Poema sobre Existência

Cerca de 6399 poema sobre Existência

Viva com tal autenticidade que sua própria existência se torne um ato de inspiração silenciosa.

Na lateral da poltrona, onde descanso meu corpo da existência, está a porta do banheiro, onde muito bem centralizado há um quadro. Uma onça expressiva, com olhar vibrante, onde o amarelo envelhecido contrasta com o fundo preto. Olho para a onça e a onça me olha, sem sabermos quem será o predador da vez. Em frente da poltrona há outro quadro. Uma releitura mal feita de uma pintura de Monet. Há no campo de visão uma mesa, onde repousam três livros, que me lembram que eu deixei a leitura pela metade. O porcelanato brilhante no chão constrata com os móveis baratos do quarto. Do outro lado da poltrona há uma cama, que me lembra que eu tenho dormido demais. A casa está muito limpa, contrastando com o fato de eu não ter tomado banho hoje. Intervalo meu tempo entre momentos de um tédio sufocante e pequenos entusiasmos, que encontro em atividades banais. A mente está mais tranquila, após a catarse de escrever um texto grotesco, que assustaria quem me vê assim tão dócil. A televisão está ligada com o som no silencioso, e em um olhar rápido vejo o Roberto Carlos, pois é véspera de Natal. Embaixo do apartamento, há uma casa de festas e sou obrigada a ouvir "Parabéns pra você" todos os dias. As noites passo insone, já que tenho trocado o dia pela noite. Apesar de tudo me sinto feliz, pois estou presa em minha casa, mas tenho a chave da porta, e pra rimar, é isso que importa. A Bíblia em cima da mesa me lembra minha falta de fé, apesar de buscá-la bastante, lendo em aramaico, idioma que desconheço. Por uma velha submissão, peço perdão pelo texto anterior, em que escancaro a podridão humana. Eu não precisava ter sido tão literal assim. Mas fui. É véspera de Natal e eu peço a Deus que perdoe meus pecados e meu cinismo. E que um dia eu encontre Jesus.

O Natal nos recorda que, em meio ao tempo que passa e às sombras da existência, o amor que se doa gratuitamente continua sendo a única luz capaz de dar sentido à vida. 🎄

⁠As coisas que mais tem valor na existência, valem por si mesmas e não pelos benefícios que me trazem

As mulheres são as flores que dão vida e beleza ao jardim da nossa existência.

O oposto do amor não é o ódio, é a indiferença. O ódio ainda reconhece a existência do outro; a indiferença é o verdadeiro cemitério dos afetos.

O novo ano reside em nosso interior, por vezes inativo, desejando despertar para uma existência mais plena.

Duas coisas me fazem ter a certeza da existência de um Deus magnificente: A pureza das crianças e a perfeição da natureza.

Não aposte a sua vida no final de sua existência, achando que a sua família, sua aposentadoria e sua empresa garantem a vida eterna, uma vez que Jesus Cristo é a nossa garantia.

Como um girassol em busca da fonte solar assim é o casamento que firma sua existência, olhando para Deus.

A maturidade começa quando você para de culpar o mundo e assume o cuidado da própria existência.

Dê existência ao indivíduo que tu és. Existem outros bilhares, mas você é insubstituível.

⁠Viva viver a vida, enquanto podes desfrutar a dádiva da existência do ser. Viva viver com viventes, todas as oportunidades de sentir e explorar os melhores momentos. Instantes únicos aos quais não teremos jamais. Porque nenhum evento se repete da mesma forma e com a mesma intensidade de emoções. Viver viver e viver, enquanto puder, viva.

⁠Dois mil anos ainda é pouco para o homem entender que Deus colocou a sua existência no centro de Sua vontade para viver eternamente pela graça que nos foi dada.

Será que a minha existência é realmente notada?
Ou finjo acreditar de quê ainda possa viver um sentimento amado;

"A existência é um diodo ontológico que permite o fluxo da angústia, mas impede o retorno do elétron da esperança. Somos capacitores de tédio, armazenando a indutância de uma alma que se curto-circuita na busca pela quintessência da iluminação trifásica."

A existência do ser só é relevante quando o seu estilo de vida reflete as suas ideias e não as dos outros.

A verdadeira essência da existência se revela quando encontramos algo que transcende a própria vida, algo que nos inspira a doar-nos sem reservas e a viver com propósito e paixão; pois é na disposição de entregar tudo por uma causa maior que descobrimos o verdadeiro significado de viver e a beleza de uma vida plena e autêntica

A existência humana é marcada por ciclos, e a frase "não há recomeço sem despedida" encapsula uma verdade profunda. Para que o novo possa germinar, é necessário que o antigo encontre seu término. Esta despedida pode assumir diversas formas: o fim de um relacionamento, a perda de um ente querido, o abandono de um ideal ou simplesmente a passagem do tempo. Essas rupturas, embora frequentemente dolorosas, são os únicos portais autênticos para a renovação. Elas criam o espaço vazio e fértil onde as sementes do futuro podem ser plantadas. A espiritualidade de diversas tradições reconhece este processo como uma lei natural. Aceitar a impermanência e honrar o que se vai, com gratidão e não apenas com pesar, é o que permite caminhar em direção ao recomeço com o coração aberto. A despedida, assim, não é um fim em si, mas um ato de coragem que precede o renascimento.

⁠Se você existe mas ninguém percebe a sua existência então nada, fora você, prova a sua existência.