Poemas da Pátria

Cerca de 11553 poemas da Pátria

⁠Depois de mais de meio século reverenciando a Suprema Corte do meu Brasil passei a me sentir um idiota, após perceber que de Suprema ela nada tem e que não é digna do meu menor respeito, visto que, seus membros usam o poder e o potencial de suas mentes para lambuzar a Justiça em detrimento da sociedade.




Inserida por Valdecir

⁠POLÍTICA BRASIL

Que tal fazer o “L”
Ou talvez o “B”
Mas prefiro a verdade
Por isso faço o “D” de Deus
E o “J” de Jesus Cristo
Um “F” de família
Acompanhado de um “A” de amigos
Com certeza é isso que eu preciso

Inserida por samamba410_1097037

⁠A IDEOLOGIA FEDE

Há no Brasil atualmente duas caixinhas ideológicas, artistas não conseguem fugir do lugar-comum, de ser de uma ou de outra ideologia, tudo é representatividade, ideologia de gênero, antirracismo, segmentos religiosos e conceitos partidários de esquerda ou de extrema direita.

Se um artista não faz parte destas representações culturais, está fora da ordem mundial. A arte é maior que tudo isso, o mundo gira, as ideologias mudam, se transformam, e os artistas que produzem arte vinculada à ideologia de qualquer natureza passarão, serão deixados para traz, juntos com seus ativismos temporais.

Você não consegue encontrar representatividade cultural específica nos grandes clássicos. Diga-me, por exemplo, a qual ideologia Beethoven e Van Gogh pertenciam?

A IDEOLOGIA FEDE

A ideologia fede
de qualquer seita
de qualquer estipe
agnósticos ou fariseus
os vermes ideológicos
comem a carne do filósofos
a carne dos poetas, dos crentes
dos físicos e dos metafísicos,
dos incrédulos e dos ateus.
A ideologia fede,
e quem a defende se compromete
ela explora fraco e forte
come a cérebro do filólogo
come a língua do antropólogo
e o homem que é indouto
escraviza até à morte.
A ideologia fede,
prende a mente do matuto
lesa a Pátria, rouba tudo
que a natureza tem
natural é ser liberto
da ideologia Mor
que transforma o homem livre
que pratica só o bem
em maluco sem amor.

Inserida por EvandoCarmo

“O crepúsculo dos sons

O Brasil empobrece a cada ano
não se escuta mais músicas nas esquinas,
o show da praça emudeceu.
As guitarras de Armandinho e Dodô
silenciaram.
A tropicália de Canô
envelheceu...

Caetano, Djavan, Bethânia e Gil,
a bossa de João encantos mil.

A onde foi morar parar a poesia
do canto de vitória e de folia
dos ricos acordes de harmonia...
A lira do Orfeu tá Bahia.”

―Evan Do Carmo

Inserida por EvandoCarmo

A confusão causada pela crise institucional, pela qual atravessa o Brasil, vai levar o país ao caos, os poderes perderam o mapa das suas jurisdições. Logo se instalará a anarquia.

20/03/2016

Inserida por EvandoCarmo

NO BRASIL TUDO VIRA DISPUTA POLARIZADA.

Na Utopia de Platão, três espíritos são necessários para que ela se materialize. O Desejo, Sentimento e Pensamento, descritos como três espécies de homens.
Desejo, aquele que produz para alimentar o ventre. Sentimento, os apaixonados por ideologias, fazedores de guerras e revoluções. Pensamento, o homem que vive fora da sociedade, que não se mistura, o produtor de saberes, de arte e filosofia...
Já percebeu que as duas classes primarias são os que forjam as disputas, dominados pela paixão inferior da ignorância, estes sempre têm um lado, uma cor ou um partido?

Inserida por EvandoCarmo

⁠O Brasil se mobiliza,
sem encontrar sua paz.
Petismo exalta o que faz,
Bolsonarismo agoniza,
em corda bamba desliza
pintando inferno no céu;
Provoca grande escarcéu
defendendo o que não tem...
Diz-se "cidadão de bem",
mas o ódio é seu troféu!

PedrO M.

Inserida por pedro_monteiro_2

⁠Não temos uma democracia no Brasil,
apenas uma cortina vermelha esfarrapada,
escrito em letra cursiva:
"Em Construção?"

Inserida por acvomotta







A esperança de um Brasil melhor reside na vigilância constante da sociedade e na coragem de exigir ética daqueles que nos representam.

