Poemas Corpo
A DOR DO CORPO
Meu coração dói meu mundo se destrói
ao sentir o silêncio em meu peito.
E sentir um grande aperto dentro de mim
fazendo com que meu prazer
por amar e por viver se acabe por fim
Me abalo em uma tristeza profunda
que se inunda de lágrimas ao saí dos meus olhos.
Escorre pelo rosto e vai deslizando
lentamente em meu corpo
até cair no chão uma tristeza
que mecerca que me aperta
a cada minuto que respiro
Uma tristeza que me faz parar
e me deixa na escuridão
entro em desespero sozinho e solitário
numa imensa ilusão.
O silêncio envade a alma
o tempo simplesmente para
as horas ficam lentas
e o dia custa acabar
Choro por dentro.
entro depressão profunda.
A vida pra mim já não tem mais sentido
tudo está perdido.
Sinto que já não tenho mais valor
e tento tirar do mundo uma simples interrogação.
um grande peso que sou eu
isso será um favor.
O mundo me faz escravo
descartavel sem devolução
ja não tenho mais razão pra sorrir
e sim pra chorar.
"É na alma que nasce a força
Cresce no coração fortalecendo o corpo
Uma chama que se almemte no calor da
confiança. E se renova na esperança e na fé"
A medicina cura o corpo. A psicanálise cura a mente. Mas só o amor de Jesus cura a alma; e a cura da alma restaura o corpo e a mente.
A alma não é imortal? Como pode ser ferida?
A alma sente onde está ligada, como o cérebro sente o que acontece ao corpo.
Portanto, corpo curado não garante mente curada; mente curada não garante alma curada.
Se a alma sente onde está ligada, ligue-a a Cristo!
O que dizer do amor? Este amor que nos invade a alma e domina o coração.
Arrepia todo o corpo e faz sofrer de ilusão.
Amor que nos faz rir, suspirar e faz chorar.
Amor de ilusões, de paixões e de amar.
Transpassa o corpo, arrepia a pele, faz palpitar o coração.
Refletido num sorriso, numa lágrima caída.
Amor que invade que domina que machuca, me fascina, mas não posso o amor deixar.
O amor é minha sina, e viver sem amor não dá.
Cárcere
Estou vivendo este cárcere
Que é o meu corpo
Distante de você.
Minh’alma livre apaixonada
Só me deixa em solidão,
Dia e noite ela vai ao teu encontro.
Não me traz notícias
Não alenta a minha dor,
Apenas se embriaga em teu amor.
Sabe minh’alma embebecida
Que ela é meu bem querer
Do começo ao fim do dia.
Minha amada!...
Ela é a carta de alforria
Que me livra de viver na solidão...
Edney Valentim Araújo
Em toda aminha vida a timidez nunca me deixou dizer o quanto eu gosto de você,
Mas o meu corpo inteiro lhe expressou por esse amor.
Se hoje eu vivo o teu desamor, já não digo que você não me aceitou,
Eu confesso que não soube como merecer o teu amor.
Edney Valentim Araújo.
O amor é assim
O amor não tem corpo,
Não tem forma,
Não tem tempo,
E nem tem hora,
De qualquer jeito se revela.
O amor se sente...
Uma força absorta, abstrata e real,
É como água que se quer reter nas mãos,
Mas flui e não se cerca.
Dela se sacia o coração carente
Que se entrega alma gêmea.
O amor é assim,
Sem corpo e sem forma,
Sem tempo e sem hora,
A todo instante ele nos transforma.
Edney Valentim Araújo
Meu amor
Eu te amarei, seja como for.
No tu corpo ou nos meus sonhos...
Em pensamentos ou de intento...
Até mesmo na beleza de uma flor.
Tu és o meu amor,
Amor que quero...
Amor que desejo...
Amor que sinto...
No despertar das manhãs
É a luz do brilho dos teus olhos
Que iluminam o meu dia
E segurando as tuas mãos
Nas ruas ou vielas desta vida
Eu encontro o caminho da felicidade
Que me leva deste mundo ao teu mundo.
Amarei-te seja como for,
Até que vivas esse amor
Que em mim flameja
Por você e suplica por nós dois.
Edney Valentim Araújo
O sono é demasiado em mim
Sinto o corpo cansado
Sentimentos misturam-se
Aflição
Procuro um lugar seguro
Onde meu coração possa bater sem pressa
As portas, elas podem me ajudar
Qual porta me levará para a paz que procuro?
O jardim hoje está mudo
Nem as flores falam comigo
Estou só, no adiantado das horas
Será que estou perdendo o equilíbrio?
O apartamento não tem elevador
Preciso subir os degraus
Talvez eu pare no oitavo andar
Meus pés já não agüentam os sapatos
Calças justas sufocam meu caminhar
Quero água
Terá alguém para saciar minha sede?
