28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
Os pais nos educam na infância e nós nos educamos na juventude ou seja aprendemos a auto-domesticar nós mesmos para dar respostas a sociedade
Mesmo entre os animais selvagens, a infância ressalta ingenuidade. É o tempo em que, para os homens ou os animais, abre-se a porta lúdica da vida, onde, o que realmente importa, é festejar a existência.
(Pensamentos soltos na brisa das tardes. Sorocaba/SP: Crearte Editora, 2013)
" Qual foi sua brincadeira favorita na infância? Há uma grande possibilidade de ser o seu maior talento, sabia? Pense nisso".
A infância é a forma mais poderosa de intuição que existe, embora algumas vezes contraproducente, passível de desequilíbrio, porém eterna e verdadeira.
Observe ao redor e veja que, desde a infância, o bom piloto, sempre o foi; o bom pintor, sempre o foi, bom médico, sempre o foi; o bom advogado, sempre o foi; o bom professor, sempre o foi; o bom comerciante, sempre o foi; ...
Meus pais erraram feio em ter colocado disciplinas religiosas na minha infância. Eu queria pode crescer sendo escolhedor das minhas próprias escolhas e poder conhecer o mundo melhor. Bem...Hoje eu conheço,e vejo que a religião não muda nada,apenas torna as pessoas escravas de suas próprias atitudes.
Ela tem os olhos de meio sol que desenhava entre as nuvens na infância. Disse minha mãe, fazendo meus olhos virarem poema.
Havia um tempo em que a infância era algo que nos ajudava a conhecer aos poucos o mundo em que vivíamos.
Hoje em dia ela serve apenas para nos fazer inocentes por um curto tempo.
A melhor lembrança gastronômica que tenho vem da infância: Comer acaçá na cidade de São Félix (BA) no dia de Cosme e Damião. Acaçá é feito de milho e enrolado em folha de bananeira.
A rápida migração do rural para urbano apagou memórias e tradições. Hoje, poucos sabem o que é acaçá. Eu não sei onde tem. E quem sabe?
"Penso que o livro fechado é a boca implorando voz, igual aos sonhos da infância que se extraviaram de nós”. Esta frase do poeta e cantor Pirisca Grecco traduz o sentimento de uma ação simples, mas que pode mudar muita coisa na vida de alguém: a leitura.
Às vezes é preciso largar aquele carrinho de infância que tanto gostamos, largar aquela cueca samba canção rasgada que gostamos de dormir com ela, largar as manias de infância e cair na real que já somos grandes adultos com responsabilidades, sonhos a serem realizados, lembrar que em casa tem alguém nos esperando da msm forma que saímos para trabalhar pela manhã e acima de tudo, temos que lembrar sempre que a vida é uma peça de teatro que a qualquer momento as cortinas podem se fechar, então, lembrem-se que somos os artistas e nosso lugar é no palco da vida, jamais queiram estar na platéia... Corram atrás, ou melhor, em busca do sucesso, permaneçam no palco para que no fim, possamos escutar e ver, mesmo que de longe, os tão merecidos aplausos do seu sucesso...
Tenho saudades da minha infância, quando eu podia dizer ou pensar coisas aletórias e ninguém me olhar torto como se eu fosse uma boba porque eu era criança e isso era totalmente aceitável pra idade. Sendo assim, eu podia ser eu mesma e feliz.
Ele vinha da infância e nunca tivera uma parceira estável, queria me viver até me esgotar, queria que montássemos juntos uma casa, que sonhássemos um futuro, que nos enchêssemos de compromissos de eternidade até as orelhas. Eu provinha da fatigante travessia da idade madura e sabia que a eternidade sempre se acaba, e tanto mais cedo quanto mais eterna.
Não há nada melhor que o sabor da nossa infância, só quando a gente cresce é que percebe o quanto é bom ser criança, correr livre por aí, falar coisas sem sentido que pra nós fazem todo sentido, pular e não se cansar, não precisar trabalhar, apenas brincar... pena que nós só percebemos isso quando crescemos e não dá mais pra voltar atrás...
Os passos são os mesmos, as direções sofrem variações a cada alvorecer, o que foi na minha infância, na juventude e hoje, eles são aparentemente firmes; mas as dúvidas nunca cessam; elas são a prova de que o ser racional precisa pensar para escolher melhor os últimos passos pelos caminhos do Planeta Terra.
Quem é bobo na vida sabe: ser bobo na vida cansa. Mas ser bobo é viver em plena infância. É acreditar que não há maldade nos olhos dos outros. E viver os seus dias sem esboço, sem premeditar outra coisa que não poesia. É dormir toda noite de barriga vazia mas a mente fértil de sonhos tolos.
- Relacionados
- Poemas sobre crianças que celebram a pureza infantil
- Frases sobre infância para abraçar nossa criança interior
- Versos Curtos da Infância
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- Lembranças da infância: frases para celebrar e reviver momentos
- Amizade de Infância
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