Inserida por Marceloassis

⁠Todo Imperador do Brasil é Pai dos Brasileiros
Toda Imperatriz Consorte do Brasil é Mãe dos Brasileiros
mesma coisa vale para o Príncipe Consorte Imperial do Brasil e para a Imperatriz Reinante do Brasil

Inserida por HeitorFull

O Brasil já é uma coisa coisada, e quando você tá tentando coisar as coisas, vem uma coisa mais coisada ainda e descoisa tudo de novo, e fica tudo muuuito coisado!
Ééé, uma coisa coisada demais!
Que coisa, heim?

Inserida por reconceituando

BANDEIRA UNIVERSAL

Este céu do Brasil e do Japão;
do Sudão, do Himalaia ou do Haiti;
pano azul estendido sobre os mares
dos confins e daqui, é o mesmo pano...
A bandeira infinita, indecifrável,
que nos banha de aurora e de luar,
borda estrelas ou tece o breu total,
faz amar e sofrer em qualquer chão...
Entretanto se ainda somos tristes,
algemamos em nós os nossos sonhos,
temos dedos em riste para o outro...
... É que ainda não vimos mais profundo;
este mundo é presente unificado;
uma prenda embrulhada pelo céu...

Inserida por demetriosena

BANDEIRA DO BRASIL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Obrigado, Bandeira, por ter tremulado
aos meus olhos carentes de afeto e de letras,
ter me dado essa chave da porta pros livros
que devoro e que sirvo num ciclo constante...
Pelo dia em que pude colher tua ESTRELA
DA MANHÃ que mudou minha vista pro mundo,
numa caixa sem fundo que as traças roíam;
elas quase se fartam de seus madrigais...
Por meus versos ou plágios que fiz inocente,
mas que foram sementes dos originais
que mais tarde se abriram na minha lavoura...
Um acaso feliz me vestiu de magia
e da sua poesia me reconstruiu;
obrigado, Brasil, porque tive Bandeira...

Inserida por demetriosena

UMA GRANDE PERDA PARA O BRASIL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Brasil perde Zé Silva de Souza. O pedreiro morreu na manhã desta segunda-feira, vítima de um infarto do miocárdio. Em estado de choque, neste momento a família recebe as condolências de vizinhos e amigos, todos muito emocionados.
Natural do Cariri, no Ceará, Zé Silva chegou ao Rio de Janeiro no fim dos anos setenta, para tentar a sorte no seu ofício. Morava no Morro Dona Marta, e além do próprio barraco, trabalhou na construção dos cafofos de João Guerra, Tonho Bocão, Maria do Josenaldo, e também ajudou a erguer várias construções consideradas importantes. Carreira digna de um homem simples e trabalhador.
Em pronunciamento à turma do Boteco da Graça, Mané Zoião declarou que que Zé Silva era um grande sujeito, pai carinhoso, e provavelmente um marido arretado, pois a patroa, Chica das Dô, sempre foi doida por ele.
Com diploma do antigo primário, Zé Silva lia razoavelmente bem; fazia contas com ligeireza; não tinha preguiça. Nunca usou drogas nem se meteu com traficantes, milicianos ou políticos.
Além da patroa, filhos, amigos e admiradores, o pedreiro deixou alguns "cachos", porque não era ferro, e a carne é fraca. Ele foi sepultado em um cemitério da baixada fluminense, região da qual não gostava, pois era torcedor do Flamengo.

Inserida por demetriosena

BRASIL: QUEM SOBREVIVER VERÁ

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Em todas as instâncias, os governantes deste país estão apaixonados pela crise. Também pudera. É a crise que lhes dá os argumentos necessários para que possam embolsar cada vez mais o tesouro público, e cobrar do próprio tesouro, para depois embolsar mais ainda, sem a vigilância criteriosa de um povo que já se habituou às explicações oficiais.
"infelizmente, por causa da crise, teremos que atrasar os salários...", "devido à crise que atravessamos, este ano seremos obrigados a suprimir alguns benefícios...", "informamos ao servidores que a crise está nos levando a deixar de cumprir a segunda parte do décimo terceiro...", "pedimos desculpas aos fornecedores, mas, em consequência da crise, não poderemos honrar nossas dívidas...", "brasileiros! Infelizmente, a crise nos obriga a majorar os impostos, os combustíveis e tudo o mais, para tentarmos recuperar a economia!". Blá, blá e blá...
A paixão é assim: fazemos tudo em seu nome. Usamos de todos os artifícios para mantermos o alvo do sentimento. Não seria diferente com a crise, que o governo federal manterá indefinidamente para facilitar a própria vida e a dos demais governantes, sem contar os parlamentares, ministros e demais assessores. Graças à crise no Brasil - que não é a mesma do mundo, e sim, causada especialmente pela onda de corrupção política -, executivo e legislativo de todas as esferas seguirão roubando impunemente, certos de que o povo seguirá pagando a conta.
Só quero ver, no ano que vem, se faltarão recursos, por exemplo, para cumprir todas as metas inerentes à olimpíada. Se faltarão, em algum momento, recursos para os inúmeros assistencialismos que garantem milhões de votos... e se também faltarão recursos para campanhas eleitorais, tanto em 2016 quanto em 2018. Quem sobreviver verá.

