Poema sobre Existência
Não sei se o que eu faço ajuda o mundo de alguma forma; talvez minha existência seja a prova da minha insignificância.
Aqueles que não aprenderam a lidar com o passado arrastam seus traumas por toda uma existência, comportando-se como feras acuadas que precisam atacar antes para não enfrentar supostas ameaças que só existem em suas cabeças.
O vazio não é nada. O vazio é um tipo de existência. Você deve usar esse vazio existencial para se preencher.
Em todas as etapas da nossa existência, enfrentamos ciclos de transformação, na qual nos impulsionam a evoluir.
Qual o propósito da existência? Eu apostaria na lei da compensação que Buddha chamou de "caminho do meio", alguns de "lei do retorno", e outros de "princípio da ação e reação", mas onde tudo se resumiria à busca pelo ponto de equilíbrio levado ao físico, ao mental e ao espiritual. Se comeu em excesso num dia, faça jejum no outro; se foi tomado pela cólera numa determinada hora, concentre-se em meditar na próxima; se atingiu alguém com suas ações hoje, ao nascer do sol conscientiza-se e peça desculpas; se foi atingido em sua auto-estima em algum momento, no seguinte se imponha de forma a que não o repitam. Tal sentido de vida não se inspira em crença, mas na lógica de pontos equidistantes que não nos colocam acima ou abaixo, nem à direita ou à esquerda, mas no único lugar que nos mostrará o porto seguro situado entre os extremos. Essa é a posição onde apenas SE É, pura e simplesmente. Nas demais só se poderá ESTAR, e em nenhuma delas você se encontrará naquela à qual realmente pertença.
Quem foi que disse que a primeira impressão é a que fica? Conheço quem passou toda sua existência tentando aplicar o golpe perfeito, e na última oportunidade o consegue... E sai como mocinho desfrutando de todas as prerrogativas dos heróis, onde os golpes de uma vida inteira são zerados porque se mostrou bastante convincente no último.
Às vezes, basta o som do vento para justificar a existência, pois o medo de arriscar nos priva de grandes conquistas e impede que a vida se revele em sua plenitude
Diante de uma existência dada e tirada sem aviso, não há tempo para julgamentos; o esforço invisível de cada um é um chamado urgente para a gentileza, a única certeza que podemos semear na incerteza da partida.
A depreciação é o método pelo qual a insegurança procura equilibrar a balança da existência. Ninguém se esforça para silenciar o irrelevante.
O grande debate filosófico é a busca pela razão da existência...
E nesse pressuposto, deixamos de viver em busca da resposta.
A humanidade vagueia perdida no deserto da existência, em busca de um caminho. Vive um impasse: afinal, quem procura um caminho não está realmente perdido, ou estará, quando todos os caminhos parecem iguais dentro de uma mente conturbada.
Não me negue, por favor, o que dá sentido à minha existência: ter você ao meu lado por toda a minha vida.
A importância da minha existência para você desvanece-se no enigma do que você representa para mim...
“Nenhum ser humano nos pode garantir a existência do mel na lua-de-mel; o que se garante é apenas a lua, que não depende de promessas.”Furucuto, 2025
"A mente é a única parte do conjunto da tua existencia, que gera o pensamento. E o pensamento é que te permite sensoriar a liberdade na sua plenitude. A liberdade para pensar e para sentir."
Nessa altura da minha existência só quero intimidade com o meu ** porque preciso dele pra cagar, pro mundo.
É incrível ter a oportunidade de viver essa curta existência com você, por isso a amo por mil vidas em curtos espaços de milhões de vezes por milésimos de segundos.
A existência plena não se mede pelos sinais exteriores de aprovação, nem pelos prazeres efêmeros que a aparência valoriza, mas se revela na congruência silenciosa entre consciência, lembranças, escolhas e o discernimento das verdades que o mundo, apressado e superficial, insiste em mascarar.
