Poema quero te Conhecer
-Ser delicado-
Conhecer
Conhecer a si próprio
Conhecer a todos
Ate que ponto podemos julgar
A min
A você...
Julgar sem conhece
Sem entender
Sem se importar
Conheço o que?
A sua casca
Pode ser ela,
linda
Podre
Invejável
Desgastada
Julgar a sua superfície
de forma tão...
Delicada
Destruir seu infinito
de forma tão...
Abusada
Que mal tem?
Você se deixa levar tão bem
Ser que julga
Ser que conhece
Como pode
de forma tão
Deprimente
Se denominar
Delicado
A escola que educa de verdade
educa para a vida,
onde cada momento dentro da escola
é uma oportunidade de aprender.
Do ato sistematizado do professor
ao informal do zelador.
Dentro da escola, o próprio ar que se respira,
inspira o alvorecer do novo conhecer,
pois a criança assimila tudo que ver.
A educação é uma relação cultural
onde quem faz a intermediação
e quem é o alvo dela
trocam experiências vividas,
de realidades distintas,
havendo uma ruptura de velhos saberes,
para a construção do novo conhecer.
Nossos dias...
Ontem eu te conheci,
Ontem provei seu amor
Ontem você me fez feliz
Ontem você me realizou
Hoje, eu te perdi
Hoje você me deixou
Hoje estou infeliz
Hoje não sei mais do amor.
Amanhã outro dia será
Amanhã não quero mais essa dor
Amanhã se você voltar
Não te darei o meu grande amor.
E depois se quiseres me amar
E depois quando falta sentir
E depois quando o dia raiar
Não sentirei mais nada por ti.
Podemos viajar, passear, conhecer lugares maravilhosos, pessoas sensacionais...
Tudo isso é muito prazeroso mas, estaremos sempre buscando!
E de repente, em um estralar de dedos, nos damos conta que a melhor viagem
é o caminho do auto conhecimento!
Conhecer a si próprio significa trafegar por um terreno ingrime rodeado por flores
Andar por ruas escuras com luzes que iluminam e que ardem os olhos
Ouvir atentamente o que o silêncio nos fala.
Sofrimento, alegria, tudo se mistura nos provendo equilíbrio e valor para nossa existência.
Virar-se no avesso! Esse é o caminho!
O que eu carrego comigo?
Tudo.
As coisas que vi, que ouvi, que senti.
As pessoas que conheci, convivi e as que perdi.
As dores que sofri e os momentos em que caí.
Tudo o que consegui e até do que eu desisti.
Sou esse grande amontoado de coisas. Eu sou isso aí.
Qual é o nome do meu ser?
Quantos nomes posso ter?
Um nome que alguém me deu
Um nome que eu quero ter
Meu nome quem é você?
Meu ser quero conhecer
Mesmo sem nome
Eu e você vamos ser Um
"A pior coisa que pode acontecer com um ser humano é ele entregar a sua vida a Jesus Cristo e depois abandoná-lo".
Anderson Silva
"Até hoje não conheço uma pessoa que ficou mais próspera e feliz depois de ter abandonado a igreja e o Senhor Jesus Cristo".
Anderson Silva
CONHECER A TI MESMO
Este é um dos maiores desafios do homem aqui na Terra. Colocar-se de frente a si mesmo todos os dias, analisando todas as circunstâncias em que há a sua participação no palco da existência.
Dessa perspectiva, o ego deixa de ser o autor principal de nossas vidas para dar espaço ao aprendizado em toda a sua plenitude.
Você não conhece bem alguém só no fim de uma relação.
Presta atenção!
Você não conheceu foi nada, você inventou uma pessoa e ela simplesmente não existia!
“Compreender e respeitar o próximo é dar a si a oportunidade do autoconhecimento, condição sine qua non para conviver melhor e também para aceitar a si mesmo”
Ney P. Batista
Mar/26/2022
Na maior parte do tempo, não consigo esquecer o seu rosto.
Tenho que considerar uma coisa;
Você é o livro que sempre imaginei ler.
A Compreensão é sempre o exercício mais difícil. E eu vou vos dizer o porquê.
Compreender algo significa vê-lo em sua essência (enxergar seu âmago, sua alma), conhecer sua função, sua aplicação na vida. O motivo de algo ser o que é pelo tempo em que precisar sê-lo. Compreender, no entanto, não implica aceitar. Apenas conhecer algo (um conceito, uma ideia, um assunto etc.) em sua essência.
Ser livre é conhecer a si mesmo,
e não ser marionete de ninguém.
Hoje estou livre, porque a minha
alma tem um Criador que me
destinou a este mundo para
amar e ser feliz.
Que seja construído dentro
do construto, que a minha
alma olhe para Deus, e diga
obrigado por mais um dia
de vida,
minha gratidão, por ser livre...
o destino não me deixava em paz
tudo tinha seu nome escrito atrás
podia ser na TV ou no PC
mas o tempo todo eu via você
