Poema sobre Educação da Escola
Criança é uma caixinha vazia, onde os pais guardam tudo, o que acham de melhorar, para a estrutura emocional e educacional que ela irá utilizar para o resto da vida.
" Se você passar conteúdo, formará somente o aluno, mas se você ensinar sobre caráter, formará um grande humano ".
Um filho é uma maratona sem fim, com etapas, ensinamentos, valores e preparação para enfrentar o mundo e a vida com mais sabedoria que a de seus pais.
Quando em uma sociedade, há overdose de palavras de auto ajuda e superação em todos os segmentos da sociedade, a fraqueza e incompetência se tornaram padrões exaltados de um povo.
"Na história seremos lembrados como parte da solução ou do problema. Escolha sempre ser parte da solução!"
Personalidade é a coragem (ou falta dela) para defender o que consideramos justo; comportamento, é nossa postura cotidiana.
Podemos ter um comportamento sereno, amistoso, alegre... e, ao mesmo tempo, ter a capacidade de enfrentamento em uma situação que ponha à prova nossos valores. Mas comportar-se de maneira agressiva sob o pretexto de ter uma personalidade “forte”, a mim não me parece razoável. Afinal, será que nossos valores estão sendo postos à prova cotidianamente ou estamos simplesmente nos expressando de forma áspera quando poderíamos expor nosso ponto de vista de uma maneira que não agrida nosso interlocutor?
As pessoas são verdadeiramente educadas por meio de suas ações. Elas possuem mentes educadas e demonstram educação em suas interações com os outros.
As pessoas estão cada vez mais educadas: falam ”por favor”, “obrigado”, “tenha um bom dia”. Enquanto isto, aumentam os roubos e os assassinatos.
Hiperfocada na INTELIGÊNCIA, COERÊNCIA e TOLERÂNCIA
da FAMÍLIA e da SOCIEDADE, dispensa outros rótulos
"Não seja centro de reabilitação de ninguém tentando educar marmanjo que não presta. Um homem bom preza por sua essência, sua educação e valoriza sua moral, sem contar que já vem com valores inegociáveis."
Ouvir a palavra NÃO na infância pode construir um profissional mais resiliente e com mais empatia.
Ainda há profissionais que não sabem aceitar negativas, porque não tiveram limites na infância.
Passar pela vida sem ter, educar e acompanhar a evolução de um filho. É como não se molhar com a chuva e tomar um sorvete no verão.
Cada filho tem sua personalidade almática, sua identidade terrena e um ponto de vista próprio e reflexivo sobre tudo e todos. Saber identificar isso permite ajudá-lo em sua trajetória de evolução pessoal, profissional ou empreendedora, além da espiritual que é a mais importante.
Ser educador envolve agir com generosidade e parceria porque essas atitudes criam um ambiente de aprendizado positivo e enriquecedor. A generosidade permite compartilhar conhecimento e experiência de forma altruísta, ajudando as crianças a se desenvolverem. A parceria, em sua essência, fomenta a colaboração, no qual os educadores e as crianças trabalham juntos para alcançar objetivos educacionais, criando um ambiente de aprendizado mais eficaz e marcante. Deixar marcas cheias de encantamento significa inspirar, motivar, a partir de diferente vivências o que torna o processo de desenvolvimento significativo e memorável.
Devemos transformar a teoria e o modo de educar que têm nos dominado até agora em um objetivo comum da humanidade.
Não há nenhuma inteligência artificial que substitua a dedicação, o empenho e a felicidade de um professor em ensinar
