Poema sobre Existência

Cerca de 6395 poema sobre Existência

Deus, Senhor supremo de toda existência por excelência, tem cada coração pulsante dos mortais-viventes, nas palmas de Suas majestosas e todo-poderosas mãos. Ele pode acariciar o coração ou simplesmente esmaga-lo em sua mão, como quando se esmaga uma fruta, para extrair de sua polpa, o suco.
Então, estando em Suas mãos esse Poder de esmagar qualquer coração a qualquer momento, não havendo absolutamente nada que alguém possa fazer para O impedir, Ele resolve esmagar, agora, o teu coração. Aí você irá MORRER. Aí alguns poucos irão prantear. E com o tempo será esquecido. A vida continuará e talvez em algumas décadas depois de tua morte, ninguém saberá, no futuro, que você existiu. Da mesma forma como você, hoje, nem sequer sabe da passagem de muitos indivíduos que viveram neste Planeta, antes de nós.




Às 06:38 in 22.06.2026

Memória da flor do Jacarandá


A flor do Jacarandá
cai sobre a memória,
A existência se desfia
e as estações desafia
a trama da História,
porque crê na vitória.


Com toda a sutileza
para que você venha
ser a minha a glória,
a refinada paciência,
e busco por excelência.


O teu poder absoluto
desejo ter para sentir
a poesia da travessia,
eleita para o jogo alto:
a escolha da tua vida.

Com a tua silente ternura
sua existência tem altura
muito maior que a de Wakhan,
montanha que desafia
o céu, o vento e as estações.


Reluz um Pulwar de ouro puro
nas tuas mãos que para mim
hão de ser absolutas em tudo,
Uma lâmina curva que não fere,
ilumina a escuridão adentro,
A sua mirada, cravou perene
no peito a Charay poética,
não como o aço frio e mortífero,
mas com verso afiado e doce.


Fez arder um fogo sem explicação,
sem dor, sem ferida, sem ardor
que nem médico ou clérigo
são capazes de fato dissolver;
Foi além do que eu ousava prever,
conquistou meu território
sem arsenal e com potência serena.


Não por beleza que ofusca,
nem por força bruta,
nem por poder que impõe
— mas por conhecer de cor
os "Noventa e Nove nomes de Allah",
um a um, como quem sussurra
segredos de Paraíso que foi
perdido revelando em meu ouvido.


Cada nome era uma flecha invisível,
cada sílaba um golpe indelével
e de graça no coração feminino.
E agora sou terra em rendição,
campos de trigo em floração,
onde esse ardor divino
permanece sem explicação.

Tal qual o Manacá-da-serra
que floresce em abril,
relembra que minh’alma
e toda a existência
a esta Pátria toda se aferra,
e nem mil viagens à Lua
o olhar nunca desterra.


Não nasci ontem. Sei bem:
vejo que querem provocar
a normalização por repetição
da agressão contra o Sul,
para nos levar à destruição.


Levada pelos ventos
com as folhas que caem
neste outono do Hemisfério,
florescido em mistério,
gradual, pétala por pétala,
a resistência se revela.


Da defesa da Soberania
nada nem ninguém me aterra,
neste mundo que anda
acostumado ao que aberra,
à traição e a fazer guerra.

Poetisa do Médio Vale do Itajaí


Na mente o segredo da existência
sem excusa e com emergência
de escrever o cotidiano com versos
e cores do Médio Vale do Itajaí,
Que continuam inabaláveis
desde o primeiro dia que vi
com os olhos do meu coração.


O espelhamento é incontestável,
qualquer pretexto vira assunto,
e acaba virando poema no curso
do Rio Itajaí-Açu e os afluentes,
E sobretudo para falar das belezas
e de tudo o que move as gentes.


Para tentar a sorte de tocar-te
do jeito mais profundo e amável,
para quem sabe os teus olhos
se voltarem da maneira mais admirável,
E comigo se encontrar noite e dia,
entre as auroras e o Hemisfério Austral
com direito do melhor da minha poesia.

Completa e sem nenhuma variação,
deixo-me levar pelo alto impacto
da sua existência e da sua sedução,
sem precisar de manual de instrução.


Como a capororoca está para o sanhaço
não lutar diante da entrega, será fato.
Que venha no tempo de permanecer
integralmente meu e apaixonado.


​Contigo, sentir o tempo parando lá fora,
viver a rendição acontecendo agora;
ser corpo e a alma que conhecem
a real ordem natural e hipnótica.


​Permitir o coração pleno e aberto
para o amor profundo tomar conta...
Feito és para a veneração elegante,
e não apenas para um instante.


​Incorporar a energia preenchendo,
com o inevitável sentir mesmo tocar;
existo para você inteiro morar,
não preciso pelo seu amor implorar.


​Nadar, se desviar dos clichês,
ter o poder de entregar e envolver
com a capacidade real de empolgar
você para oceanos inteiros cruzar.


​Não preciso te pedir: a tua guarda
facilmente diante de mim se põe.
A reverência somos, ímpar sem negar,
e rendição mútua sem sequer lutar.

A tua existência
sobre a minha
sem resistência
faz residência
no florescimento
dos Garapuvus
de Florianópolis
como residência,
Por isso não há
nada no mundo
que plante a ideia
de desistência,
O meu coração
tem raízes na terra
e no teu peito
com plena consistência,
E da mesma maneira
a utopia elegida,
o romance e a consciência.

