Poema o Homem Certo
A Rosa Tatuada
Certo dia em um mundo totalmente desconhecido, conheci a mais perfeita rosa.
Me olhando com seu jeito desconfiado, cheia de estilo, ela me cativou.
Com a convivência, pude perceber, que ela vivia só e amava sua solidão, o que a alimentava era seu orgulho.
E permanecia assim isolada em sua redoma de cristal, pois tudo a incomodava, eram poucas as palavras que soavam de sua boca, essas vinham como melodias, enchendo meus ouvidos.
Amante de poesias, sabia enfeitiçar como ninguém, sabia ser gentil e amarga ao mesmo tempo, mudando seu temperamento.
Uma grande mistura de maldade e pureza, conseguia enxergar de longe o grande vazio que existia em seu coração.
Ela jamais conheceu o amor, mais me dizia coisas lindas sobre ele.
Então me questionava, como pode entender tanto de amores, se jamais saiu de sua redoma.
Contava mentiras a todas rosas em sua volta, ela própria preenchia seu universo, gritando e sonhando com sua felicidade.
E como um cigarro, queimava e ardia de amor, aos poucos se consumindo, mas mesmo assim essa linda rosa poderia roubar toda a essência, grandeza de qualquer flor.
Tentava entender, todas as noites, como ela dormia num sono profundo, o nome dela era Krysia Coutinho, a unica capaz de desvendar todos os mistérios que cabiam em seu pequeno/grande mundo.
Despeço-me deste texto sem muitas explicações, mais de uma coisa eu sei, essa rosa terá para sempre minha total admiração.
PLANOS E OBJETIVOS?
Certo dia me indagaram sobre meus objetivos, em cada fase possui um, minha vida deu muitas voltas, os rumos mudavam da noite pro dia, algumas pessoas entravam e saiam do meu cotidiano, outras desapareceram e voltaram, algumas permanecem diariamente, poucas continuam na mente.
O destino já me pôs em ciladas, diversões e romances de um fim de semana. Chorei, sorri, gritei, me calei.
Mudanças repentinas e inexperadas.
Veja bem, de acordo com meu diário infantil, aos 23 anos, eu estaria formada, casada e esperando meu terceiro filho, ou seja, daqui 6 meses!
É meus planos não sairam como o combinado. Ainda bem!
Meus objetivos pra hoje, realmente seria conseguir colocar um sorriso no rosto e finjir que tudo está bem, até cogitaria uma praia, um violão e uma água de coco mas ai é querer demais para um paulistano.
Se pensar pelo futuro próximo, quero liberdade de agir com a ânsia de acertar mas sem o medo de encarrar a verdade e os desafios;
quero crescer emocionalmente, quero evoluir a mente, criar ilusões frustradas, errar, sofrer e aprender!
O que você planejar, não depende só de você
A vida não é movida por objetivos, nem expectativas.
é movida pelos erros e fraquezas superadas, você é hoje, o resultado do que você já passou!
Acenderá alguma ponta de esperança, mesmo de onde não se espera um certo amor inigualável que erguerá a bandeira do sentimento;
Enquanto isso meu coração não deixa se extinguir a chama que queima e não se ver alimentando a esperança;
Sem a obrigação das ideias que se perde ou ganhe para deixar de lado as coisas fúteis;
Já tou cansado de viver em plantos
parece que tudo que faço nada da certo.
Acordo todo dia com esperança mas
ela vai morrendo ao decorrer do tempo.
Toda vez que uma pessoa brigava comigo, eu achava que estava certo na maioria das vezes.
Hoje sei que isso tem nome: Teimosia.
Toda vez que eu fazia uma boa ação e as pessoas não agradeciam, também descobri o nome disto: Se chama ingratidão.
Quando eu me levantava bem cedo da Cama e deixava desforrada e na maioria das vezes levava um recado da minha mãe, descobri que isso se chama: Preguiça.
Quando uma pessoa reconhece o que eu faço bom e me agradece, eu chamo isso de: Compaixão.
Quando deixo comida no prato as vezes que almoço, eu penso nas pessoas que poderiam lutar por aquele resto de comida, Hoje eu sei que isso tem nome: Desperdício.
Toda vez que eu viajava para um lugar estranho e conhecia novas pessoas e ficava meio tímido, reconheço que isso se chama: Timidez e aprendizagem.
Percebo também que existem pessoas que gostam de mim, mas não sabem expressar de maneira clara este sentimento, essas pessoas eu as chamo de: Amigos
O momento certo que importa é confiar no descanso de seus braços ouvindo meus acertos e separando os meus erros;
Desejo as lembranças que me fazem chorar de emoção, que fez até aqui meu amor me sustentar e não olhar para trás;
E meus esforços para te engrandecer são cultivante para então lhe roubar um único sorriso;
Retiscências sobre a vida moderna
Não se arrepende
Certo tipo de gente
A que o mundo atende,
Por não ter valor.
Quem finge,
Disfarça o que sente,
E sabe que mente
Na ausência do amor.
