Poema sobre Educação da Escola
ESCOLA APRENDIZ
A escola diz que o aluno não quer aprender.
Mas a escola também não.
A inclusão segue tentando ensinar à escola uma lição:
Se não conhecemos bem a realidade de alguém,
A EMPATIA deve ser nosso GUIA.
Se nos dizem onde dói, perguntamos como ajudar.
Em vez de dizer apenas que é preciso se acostumar.
Se lidamos com pessoas, elas não cabem em fôrmas.
Se a escola semeia a sociedade do futuro,
O que colheremos, então, se a escola não puder
Aprender com a inclusão?
A ESCOLA SABE APRENDER?
A inclusão segue tentando ensinar
Que a realidade do outro não se pode julgar
Se nunca percorremos certa rodovia,
A EMPATIA deve ser nosso GUIA
Se nos dizem onde dói, perguntamos como ajudar
Mas a escola diz apenas
Que é preciso se acostumar
Se a escola semeia a sociedade do futuro,
Mas em vez de solidariedade constrói um muro,
O que colheremos, então, enquanto civilização
Se a escola não puder aprender com a inclusão?
Não apresse seu destino pra não ter complicações futuras.
A vida é uma ótima escola e o tempo é um excelente professor
...
Haredita Angel 26 de dezembro de 2015 às 19:53
"Na escola da vida, somos reprovados em algumas matérias, mas, Deus não se cansa de nos fazer repetir! Aí está a sua misericórdia!"
Haredita Angel
"Na escola da vida, somos reprovados em algumas matérias, mas Deus não se cansa de nos fazer repetir...
Aí está a sua misericórdia!
Acreditar que só se vive uma vez, é muita limitação!"
☆Haredita Angel
Amor de escola
Eu a menina flor, fardadinha de amor...
Você o menino do sorriso mais lindo,
dava até vontade de morar nele.
Toca o sino: recreio, você, eu, brincadeiras,
sorrisos, pipocas e nosso amor de meia hora.
Toca o sino: aula.
Toca o sino: embora.
-Momentos doces e inesquecíveis.
Eram tantos os sonhos...
Hoje é tanta a saudade!
Por onde andará você meu menino?
☆Haredita Angel -12.09.14
Na escola da vida,
era uma boa aluna,
levava como podia,
ajudava como podia,
sofria só pelo que deveria,
não prolongava
o que não deveria
mas o mais importante,
sorria, sempre que podia.
Querida escola
medo
desconforto
solidão
agonia
insegurança
pânico
tristeza
desanimo
raiva
indiferença
pavor,
por que me faz sentir assim?
por que só é difícil pra mim?
por que não consigo dizer que sim?
coloco a culpa em você
mas no fundo eu sei que o porquê,
o problema sou eu.
Às vezes nasce uma canção
Da casa para a escola,
Da escola para a casa,
Entre tarefas e lições,
Recreios e distrações,
Às vezes nasce uma canção,
Para amigos de coração.
Somos Grandes Amigos,
Somos Grandes Irmãos,
E desses momentos bonitos,
Às vezes nasce uma canção.
Borrachas apagam,
Canetas escrevem,
Grandes amigos
Jamais se despedem.
Dizem apenas de maneira leve:
- Um abraço e até breve !
Somos Grandes Amigos,
Somos Grandes Irmãos,
E desses momentos bonitos,
Às vezes nasce uma canção.
Bate-bola
Já busquei Araçá
na porta da escola,
Saí pela rua com
a fantasia de Bate-bola,
Um dia quem sabe quando
menos pensar num toque
de abracadabra a gente namora.
