Poema Lembrança e Memória
Escrever é compartilhar ideais.
É falar sobre as memórias vividas, as lembradas e as esquecidas. É falar sobre o que não vivemos, do que sonhamos e sobrevivemos. Escrever não necessariamente é falar de si mesmo; escrevemos sobre outras vidas, até mesmo as que são imaginadas e criadas. Escrever também pode ser um discurso para o outro, sobre saber amar, viver, lembrar e inventar. É descrever as emoções em versos, que muitas vezes não é entendida, apenas compreendida e compartilhada. Escrever é permanecer dentro de si, e sobretudo, fugir para não mais pertencer a si mesmo.
Memórias são o auge da poesia apenas quando são lembranças de felicidade. Quando roçam em feridas sobre as quais cicatrizes se formaram, elas se tornam uma aflição dolorosa.
Das muitas memórias que carrego comigo, guardo a lembrança das crianças que se fizeram homens e a dos homens que envelheceram e se foram para nunca mais voltar. A voz em cada um de nós torna-se arrastada e o gemido de uma enfermidade aos poucos nos corroei por dentro. Esta é nossa sina e a condição que esta reservada a cada ser humano, seja rico ou pobre. Tudo passa por nós, tudo se repete, por que é preciso que tudo mude para que tudo volte ao mesmo.
memórias são tortuosas, são doloridas mas no fundo, são felizes. Lembram-se ainda o quanto um ria do outro. Lembram-se ainda das noites longas e vazias. E o pior. Ela se lembra ainda do seu amor em vão por aquele menino. História mais pacata e sem sal mas que comove. Comove porque a menina se transforma nisso aos poucos. Ela queria te fazer mudar, mudar a história e se mudar. Mas só quem mudou foi ela. Você talvez tenha mudado, mas foi para pior, bem pior. O conto é perdido, é triste, é sozinho, sem nenhum personagem que envolva isso.
E você vai deixar que sua vida fique presa em memórias, em lembranças? Ou vai correr atrás pra fazer um futuro melhor que o passado?
Você um dia para mim foi tudo e muito mais, hoje você não passa de memórias que me lembram que nesse mesmo dia eu fui nada para você...
Estava lembrando umas das poucas memorias do passado relacionado a minha infância, juventude, adolescência e maioridade. Buscando, relembrar alguns fatos que em dota a pessoa em que poderia ter em muitas faces da vida a refletir porque sim ou não em que poderia acontecer em fatos racionais de poder em atuar e falar e agir o correto ou não da certeza em estar certo em na nossa conduta do politicamente correto. Mas alem do fato existe muitas discrepâncias em que eu ou nos poderíamos ter o desejo de voltar a trás para refazer esse mesmo passado ou ter buscado uma outra estrada de vida. Lembra que você em que sempre existe na consciência que você poderia ter feito tudo diferente, mas não quer ser arrepender do que fez. Nossa historia somos a unica pessoa arquiteto do nosso destino em que sabemos o que ela realmente vale. Todos podem ate criticar, mas não tem autoridade sobre as nossas escolhas. Por isso a palavra Empirismo tem muito significado em minha vida. A minha vida foi feita por conhecimento e experiencia. O sapato que eu uso e meu numero e não o seu, e tenho absoluta certeza em que ele não entra em seu pê .
É só mais uma virada de ano chegando trazendo à tona todas as lembranças, memórias e recordações de todos esses 365 dias que se passaram, ou melhor, 365 oportunidades. 365 oportunidades de fazer diferente, de ser diferente, de tentar novamente. Um ano de muitas chegadas, muitas partidas, muitas despedidas. Muitas surpresas, muitas decepções, muitas palavras bobas que foram ditas ao vento e promessas feitas que se dissolveram com o tempo. Vários sonhos, vários desejos, várias orações. Vários beijos, vários abraços, vários corações. Um ano de muitas escolhas, de muitas expectativas, de muitas promessas. Um ano de muitas emoções, muitos sentimentos e muitos momentos. Um ano de desafios, de aprendizagem, de amadurecimento, de adaptação. Um ano que apesar dos pesares, compensou. Um ano que apesar de muitos momentos difíceis e de muitos empurrões da vida, valeu a pena. É só mais uma virada de ano chegando, mas dessa vez sem ilusões de criar expectativas para o próximo ano que está chegando, somente a certeza que estará entregue nas mãos da Deus, à favor da vida, de acordo com o destino. Para o próximo ano sem promessas e sem metas, apenas a de aproveitar os bons ventos e os bons sentimentos, com calma, amor e compreensão. Ano novo, caminhos novos, alma renovada.
As memórias que me assombravam voltaram à tona. Seria uma lembrança do meu passado? Ou a história estaria se repetindo?
Não alimente mágoas, nem rancor, nem raiva, nem fique preso a memórias e lembranças do que um dia poderia ter sido e não foi. Poderia te sido diferente? Poderia, mas não foi.
Momentos passam, situações viram memorias, essas viram lembranças que fazem parte da nossa história. Muitas pessoas estiveram em altas, mas amigos, esses sim fazem falta.
“São memórias que insistem em permanecer. São lembranças que insistem em ferir. São momentos que insistem em não voltar. São lágrimas que insistem em cair. São sorrisos que insistem em fingir. São pessoas que se foram e que não voltam mais, deixando um espaço amargo, amargo e vazio no lugar. São pessoas que não se importam, que não se lembram. São pessoas que a fazem querer desistir, mas que não conseguem. São pessoas que a consideram frágil, mas que não percebem a força que ela trás por trás do seu olhar. São pessoas, apenas pessoas.”
As lembranças sempre estaram vivas em nossas memorias .
quando a pessoa é importante pra a gente , nao importa o que digam dela . sempre iremos defender-la .
Quando a saudade aperta, é como se o coração se tornasse uma sala de memórias, onde cada lembrança é um raio de sol que ilumina a escuridão da ausência.
Tem certas coisas que merecem ser esquecidas. Porém, tem memórias que merecem ser lembradas para te tornar mais forte.
Tentar esquecer o que não queremos lembrar adoece. Deixar vir à tona as memórias dolorosas e encarar a realidade existencial é livrar-da dor silenciosa da alma.
Lembre, fale e liberte-se!
