Poema sobre verdade
"Tenha mais apreço pelos detratores dos seus pensamentos do que pelos bajuladores, o primeiro você é eternamente grato, o segundo você diz obrigado."
A modificação e a má interpretação dos fatos verídicos que giram em torno de toda a história do comportamento humano sempre se deu pelo fato de que alguns seres humanos intitularam suas experiências vívidas e suas personalidades individuais como verdades absolutas.
Tudo que produz uma ilusão capaz de fazer o ser humano distanciar-se da verdade pré-estabelecida por Deus é conceituado como "magia"
Conhecer a verdade, praticar a verdade; é o único caminho, diferente disso é descaminho. Depois: praticar a empatia, a misericórdia
Agora, ando perdido em meus pensamentos na luta entre te esquecer e te lembrar, sendo que quando faço o primeiro o segundo acontece inconsciente.
Dizem que a força do pensamento atrai, se verdade fosse, estarias aqui.
Se eu já fiz coisas que prometi nunca fazer, isso só me prova que as pessoas nunca são como dizem ser!
A verdade quando proferida é duramente repreendida, pois a sociedade prefere uma mentira confortável do que uma verdade inconveniente.
Às vezes parar para refletir sobre ideias primitivas que são tomadas como verdade absoluta, é o que falta à humanidade.
A verdade, é importante que se diga, nem sempre é nítida. Quando se trata de afeto, somos criaturas confusas, habitadas por dúvidas e contradições. Por isso, mais importante que aquilo ouvimos é o que vemos. Mais importante que sentimentos, são ações.
A verdade em si é simples. Porque não tem de ser agradável aos ouvidos ou aceita por quem a ouve, prescinde de todos os floreios. Porque nunca é injusta, pode até fustigar, mas não causa dor.
Não consigo me imaginar pensando igual a você, até porque se assim acontecesse não seriamos dois, mas apenas um e, não nos completaríamos um ao outro... E na verdade, não desejo ser você!
Os meus adversários serão obrigados a reconhecer que tenho razão. A verdade triunfará. . . Até agora todos os meus jejuns foram maravilhosos: não digo em sentido material, mas por aquilo que acontece dentro de mim.
É uma paz celestial.
Tenho profunda fé no método de jejum particular e público. . . Sofrer mesmo até a morte, e, portanto mesmo mediante um jejum perpétuo, e a arma extrema do satyagrahi. É o último dever que podemos cumprir. O Jejum faz parte de meu ser, como acontece, em maior ou menor escala, com todos os que procuraram a verdade. Eu estou fazendo uma experiência de ahimsa em vasta escala, uma experiência talvez até hoje desconhecida pela história.
A vida não é cruel. São apenas nossos atos que pesam contra nós, quando pensamos ser corretos, mas na verdade insistimos em seguir um caminho errado.
Tenho certa preferência por ásperas e duras verdades, ao invés da simpática diplomacia da falsidade.
São tantas dualidades que nem sempre fico com a mais racional... Viver é escolher entre as ilusões que criamos para nos libertar ou acreditar nas ilusões de outras pessoas, mesmo sabendo que tudo não passa de mentiras bem contadas.
Crer na necessidade de ter malícia a fim de discernir a verdade é uma crença a que nós, frequentemente, não raro sempre, nos submetemos; conquanto em nenhum momento a maldade se relaciona à verdade. Pelo contrário, não há maldade ou bondade, haja vista que derivam do princípio do julgamento, o qual por sua vez é baseado na prerrogativa da polaridade, separando, classificando e reduzindo tudo conforme as vontades do ego.
