Poema sobre Existência
“Tentar explicar os ÓVNIs e os ETs sem ter provas concretas da sua existência não é uma atitude científica.”
Não devemos responder as perguntas do universo,devemos responder as perguntas de nossa existência,porque enquanto vivermos,nunca saberemos qual o sentido de existir.
Que sabedoria não seja ignorante a ponto de não reconhecer existência de um Deus criador de todas as coisas.
"Minha existência não é um acessório para ONGs se promoverem; sou Isaque Ramon, um ser humano com direitos, sonhos e uma trajetória que nenhuma hipocrisia pode apagar."
"A maior conta bancária de Isaque é a sua própria existência: um projeto trilionário escrito pela força da vontade."
"Dizer 'não' é um direito, mas usá-lo como arma para humilhar ou ignorar a existência do outro é uma falha de caráter que empobrece a alma de quem o faz."
"A vida passa rápido, mas as feridas de uma ofensa podem durar uma existência. Não deixe marcas de dor no caminho de ninguém; deixe saudade, deixe paz e, acima de tudo, deixe a certeza de que Deus habita em você."
"No tabuleiro da existência, a peça de ouro e a peça de madeira voltam para a mesma caixa quando o jogo termina. O que fica é o rastro de bondade que você deixou."
A vida em si mesmo é bela e irradiante, mas, simultaneamente carrega consigo uma existência inextricável…
F. Meirinho
O ser humano moderno proclama força, mas organiza a existência sobre alicerces frágeis: depende de dispositivos, oscila no íntimo, mendiga validação e evita a própria solidão. Teme a morte a ponto de esvaziar a vida — protege-se tanto que já não vive. Recusa o frio da realidade, tratando a lucidez como ameaça. E, assim, prefere a fantasia da invulnerabilidade — confortável, negociável — à verdade incontornável: a fragilidade não é falha, é condição. Negá-la não fortalece; apenas afasta do que se é.
"Somente o espírito que aceita o fluxo inevitável da existência alcança a serenidade que nenhum acontecimento pode roubar."
"Quem aprende a agradecer compreende uma lei profunda da existência. Nada floresce na alma que permanece na ingratidão."
Viver a vida com equilíbrio é como dançar na corda bamba da existência, encontrando a harmonia entre desafios e momentos de serenidade. É abraçar a complexidade da jornada, onde cada passo é uma escolha consciente entre trabalho e lazer, sonhos e realidade. Nessa dança, cultivamos relacionamentos significativos, nutrimos a mente e o corpo com cuidado, e apreciamos cada respiração como uma sinfonia preciosa. O equilíbrio é a arte de distribuir o tempo com sabedoria, de modo que as responsabilidades não subjuguem a alegria, e os momentos de calma sejam apreciados como pérolas raras. É uma busca constante, uma dança fluida que transforma a vida em uma obra-prima de plenitude.
O sentido da vida se desenha nas linhas da própria existência, evidente e descomplicado. Nessa simplicidade reside a chave para desvendar aquilo que não compreendemos e que muitas vezes nos envolve. Ao compreendermos que o sentido da vida é uma tela em branco, moldada pelo que desejamos, encontramos liberdade. Somos fragmentos do universo, testemunhas e participantes, numa contemplação mútua. Ao aceitar essa conexão, a vida se torna um convite para explorar infinitas possibilidades, um espelho refletindo a grandeza do cosmos em cada escolha. O sentido da vida é, afinal, o que decidimos fazer dela.
Na matemática da existência, a lógica se desfaz — o que parecia somar, subtrai, e o que julgávamos distante, encontra sempre um caminho de se aproximar.
Talvez o provérbio aborígene seja a síntese definitiva da nossa existência: 'somos todos visitantes deste tempo, deste lugar; estamos apenas de passagem'. O nosso propósito seria observar, crescer e amar, antes do inevitável retorno. Mas, nesta jornada insana de buscas imperfeitas e silêncios sem resposta, sinto algo além: uma saudade incurável de uma casa que não recordo o rosto, e de um lar que, talvez, eu ainda nem tenha conhecido
"A arte de narrar a existência transcende a captura do visível; ela exige a coragem de mergulhar nas sombras onde a alma sussurra suas verdades mais cruas. Cada cena, cada palavra e cada silêncio são pinceladas em uma tela de mistério, onde a luz só ganha sentido pelo contraste da escuridão. O mestre não é aquele que oferece todas as respostas, mas o que instiga a dúvida necessária para que o espectador se encontre no labirinto da própria percepção. Criar é dar vida à imortalidade."
— Anderson Del Duque