Meu cabelo está despontado
Meu lábio sente falta de um brilho
Madrugada chegou seca
Na esquina tem trapaças
E hoje nem para lua eu olhei
Quero um cobertor de plumas leves
Não sei do vestido vermelho
Mas encontro na bolsa um bilhete delicado
Tomei banho de mar e fiquei febril
Conchas tinham segredos
Quero olhar o mar
Pisar na areia e olhar o mar.
Quero parar o meu carro
Antes da festa no castelo da esquina
Prefiro chegar a pé
E vestida de trapos
Com versos nas mãos
Não quero o doce
Quero o fel para sentir o gosto bom
De adoçar o amargo
Quero o desigual o diferente
Não tenho medo dos segredos
Não tenho medo das verdades
Tenho medo apenas
De feras presas em mim.
Desejos
Desejo me encaixar no teu cheiro
E ali me deixar de corpo inteiro
Desejo a sua boca beijar
E no seu beijo deixar o tempo passar
Desejo te ouvir sussurrando no meu ouvido seus segredos
E compartilhar com você os meus, sem medo
Desejo esse arrepio sempre sentir
E aquele frio na barriga conssentir
Desejo com você converter todo frio em calor
Sendo duas almas nuas cobertas com amor
Desejo na geografia do seu corpo me perder
E depois na curva dos seus braços permanecer
Desejo nesse fogo arder
Para todas as sensações de novo, reascender
Desejo nessa paixão me deleitar
E me permitir dela, aproveitar
Desejo dessa vida apenas desfrutar
E das coisas boas dela gozar
Desejo de todo bom momento curtir
E com toda satisfação, sempre, me permitir...
Se você procura perfeição entre as fendas do meu corpo, não fique...
Só o físico não me contenta, não satisfaz meus desejos, não me sa-ci-a a alma.
É que eu nasci para sentir o toque que vai além da minha carne a estremecer entre os dedos teus... E, somente o físico não há de me satisfazer. Sou viciada em intensidades.
"Amor nos traz felicidade
Raiva nos traz tristeza,
mas Indiferença adoece
o corpo e destroça a alma"
A MINHA CARTA A GARCIA
Neste corpo a quebrar, há sinais
De várias cores a assinalar
As etapas de uma vida de ais
E de outras mais coloridas de pintar
As telas rudes do meu mar.
De estrelas belas a brilhar
Sobre as negras ondas
Das marés longas
Deste viver sem ainda saber
Do vir, do estar e do que sou
Entre esferas de milhões por ter
Vergonha de ser
Incrédulo, sem primeiro ver.
Então, quero antes desaparecer
Entre as brumas
De espumas
Sem ler
O epitáfio já reservado:
"Aqui jaz um inconformado
Que da vida só leva um fado,
A sua carta a Garcia,
Na escura noite da luz do dia."
(Carlos De Castro, in Poesia Só e Chega, em 16-07-2022)
SEPULTURA
Não há sepultura
para o corpo inerte.
Somente uma prisão
terráquea
onde se expia a vida
que já foi movimento,
num silêncio
e numa calma
comoventes.
(Carlos De Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 01-09-2022)
RESQUÍSCIOS DO CORPO
Nem te amo
Nem te reclamo
Nem por ti oro
Ou desadoro
Ruína do meu corpo
Morto,
Feito carne balofa.
Se nesta vida
Rude e sofrida
Nunca me serviste de alcofa,
Que lá na outra menos dura
Onde a fineza e rijeza perdura,
Não me envergonhes cachopa,
Com tuas esfinges de gordura.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 12-12-2022)
O HOMEM E O URSO
Gostam de me chamar o velho,
Por este corpo desfigurado;
Sei que inflamo por capricho
Como urso branco sem brado,
Pelo destino de ser bicho.
Sou aquele pequeno grão
De areia,
Plebeia,
Nesta teia de ilusão,
Quase no fim do percurso.
Então em último recurso
E em termos de simpatia,
Prefiro mil vezes ser urso,
Que velho por analogia.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 18-11-2023)
A Beleza
Um dia encontrei a beleza
Não estava em uma face
Nem em um corpo que seria
Muito me chamou a atenção
Diante de seus olhos
Enxerguei seu coração
Da maneira em me falar
Tranquilidade para acalmar
Atitude em sua verdade
Vive-se bem com a realidade
Descobre-se a compaixão
Bondade sua razão
Com o respeito a te seguir
O melhor está por vir
Tão belo como a flor
Mostra grande seu amor
Hoje, vejo com clareza
E encontrei sua beleza
Envelhecer
O corpo encurvando
Os cabelos grisalham
A pele enrugada
E o cansaço, que desanima
Os olhos embaçando
Os dentes caindo
As pernas cansadas
E dores nas juntas
Mais a mente quer correr
Saltitar, dançar e amar
A mente quer viver
Mas o corpo quer morrer!!!
