dias por dentro.

Mesmo que teus olhos
se distraiam com lendas
e com bailantes estrelas,
de ti sou a ilustre habitante.

Meu amor que aqui está
é a tua fonte de inspiração:
com astúcia e atenção
trama ir por pura perdição.

Te fazer ainda mais vivo
é a minha única ambição,
e ser bem maior do que
a Lua na tua constelação.

Prevejo que as mais altas,
duras e distantes fronteiras
serão por ti todas superadas,
somos almas predestinadas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A Lua Vermelha em nossa
terra não tem sido normal,
um prelúdio alertado do Mal
que os avisados deveriam
ter acatado o limite natural,
e ainda quero crer
que o Bem vence o Mal;
Não há nada que me faça
esquecer que só o amor
a existência importa no final.

Eles não tiveram a chance
de um minuto de paz
para na vida parar para pensar,
A maior lição aprendida
com o Cemitério dos Impérios
foi a sagrada hora de parar;
A tempestade vai passar
e o sofrimento irão superar.

Nós temos nas mãos tudo
para nossos destinos
ao passado não regressar,
Quando os poderosos
despejarem sobre nossas
cabeças os seus infernos
e levarem a crueldade
extenuante os mais frágeis,
Não devemos nos igualar
com quem está por cima
e a vida não vão nos devotar.

Não podemos nos entregar
ao abismo da ferocidade,
O importante é plantar flores
e a paz entre nós cultivar,
não viemos aqui para chorar,
Reunir esforços para obter
os frutos da tranquilidade,
tudo na vida pode melhorar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Minha Pátria profunda,
Terra de Pindorama,
No meu povo ninguém toca,
A tua História ninguém apaga.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O ódio e a intransigência
fizeram nesta terra cifra:
trezentas mil vidas,
terrível insensatez Pátria.

A insensatez marcha
e anda prendendo
líder popular que exigiu
para o povo água:

Só não posso fazer nada,
nesta América Latina
onde a indiferença
fixou tragédia e moradia.

Só não posso saber
nem mesmo quantos
estão presos por imigração
e dos filhos pequenos
estão cumprindo pena
sem nenhuma culpa
nos campos de concentração.

A injustiça numa Nação
marca e anda mantendo
injustamente na prisão
um General e uma tropa
honrada e patriota,
eu como poeta não posso
fazer absolutamente nada.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Convencionado está
que a América Latina
virou terra insone,
A noite mais longa
de nossas vidas não
passará tão cedo:
não ando dormindo
porque estou medo.

O nhanduti do destino
levou os paraguaios
a marchar pelas ruas,
eu vejo isso da terra
do inconsciente coletivo.

O autoritarismo cresce
enfadonha, enlouquece
e o neocolonialismo
está nos consumindo,
e os chilenos resistindo.

O tempo está passando
sofrido, pesado e lento
neste lugar onde a morte
não anda quase comovendo,
Tenho versos para dividir
com os exércitos e o tempo;
e sigo pedindo a liberdade
da tropa e do General
com insistência e verdade.

(Porque onde dói o coração
do povo o meu continua sofrendo).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Na terra e continente
onde a vida tem sido
todo o dia por hábito
por muito banalizada,
e quando se trata de lei
muito mal pensada
por aqui fazem
questão de não entender:

Que até após vetada
a tamanha desgraça
foi aos ventos espalhada
para os cães ou para
quem quer que seja,
(viver por aqui não
tem deixado ninguém
muito bom da cabeça)
uns querem nos impôr
de forma impensada a vacinação.

Na Pátria Grande não
se faz mais justiça
como antes,
os revolucionários
seguem presos
e os controversos foram soltos,

Os tribunais há mais
de cento e setenta
dias fechados,
e eu que me queixo
todo o santo dia
pela Pátria vizinha,
pedindo liberdade
para um General preso de consciência
e para uma tropa como fosse a minha.

Inserida por anna_flavia_schmitt