Poema sobre verdade
O ápice da mediocridade é por os outros de joelhos, para se ter a falsa sensação de que está crescendo.
"Bússola da moralidade, luz que ilumina o caminho da justiça e pedra angular da virtude. É a honra. Sustenta a estrutura do caráter e integridade, guia a tomar decisões que respeitem a dignidade humana e verdade, norteia e dirige na direção do que é certo nos mantendo firmes em nossos princípios, mesmo diante das adversidades."
Sergio Lopes de Souza Junior
As religiões constroem capelas, sinagogas, rincões e templos, mas se você falar a verdade, não cabe em nenhuma igreja.
Quem é descuidado com a verdade em questões pequenas não pode ser confiável em questões importantes.
Eu não quero mentir pros meus amigos, nem esconder a verdade. Mas não quero ter que ouvir o que eles têm a dizer. Eu só quero viver a minha vida.
(Kelly)
Que eu seja julgado pelas coisas que eu falo ou pelas coisas que eu faço, jamais pelas coisas que acham que eu faria ou acham que eu falaria. O achismo pode fazer você ter uma má impressão de mim.
Quão frequente nos prendermos nas correntes ilusórias, maior as chances de nos decepcionarmos com a realidade que vivemos. Criamos pontes, abrimos caminhos, mas desabamos na vã esperança das nossas projeções e desejos. Mas ser realista, contrário do que muitos pensam, não é ser negativo ou pessimista. É criar um estado confortável e tênue com a razão sobrepujando a plenitude. É eficaz que sejamos, sim, verdadeiros consigo mesmos para aceitar as circunstâncias e manter a serenidade nos momentos decisivos.
Eu não preciso de muitas coisas para viver. Aliás, podem me tirar tudo, menos o seu amor. A verdade é que eu não consigo viver sem você!
Vivemos em um mundo em que as pessoas fazem apologia à verdade, mas contraditoriamente têm tanta dificuldade pra aceitá-la que, às vezes, pra nos poupar do desgaste do confronto a gente prefere mentir.
As pessoas necessitam urgentemente de entenderem, que existem argumentos melhores que os “SEUS’, cabendo-lhes o uso da efetiva “HUMILDADE”. Desta forma, irão fugir da “VERDADE ABSOLUTA”, o que lhes permitirão a “TOLERÂNCIA” e compreenderão que a “EXPERIÊNCIA” adquirida, lhes gerarão a “SABEDORIA”, levando-as ao exercício da “PARTILHA e do AMOR”.
Serdes Vós Quem Deveis Buscar a VERDADE. A VERDADE não chegará até vós até que a intencione e à busque. Vô-lo digo que quem não busca a VERDADE não a aceitará quando a ele(a) revelada, antes tentará refutá-la com as crenças limitantes enraizadas por seu ego doutrinado pelo mundo.
Fazer uma pessoa se sentir mal por algum tempo, como resposta reflexiva a uma injustiça praticada. É menos prazeroso e satisfatório do que causar uma mudança significativa em seu caráter. De modo, que esta pessoa deixe de produzir maus hábitos e estimule o bem comum por onde passar.
Thiago S. Oliveira (1986 a)