Ao que rí ao dizermos
Que amamos,
Enquanto, por engano,
Engolimos a dor.
Por quem vivemos
Por anos
Quase sempre doando,
Nosso brilho e cor.
Vivendo, sem nostalgia,
O “hoje em dia”,
É que recuperamos
A alegria e a energia
E a sutil magia
Que um dia deixamos.
Acredite o quão possível
E um tanto incrível
É sermos assim:
Completos,
Intransferíveis,
Passíveis do início, do meio e do fim.
Renata M. Vilas Boas - 01/09/2006
O Outro Bicho
Sem destino certo, caminhava pelas ruas como um cão farejando alimento. Eu estava faminto.
Se batia à porta das pessoas, a hostilidade das donas e seus maridos causava-me medo. Minha presença provocava-lhes repugnância.
Sequer podia transitar nas calçadas frente a restaurantes sem ser vigiado ou humilhado por seguranças. Mendigos prejudicam a reputação do comércio, diziam.
Minha esperança era revirar o lixo nas lixeiras de restaurantes e, quando encontrava algo comestível, lançava-o goela abaixo sem me importar com o cheiro e o gosto desagradável.
Aquela manhã tornei-me objeto de curiosidade de um garoto, provavelmente em seus seis anos de idade. Enquanto investigava o lixo de um restaurante ao lado da escola, pelo pátio, um menino olhava-me fixamente. Estava atônito pelo espanto de perceber um homem sujo e tão magro se misturando ao lixo e dele comendo voraz.
O garoto não dizia palavra alguma. Apenas encarava-me com seus olhos insistentes que, por um momento pareceu-me gritar: “não coma isso. É lixo!” Senti-me envergonhado.
O sinal da escola tocou anunciando o término do recreio.
Lacrimaram meus olhos em ver aquele menino, meu Deus, livre de qualquer preconceito, na inocência de sua vida, com as mãozinhas trêmulas me oferecer da sua lancheira para comer.
Se é o que me tem ao certo é viver na contemplação de um coração roubado me faz perder minha ingenuidade para querer ser feliz;
Inconscientemente desata a carência que vive em mim, mas com as esperanças de desatarem;
Meu caminho se faz um pouco perdido procurando o que eu quis achar minhas certezas para que meu coração encoste ao seu;
Se ele não te valorizou, não preocupe-se, certamente há sábio e de bom gosto que o faça; tão certo quanto, este que não te apreciou é daquele tipo rústico ou pouco esperto, adaptado a pouco e de padrão baixo, pois se você tem os seus valores e postura e ele mesmo assim não te enxergou, é porque quem é acostumado a bijuteria não reconhece uma joia quando depara-se com uma.
Se julga-se joia, comporte-se como uma pedra preciosa, não como bijuteria; No momento certo um bom conhecedor e apreciador de belas joias, realmente, te achará e te dará o devido valor. Mas valorize-se como tal, bons conhecedores não se enganam.
Queria te ter mais perto,
certo, de dia, de noite, com chuva, sem chuva.
Queria te ter completo, sério, careta, sincero.
Queria um amor sem rodeios.
Um amor com cheiro, forma, calor e tantos outros adereços.
Um amor tenro, sem dor. Um amor cor - aquele que te deixa tão leve, tão alegre, que parece visita ao circo. Um amor que poderia ter alguns defeitos, que poderia ser isto ou aquilo, mas por favor – um amor inteiro, sem metades, sem falsidade – inteiro.
Tudo irá dar certo
de um jeito ou de outro
nao podemos dizer o que queremos
e sim esperar o que Deus sabe que é melhor para nós
não podemos dizer nem o que não queremos
pois tem de ser o que Deus diz ser o melhor para nós!
É certo que somos consequências inevitáveis das nossas escolhas. O agora se refletirá no depois que, por sua vez, se encerrará na justificação do antes. Ora, o medo é, muitas vezes, inevitável, mas isso justifica que eu adote uma postura passiva de quem sabe o que me espera, mas espera retardar o devir inevitável?
Assisto diariamente pessoas que sabem que se aproximam de momentos decisivos (se é que todos não o são), mas que se fazem indiferentes a essa realidade, como se o não pensar no que lhes vem, evita-se o que de fato lhes virá. Pessoas que ignoram que seu esforço será justificado, mas que sua indiferença e inação lhes serão cobradas pela credora mais cruel: a vida.
Nós somos donos do nosso destino e a sorte não nos ajudará de graça.
Não deu certo? Claro que deu, o tempo que tinha de dar. Agora vire a página e comece vida nova, mas antes não esqueça de deixar a antiga realmente para trás. Não vá desperdiçar o seu tempo tão precioso para boas coisas com o que apenas deu certo e não dá mais. Entenda que isso te serviu para crescer. Não atrapalhe as coisas do seu futuro que te darão a chance de dar certo por contra de outras do seu passado que possam não ter dado. O que não deu certo, para sempre, já teve a sua chance de dar. Existiu o suficiente; passou.