Saudade da minha escola
Meu primeiro dia de aula
e do medo que eu senti naquele dia
Minha mãe me encorajando
Dizendo era preciso
No fundo, minha mãe sabia
Que meu maior medo era o dela
Deus não podia ter feito
Uma Mãe melhor que aquela
E eu fui
Com o tempo a coisa flui
As coisas que vão acontecendo
Vão diluindo nossos medos
Medo da vida
Medo do Mundo
Medo das coisas que estão lá fora
Medo de não saber tirar o medo
e colocar os filhos nos trilhos
Quando chega a nossa hora
de sermos nós
Os Portadores do medo
Aquelas Mães
Guardaram a Sete Chaves
Muitos segredos
Em mesclar um olhar carinhoso
Um zelo prestimoso
Uma chinelada suave
A voz que se tornava grave
E um dedo em riste, sempre que preciso
Aquilo ensinava juízo e prudência
Mas eu nunca...jamais aprendi
A ter a mesma eloqüência
Com tamanha simplicidade
Hoje, as nossas Mães aparentam
Ter ficado tão pequenas
Apenas parecem
Teus filhos cresceram, Mães
Mas...dias há, que carecem
Daquelas boas chineladas
O Mundo não ensinou-nos
Nada com tanto carinho
E com tanta sabedoria
A gente é que não enxergava
Tanta coisa boa
Que os filhos, nós
(essa gente à toa)
Fomos recebendo e deixando ficar
Neste longo caminho que trilhamos juntos
Por mais que eu tenha aprendido, Mãe
Eu nunca soube fazer nada
Que nem você fazia
E isso agora me dói muito
Hoje eu vejo que sempre foste
Senhora, em qualquer assunto.
edsonricardopaiva
Só dois tipos de pessoas podem não gostar de mim: as que não me conhecem, e as que me conheceram demais.
Que tenhamos um excelente dia de recuperação.
Viver um dia por vez é como contar gotas.
O mundo está convalescente.
- Sophie.- , disse Hort, seguindo atrás dela.
- Mmmm?.-
- Você não está com ciúmes que a Agatha tenha um príncipe, uma coroa e um reino, e tudo mais?.-, Hort, insistiu, incrédulo.
- Não está com ciúmes por Agatha ser uma rainha?. -
Ele a viu parar junto aos portões, com o rosto de lado, enquanto os alunos passaram.
- Um pouquinho, é claro.-
Ela admitiu, baixinho.
- Mas, depois eu me lembro... -
Sophie se virou de volta, olhando para ele, com um sorriso radiante como diamantes.
- Eu sou eu.-
Sophie e Agatha se olharam pela última vez, mas nenhuma das duas gritou pela outra.
As duas,que um dia compartilharam um amor verdadeiro, agora se separaram como estranhas, cada uma nos braços de um rapaz, o Bem com o Bem, o Mal com o Mal...
... Ambas com seus pedidos concedidos.
Imaginação de criança
Imaginação de criança
É como nuvem
Livre, leve e solta
Ou como o Sol
Que ilumina dia a dia
Imaginação de criança é como melodia
Às vezes desafina
Mas é também como poesia
Obra divina
Imaginação de criança é como avião
Voa lá nos altos
No ritmo dos pássaros
Mas sempre tem que pousar no chão
Saudade da minha terra
Saudade da minha terra
Pois aqui nao sei viver
Quero ir embora
Minha mão eu quero ver
Aqui na cidade grande
tenho motivos pra sofrer
pois não tenho a minha mãe
A razão do meu viver
Tenho meu trabalho
Tenho minha profissão
So não tenho minha felicidade
Pois deixei no meu sertão
Voltarei mãe
Para ficar ao seu lado
Pra matar minha saudade
E por você ser consolado
PRECOCEITO DIDÁTICO
É o mais decepcionante e vem, geralmente, de uma pessoa que gostávamos, que desconhece o tema, tentando nos “ensinar” como “deveríamos fazer” na educação dos nossos filhos com deficiência intelectual.
Toda família como a nossa passa por isso!
IMAGEM: Banner em tons de azul degradé
- Relacionados
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- Citações sobre Escola
- Poemas de Paulo Freire sobre educação, escolas e mais
- Poemas sobre a Educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
