Poema sobre Existência

Cerca de 6395 poema sobre Existência

Não se prenda a definições.
Perceba a existência como uma energia que se expressa no universo por meio de leis naturais.


A compreensão nasce daquilo que se observa, se sente e se vivencia.
É na experiência direta que o sentido se revela, além de conceitos prontos.


A espiritualidade está nesse encontro silencioso com o que é —
simples, presente e em constante movimento.

Cada existência terrestre é um ciclo de aprendizado para o espírito.


Rita Ramos Cordeiro

Asas no Céu

Dias atrás, sonhei que, ao olhar para o céu, notei a existência de seres semelhantes a nós. Havia apenas duas diferenças: eles possuíam asas e voavam de um lado para o outro; além disso, todos sorriam, transmitindo uma sensação constante de felicidade.

Eles não desciam ao chão nem conversavam com aqueles que os observavam. Apenas lançavam ondas de segurança, paz e alegria.

Percebi que, a partir daquele dia, todos nós caminhávamos pelas ruas olhando para o céu. E, sempre que fazíamos isso, éramos alcançados por aquelas ondas de felicidade, que nos faziam sorrir.

Acordei com a sensação de que estamos deixando, cada vez mais, de olhar para cima.

Talvez estejamos dando importância demais ao supérfluo e desaprendendo a sorrir com a alma.

Talvez o mundo precise de menos disputas, menos crueldade e mais humanidade.

Talvez estejamos, cada vez mais, deixando de acreditar no invisível, em nosso Criador.

É triste imaginar um mundo onde a fé esteja em extinção.

Tem gente que compartilha momentos.
E tem gente que tenta provar existência através deles.
O problema nunca foi mostrar a vida…
o problema começa quando o silêncio já não parece suficiente,
quando cada felicidade precisa de plateia,
cada conquista precisa de validação,
e cada ausência de postagem parece um vazio.
Quem está em paz não sente necessidade de transformar tudo em vitrine.
Porque algumas das melhores fases da vida
acontecem longe da exposição,
no lugar onde a alma finalmente aprende
que viver é mais importante do que ser visto.

AMOR FATI

A existência do amor carnal, não está fundamentada na extrema necessidade da procriação. Essa existência, só fará sentido para a continuidade da raça humana, se for guiado pelo amor ao destino, pelo altruísmo e uma porção moderada de filáucia.

010626

“A dor não é apenas um sinal do corpo é uma experiência que atravessa toda a existência.”
O Ser Humano como Sistema Integrado
Nina Lee Magalhães de Sá

Detalhes da Existência

Existe uma beleza na vida
que nunca se impõe.
Ela não grita,
não exige atenção,
não disputa espaço com o barulho do mundo.

Ela apenas permanece
nos detalhes.

Talvez por isso
quase ninguém a perceba.

Vivemos ocupados demais
procurando o extraordinário,
o que parece grande,
o que pode ser mostrado aos outros.

Mas a verdade da existência
raramente está nas coisas grandiosas.

Ela mora no modo
como alguém diz o seu nome.

No olhar que se demora
como se ali existisse
uma pergunta silenciosa.

No abraço que dura um pouco mais
como se dois corações, por um instante,
tentassem escapar da solidão do mundo.

Há algo profundamente humano
nesses pequenos gestos.

E talvez fosse isso
que os pensadores da angústia humana
tentavam dizer:

que a vida não se revela
nos grandes espetáculos da existência,
mas nos instantes simples
onde duas almas realmente se encontram.

Porque no fundo,
o ser humano não sofre
pela falta de grandes acontecimentos.

Ele sofre
quando os detalhes desaparecem.

Quando ninguém percebe seu silêncio.
Quando seu nome é apenas um som.
Quando seus dias passam
sem um gesto que diga:
“eu vejo você.”

E então a existência continua,
o tempo segue,
os dias se repetem…

mas algo dentro da alma
começa lentamente
a se tornar vazio.

Talvez seja por isso
que a beleza da vida
se esconde nos detalhes.

Porque são eles
que lembram ao coração
que existir
ainda tem sentido.

— Sariel Oliveira

Ciclos da Existência

As sombras são como véus finos, frios e escuros. Quando a tristeza chega, elas te acolhem, te envolvem, te apertam e, às vezes, parecem até te sufocar. As sombras podem ser pesadas e deprimentes.

Todos nós, ao longo da vida, atravessamos momentos de escuridão, de claridade e de serenidade. Ninguém fica imune aos ciclos da vida.

⁠Existência
O paradoxo da vida
Emergiu a minha existência
Puro antítese da sorte
Um misto de lucidez e demência
Parar, pensar e agir sensitivamente...suave
Como os flocos da neve
Que flutuam pelo ar,
E repousam mansamente na relva
Que solitária está.
Eis que na minha existência
Houvera de cingir- te a tua
Resplandente como sol
Oculta como a lua
Lua, oh lua !
Guarda-te todos os seus mistérios.
Pedir-te-ei a tua alma
O teu coração!
E adentrarei na tua mente.
Aí; Todos os seus segredos
Serão desvendados.

