Poema sobre Existência
Procuro aproveitar cada momento da minha existência na busca de ser uma pessoa melhor; não em comparação aos que me cercam, mas em relação ao meu eu de ontem!
Meus defeitos são partes de mim, raízes que sustentam minha existência. Cortá-los pode ser perigoso, pois nunca se sabe qual imperfeição é a base do que sou. Cada falha é uma pedra na construção do meu ser, e, no fundo, elas me tornam humano e essenciais na busca por sentido.
Que haja entre nós um único e definitivo mandamento: Perceber a existência do outro. E respeitá-la...Seja lá o que este outro for: animal ou pedra, planta ou água, gente ou bicho...não importa...Respeitar sua existência e direito de lugar no universo.
Em meio ao mar revolto da existência, há corações que aprendem a ser ilha — firmes, serenos e banhados por uma paz que nenhuma tempestade alcança.
A vida ensina ao longo de sua tragetória, que muitas vezes no decorrer da nossa existência temos que perder para poder ganhar, só desta forma que vamos realmente valorizar tudo que podemos ter e não abrir mão do que temos, a conquista diária é que fortalece as relações.
Nos recantos mais silenciosos da existência, onde o homem se vê despido de todas as vozes do mundo, ali ecoa com clareza a voz de Deus.
Simples assim: saúde, imprescindível; grana, existência; sonhos, meta; esperança, resiliência; amor, o amor e o amor...
Para combater a insignificância da nossa própria existência, a vida deve ser preenchida com amor e alegria. Esses dois fatores além de preencher o indivíduo, é o que nos une ou como nos separa como sociedade.
A existência humana é uma constante luta contra o vazio, uma tentativa de dar forma ao caos que somos.
A existência é um espelho partido, e cada fragmento reflete uma parte de quem somos, mas nunca o todo.
A educação faz sentido, quando ao sentirmos há o sentido da existência, e por consequência sentimos o sentido de protagonizar e contribuir para os outros e para nós mesmos. Essa é a a educação que a instituição deve promover a todos, sem extinção.