Inserida por demetriosena

PRÉ-BRASIL

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Neste momento inacreditável de pré-Brasil “reditadura”, quiçá “recolônia”, conquistado pela força e a motivação inexplicáveis de maioria dos brasileiros, eis aqui um feliz perdedor. Tenho grande honra de compor o grupo dos compatriotas derrotados, por uma razão também inacreditável – neste caso, para os milhões de vencedores: Eu seria muito infeliz, caso a força e a motivação que me levassem a qualquer vitória na vida viessem do moralismo raivoso, do preconceito generalizado e da fome voraz de poder sobre a natureza do próximo.

Inserida por demetriosena

À BEIRA DO CAOS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

De repente um Brasil que perdeu toda brasa,
se desfez do sentido forjado em brasão;
ficou triste, carvão, do carvão se faz cinza,
feito casa que agora não abriga um lar...
Meu Brasil "pátria nada", mátria que sonega
sua essência, seu seio, seu aleitamento,
Já não rega o presente pra florir futuro
nem se abre no campo de nossa esperança...
Um país que aceitou se calar ante o nada,
onde o tudo é a farsa cruel do poder,
da mentira que agrada os que se valem dela...
Uma terra que aterra verdades vencidas,
põe as vidas mais frágeis pendentes no caos,
desmorona os conceitos de cidadania...

Inserida por demetriosena

⁠Brasil de falcatruas.
Site dos Correios clonado.
O consumidor sendo roubado.
Divulgam o erro e nada é resolvido.
E a pizza.
Da receita, das tretas continua sendo feita.
😵‍💫🇧🇷👎

Inserida por Starisy2

Um país de contrastes

O Brasil é uma aquarela de vários tons,
Com diferentes paisagens,
Umas lindas, muito belas,
Outras que podem vir a ser belas,
Só precisam de atenção e do olhar da nação

Olhe para o lado e veja
Há flores: begônias, bromélias, orquídeas,
Há frutos: jabuticaba, goiaba, caju, cacau
Há árvores: ipê, jatobá, juazeiro, pau-brasil,
E o lindo céu azul para colorir a paisagem

Olhe para o outro lado e observe
Um rio que se perde em sua seca e uma mãe que chora
A violência que mostra sua face negra
O homem que guerreia e desmata
E descolore uma paisagem antes bela

No Brasil “o cravo não precisa brigar com a rosa”
Há lugar para todas as flores nesta terra que frutifica
Mas as pessoas precisam lutar pela igualdade
Pois, a ambição de poucos costuma inebriar os valores de muitos
Que acreditam em uma pátria mais justa

“O Rio de Janeiro continua Lindo”,
Mas o sertão brasileiro ainda está na seca
A igualdade é o objetivo da nação
Mas a desigualdade ainda persiste e assola nosso chão

O Brasil é um país de contrastes,
Mas o brasileiro um guerreiro nato
Com seu jeito acolhedor, sua esperança sempre acesa,
E a perseverança de ir à luta e colorir uma outra paisagem,
A de um Brasil que sonha, luta e muda...

Inserida por paty_souza

O Brasil precisa de gestores e não de políticos.
Assim como a padaria precisa de padeiro; os Correios de carteiros; a música de musicistas; o advogado de justiça; o avião de piloto; o prédio de engenheiro; o balcão de recepcionista; a construção de pedreiro; o taxi de motorista; os hospitais de enfermeiros e médicos; as terapias de psicólogos; a contabilidade de contadores; os políticos de psiquiatras.
Cada um na sua função!
Ser político é não ser bom em nada e querer ser mais que todos.
Passou da hora de mudar.
O Brasil tem que ser exemplo e não mais movido pelo seu "jeito".
#fiek (25/05/2017)

Inserida por fabioi

🔍 Está em busca de se entender melhor?

Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.

Receba no WhatsApp