Entre o jardim da vida e suas estações. Um dos maiores paradoxos da existência é namorar. É descobrir que o amor não é uma casa pronta onde entramos para morar. É um jardim que recebemos em estado de semente. No início, tudo são flores imaginadas. Vemos cores que ainda não existem, sentimos perfumes que ainda não nasceram. A paixão é a primavera das possibilidades. Mas o tempo, esse velho filósofo, faz sua pergunta inevitável: Vocês amam as flores ou amam o jardim?


Porque flores encantam. Jardins exigem cuidado. E é aí que o amor deixa de ser sentimento para se tornar arte. Namorar é aprender que ninguém encontra uma alma pronta. Encontramos alguém tão incompleto quanto nós, carregando suas luzes e sombras, seus desertos e suas fontes, suas feridas e seus milagres. Amar é sentar-se ao lado dessa pessoa e dizer, sem palavras: Não vim apenas admirar suas flores. Estou aqui para atravessarmos as estações e enraizar raízes que fazem florescer e frutíferar os melhores sentimentos.


Os grandes amores conhecem o segredo de que o inverno não é o contrário da primavera, é o caminho até ela. Namorar não é caminhar ao lado de alguém apenas em dias ensolarados. É escolher a mesma mão quando o caminho muda, quando as estações mudam e quando nós mesmos mudamos. É onde nos apaixonamos pela história que construímos e o jardim que cuidamos.


Namorar é uma viagem entre dois viajantes que, entre encontros e desencontros, construíram uma ponte sobre o tempo. E cada memória, cada desafio, cada sorriso compartilhado se transformam na construção invisível chamada "nós". Amar é encontrar alguém que faça da passagem do tempo uma obra de significados.

Amar a Deus é a lógica
da existência.



Os humanos são seres que amam.
O amor dura todo o tempo da própria existência.
Todas as coisas no mundo começam, crescem e morrem; não existe nada neste mundo que dure eternamente.
A única realização plena do amor é através do ato de amar o que é eterno.
De eterno no mundo, eu só conheço o Deus cristão.
Deve-se amar o Deus cristão acima de todas as coisas.

A agência emerge no instante em que a existência abandona
o papel de efeito
e ensaia autoria no mundo.

No mundo da nossa existência, a vida é assim. Um dia chega o fim.
Num caixão enterrado na terra cheio de bichos, ou no pó do fogo infernal da cremação.
Deixaremos o que plantamos, cuidamos, colhemos etc...
Choram aqueles que nos amam, e sorriam aqueles que nos odeiam.
Os caminhos são dois, o do mal e do bem, a escolha é livre.
O destino é um só: O FIM.

Sérgio Cancioneiro.

"A vida sem Deus é uma existência árida, desprovida de significado e destituída de qualquer propósito."

(ver Salmos 36:9 e Colossenses 1:16-17)

“Entre o silêncio e o caos, existe quem busca sentido:

Fé, moral, existência e os mistérios que inquietam a alma e provocam a mente.”

A existência do seu ser se compara a alienação do firmamento.
Seus pensamentos são condenados num mundo de exclusão.
A tendência da mente se tornar realidade coletiva.
Com rebeldia e maravilhoso questionamento a realidade ambígua e obscura se revela diante ignorância.

Projeções da moda se dão na linha da evolução humana.
O sentido da existência tornasse únicas ... ( no espaço translúcido obtemos a consciência dda essência humana.)
Sonsa luz na calida resiliência.
O exato momento irônico e que observamos o abismo da existência.
Entre sentimentos dos eventos somos conivente ou pobres no espírito...
Mas, transcendência uma parte do ser humano. E compreender o que somos diante da adversidade.
Temos a esperança no futuro...


Por Celso Roberto Nadilo...
Ecos da alma

Coexistência temporal
A consciência é parte da existência?
A teoria do vórtice.
Seria a elipse do próprio apogeu?


Tantas perguntas...
No máximo achismo...
Um novo começo?
No espaço translúcido ha uma perfeição?
Entre o deslumbre do próprio caos
Pode se predomina a existência de dois seres no mesmo espaço?
Vemos a virtude julgada?
Seria o fluxo interessante...

A viajem a lua muda algo na sua existência?
A Terra sendo redonda muda algo?
A vida de um ser alheio a sua vida vai mudar algo...?
Enquanto trabalhamos pegamos ônibus, dirigindo para trabalho ou vamos estudar, so que seremos nada mais do que parte do coletivo... sombras um caminho sem rumo...
Mais quando somos parte da história pagamos o preço mais somos descrito da página descrita na história.

A tolerância da existência
Somos objeto de estudo?
Somos dinossauros, pois tudo que criamos é simplicidade e já foi criado.
Todas as ideias já foram pensadas por outros pensadores.
Somos alienígenas numa alienação parental.
Para poucos, ousamos ser cegos, pois a inércia te torna feliz até morrer.