A dor invadiu minha existência sem pedir licença, ocupando os espaços que antes eram leves e despretensiosos, mas foi nesse desconforto agudo que descobri uma verdade libertadora: sobreviver é, em si, a forma mais crua e honesta de reconstrução. O que foi quebrado não perdeu a utilidade, ganhou a estética das cicatrizes que o tempo não apaga, mas ensina a usar como medalhas de um combate que poucos teriam estômago para enfrentar.




- Tiago Scheimann

Para alcançar este ponto da existência, transitei por abismos silenciosos, confrontei a imprevisibilidade do destino com a própria carne exposta ao caos, sorvi venenos disfarçados de caminhos e respirei tão intimamente a atmosfera da morte que compreendi: sobreviver não constitui mera permanência biológica, mas a brutal capacidade de converter devastação em lucidez, cicatrizes em consciência e sofrimento em permanência.


- Tiago Scheimann

... é inegável que
nossa existência estampa o
mais visceral dos livros, sempre
repleto de elementos e fatos que se
interligam, gerando um caudal de
questões que somente deciframos
ao viver linha por linha do que
ele contém!

... se, para alguns,
a existência de um Ser Criador,
é algo duvidoso; igualmente duvidosa
é a nossa legitimidade em
provar que Elenão
exista!

... todo
avanço tecnológico
é primordial anteparoà existência humana, porém, jamaisseu sucessor
ou como futuro proprietário daquilo
que o gerou: nosso ardor e
competência!

... afirmam
os mentores da luz que
a última palavra sobre a existência
resultará da soma de três outras e
ininterruptas expressões: recomeçar,
aprimorar e — acima de tudo —
persistir!

A vida é consequência do amor de um casal.

Entre a existência e a inexistência.
Entre o nascimento e a morte.
Entre o bem e o mal.
Entre a alegria e a dor.
Entre o dia e a noite.
Entre o dentro e o fora.
Entre o coração e a razão.
Entre o homem e a mulher.

Eu peço a Deus
que me livre de estar perto
no dia em que toda existência
Tiver sido um livro que já foi lido
Eu quero viver no Saara
Cujas estrelas no céu
Não param nem para brilhar
Eu também quero um olhar amigo
Que me leve no abrigo de uma oração
E que eu traga comigo, em meu coração
Qual sarça não consumida
Um jogo de paciência
Maior que o poder do fogo
A força que não supera
A divina ciência, aquela que ensina
Ser a simples passagem do tempo
A semente que cresce
Pra envelhecer em floresta
E agora aquele imenso mar, evapora
Mas eu vou estar bem distante
Quisera trazer comigo nesse dia
Uma boa lembrança qualquer
Poder renascer criança
Num lugar onde Deus quiser.

Edson Ricardo Paiva.

Ser, é essência.
Existência ,é concretude.
Estar no mundo
é ser presença continua.
Ser existência
depende de Ter :
Moderação,
Autoconhecimento
e Educação de Caráter .

Amado Filho!


A sua existência é a prova mais viva de que Deus opera milagres imensuráveis no nosso cotidiano.


Cada ano de sua vida é um novo capítulo de uma história que eu jamais imaginaria escrever, mas que me preenche de um amor que transcende o tempo e a finitude cobrada pela vida terrena.


A sua chegada foi como o raiar de um sol que afugentou as minhas sombras, e a sua presença é a âncora que me mantém firme até nas mais tempestuosas marés.


Agradeço sempre a Deus por ter me dado a graça de ser seu pai, por ter a oportunidade de vê-lo crescer e ser o "Homem da minha vida".


A sua bondade, força e capacidade de me salvar até de mim mesmo — são dons preciosos que eu guardo no coração.


Que a Santíssima Trindade — Pai, Filho e Espírito Santo — continue a iluminar o seu caminho, derramando sobre você toda sorte de bênçãos, saúde, paz, alegria e amor.


Meu filho, a vida pode ser finita, mas o meu amor por você é infinito.


E a cada novo ano, a certeza desse sentimento só cresce.


Repito, com o coração transbordando de gratidão: te amo, filhão!


Feliz aniversário!


Com todo o amor e carinho embrulhado na certeza de não ser o melhor pai do mundo, mas ornado em laços de certeza de ser agraciado com o melhor filho que eu poderia ter.

"Uma das provas da existencia de Deus é o fato de eu existir. Só mesmo Deus para conceber alguém tão interessante! Obrigado pelas palmas (ou aplausos). Aceito ambos, mas com moderação, ohquei?"
Frase Minha 0665, Criada no Ano 2013

USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com

Gênesis

Reconheço minha existência,
Mas não seu começo e sua essência.
Então transformo a minha consciência,
Naquilo que muitos chamam de ciência.

Imagens, apenas reflexões.
Estrelas, talvez ilusões.
Milagres, imprevisíveis ações.
Certezas, infelizes precauções.

Se as verdades não são absolutas,
E teorias apenas pensamentos,
De que servem tantas perguntas?
Que nos causam demasiado sofrimento.

Inserida por vitorap

Os filhos são a continuidade da nossa existência, alguém que um dia dirá:
-Meu pai me ensinou...
-Meu pai me disse...
Ser pai é ser orgulho do filho.
Tenho muito a ensinar e tenho muito a aprender.
Inteligência, carinho, atenção e força eu já tenho...ainda falta uma coisa...
OI PAI...

Inserida por LeonardoX2012