Poema Sobre Solidão
Já faz alguns anos que adotei a solidão como morada. Inicialmente pensei que fosse algo passageiro, uma fase ordinária. Mas com esse prazo de validade indeterminado, constatei o quão atroz és. Anseio por uma coletividade de prazeres — e, ao mesmo tempo, um regalo nessa terrífica morada que instalou-se no meu peito. Pode parecer loucura, mas essa desarmonia coletiva me faz querer continuar. Sinto falta da pessoa que fui, mas me adaptei nesse ninho eloquente e aconchegante, que abriga a minha obscura particularidade. No mais, por mais insano que pareça, ainda anseio tocar o poente. É isso!
Solidão pressupõe vazio, falta de opção, desolação, sofrimento. E eu não estou vazia, muito pelo contrário. Seleciono minhas companhias, e quando sozinha estou, é por que naquele momento ninguém poderia fazer-me mais feliz que minha própria companhia.
As pessoas andam cheias de vazios e razões, buscando abrigo nas ruas, da solidão que as perseguem de casa.
Numa mansão ou num casebre, a solidão sempre se chamará solidão. Porque se sentir sozinho não tem a ver com o tamanho do espaço diante do corpo, mas com o tamanho do vazio diante do peito.
Quando a tristeza é muito grande, a solidão é um calabouço aconchegante. Lágrimas caem, mas não secam, evaporam e pingam a dor em cada lembrança. Por isso, não aceite que o outro seja o avalista da sua felicidade nem o financiador dos seus momentos de amor.
Durante dias de tristezas me veio uma luz, e essa luz me tirou da estrada da solidão e me trouxe de volta para a mesma vida sem amor e emoção.
Há quem maldiga o amor, se abrace a solidão, dissolva-se no rancor, petrifique-se na escuridão. Pobres zumbis afetivos.
Estar sozinho não é solidão, é sim o encontro divino de si mesmo! Esse encontro revela o quanto é maravilhoso nos conhecermos, nos tocarmos e nos amarmos. Nesse encontro sereno e sincero, nos deixa mais puros e verdadeiros. Não temos porque enconder nada e nada é impossível. Tudo clareia e em perfeita harmonia nos colocamos totalmente a vontade, para dizer, entender e renascer do nosso melhor, do nosso íntimo!
Quanto mais nos afastamos de Deus, mais triste ficamos. Não se afogue nas águas escuras da solidão, pois somente na presença de Deus somos felizes de verdade.
Luh M.
Se presuma que ser sábio é esta próximo da solidão, porém sábio é aquele que se mantém em constante aptidão da aproximação.
"O que mais dói é o sentimento de solidão mesmo estando ao lado de quem mais poderia nos fazer bem..."
É importante ter cuidado para não destruir o seu relacionamento com a solidão por uma falsa companhia.