Renove-se e, no novo, permita-se excluir tudo o que acha que não foi bom, mantenha o que acha que foi e acrescente o que faltou, mas lembre-se que tudo o que passou, bom ou não tão bom assim, passou por alguma razão, valeu igualmente porque te deu a chance de aprender e a partir desta chance, se renovar. Tire proveito, não desperdice as oportunidades e nem faça os seus acontecimentos, sejam eles em forma de alegrias ou tristezas, terem sido em vão. Entenda que pode não ter sido para sempre, mas foi o tempo que tinha de ser e por uma boa razão. Aprenda com sabedoria sempre, recomece com dignidade quando necessário e agradeça a Deus com Fé e alegria por tudo.
Pago aquilo q devo e excluo a consequencia,
consequencia essa q não faz parte daquilo q é certo ,
certo não é certo no incerto,
incerto esse q me arrasta,
pra quela certa ideia errada de estar certa!
Fuga
Foge dessa tua nostalgia
a carne fria tem passagem pro deserto
o tempo certo é o mel que te valia
e a utopia é um túmulo semi aberto.
Andei observando existem certo ”amigos” que só lembram que o outro existe quando estão no perengue, precisando desabafar e tal…
Put’z mas quando estão bem nem se quer lembram que esse mesmos existem, e o mais impressionante é que esses ouvintes, conselheiros, nunca dizem não e estão sempre ali prontos para ajudar mesmo sabendo que se fosse com eles a historia seria bem diferente.
E quer saber isso é o que importa pois de ou forma ou de outra eles um dia colherão os bons frutos.
Esta é mais uma carta, que não sei ao certo se irá ficar na velha gaveta empoeirada… Espero que entre no quarto e a pegue de dentro.
Queria apenas um recado seu, encima da escrivaninha!
Um pequeno bilhete, com algo que muito signifique para mim…
Queria ouvir sua voz, apenas agora, para eterniza-la dentro do coração!
Queria poder tocar seu rosto apenas agora, para guarda-lo em meus olhos para todo sempre!
Eu queria ser apenas mais forte , queria poder suportar com você, e lhe dizer o que tenho sentido!
Eu queria apenas olhar os pássaros lá fora, e lembrar de você como um doce anjo, que voa pelo meu jardim!
E isto amadurece a cada minuto, e se eu fico sem jeito , isto quer dizer muito…
E se eu olho em seus olhos, isto quer dizer muito…
e se eu gaguejar, isto poderá parecer engraçado, mas quero dizer muito mais…
Tenho sentido sua falta, mas cada vez que conversamos sinto o amanhecer mais próximo, e a noite mais estrelada.
Isto quer dizer algo, existe algo por dentro!
Queria que me visse sorrir, apenas agora, para ver o que há por dentro!
Queria apenas que pudesse ouvir a canção, para viver intensamente!
Queria que existisse aqui, apenas agora ,longe de qualquer ilusão!
Queria estar ao seu lado, longe de qualquer tempestade, aonde o sol nasce ao sorrir da manhã!
Queria que prestasse atenção em cada detalhe, apenas agora,para que sejas não apenas o que há por dentro, mas o que há por fora.
A estrela e Mar de Manaira
Por regiões desconhecidas, minha alma vagueia!
Certo dia, inconseguentemente,pousa em outro planeta!
E entre galáxias,e satélites passeia,
quando é surpreendida, por uma estrela
das mais brilhantes que no espaço havia
que por tempestades de meteoros assustada
da sua constelação, desgarra-se!
E, pela luminosidade da minha alma seduzida
timidamente no meu seio se abriga
e no enlevo daquele momento mágico
antes que o sol tudo a ilumiar viesse
das demais estrelas se despede
e juntamente comigo
ganha o espaço,correndo todos os riscos
e se refugia no meu pequeno planeta
Hoje, nas noites enluaradas
a mais brilhante estrela
que no espaço sideral havia
é vista com a minha alma de mãos dadas
passeando sobre o Mar de Manaira
Eu preciso...
Eu preciso aprender a amar leve.
Eu preciso aprender a te ter por certo tempo e me satisfazer com isso.
Preciso não sentir remorsos. Não ter ciúme.
Eu preciso que você me complete, mas, que na falta de você, outras coisas também o façam.
Preciso baby acreditar em tuas palavras.
Eu preciso me lembrar de tomar o engov do amor: tomar antes, como prevenção, como vacina; tomar depois para evitar ressaca, sofrimento.
Preciso olhar para você e apenas te ver: e não doer.
Preciso esperar com paciência, e crer na sua justificativa quando você não chegar. Preciso estar preparada para o seu não e entender que essa foi sua opção para a felicidade seja ela momentânea ou não, até porque, eu sou também momentânea, e quem não é? Eu preciso entender também que você tem o direito de voltar atrás e dizer sim. É natural: e preciso ter forças para aceita-lo de volta. Na verdade, preciso ter forças para dizer não também, porque forças para dizer sim eu não preciso ter: meu sim, para você, é o mesmo que piscar meus olhos para voce.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp