Poema Fanatismo
A religião transforma os leigos em sábios funcionais...
E impõe a massa que os segue, que ela veja que os intelectuais são os verdadeiros leigos.
Algumas vezes, é bom desconfiar da própria intuição para evitar o autoengano. Confiar cegamente na própria intuição é um largo passo para tornar-se um fanático.
Divergência de crenças nunca será debatível, pois se nenhum dos lados está suscetível à mudanças, o fanatismo sobrepõe o ceticismo.
Judeus seguiam leis religiosas, e mataram Jesus. E você, só porque segue regras de sua igreja e canta hinos acha que será salvo?
A escola não é digna de bons mestres, basta um aluno ir contra um deles, alimentando seus caprichos e fanatismo, ela o discrimina. Sobram os que se adaptam, em nome do "ganha pão".
"A pessoa quando crê que esta no caminho do bem, qualquer maldade é acidente de percurso - vamos ficar atentos ao fanatismo, seja religioso ou politico.Depois o fanático nunca o é ...fanático é sempre o outro "
Silêncio total. Místico. Silêncio anterior à Aurora, apesar dos galos, apesar das sombras, apesar de nós. É o que eu desejo para as próximas noites do resto de nossas Vidas.
Concordar que sua vida profissional faça parte do resto das demais áreas de sua convivência é aceitar, num grau patológico, o excesso. É ser fanático, e fanatismo é doença.
Fanáticos religiosos e ativistas de causas homossexuais (aqueles que escarnecem das religiões alheias) são a mesma bosta para mim.
A diferença entre o sensato e o fanático é que o primeiro discute ideias e o segundo ataca as que lhe ditam, porque abdicou da legitimidade de seu autopensar para replicar o pensamento daqueles que segue.
A principal diferença entre uma ideologia que busca o bem coletivo com imparcialidade e uma seita fanática desprovida de pudores é que, na primeira, quando o propósito se perde, antigos apoiadores se rebelam e cobram o respeito à linha de ação. Já na segunda, após o líder assumir status de "divindade" seus seguidores permanecem defendendo o indefensável, independente da natureza das ações cometidas. A permanência, dessa forma, passa a justificar todos os meios empregados para mantê-la, sejam lícitos ou ilícitos, aceitáveis ou infames!
O diferente, para os intolerantes, é como o mel deixado às formigas: se houver um caminho para chegar até ele, esteja certo que o encontrarão.
O humor, expresso no arquétipo do truão, contraparte do arquétipo do ancião sábio, é sinal imprescindível da verdadeira sabedoria. Quando ausente, a criatura se leva a sério demais, e pode estar dando espaço ao esteriótipo do(a) sabichão(ona), do(a) fanático(a) ou do(a) "caçador(a) de bruxas", o(a) perseguidor(a) de "bodes expiatórios", tornando-se agente, assim, das forças do mal, e não das Potestades do bem.
A fé é um elemento importante para suportarmos as vicissitudes da vida e ela está ao alcance de todos os homens de boa vontade, mas devemos cultivar a fé raciocinada que enfrenta a verdade em qualquer tempo e que pode ser testada sem nos trazer decepções e nem gerar fanatismo.
"Ignorância."
A pior ignorância é aquela que grita sem saber da razão,aquela que está implantada no fanatismo cego!!!
"Em Pirapora, a nudez do rei (Dom Ratão) é evidente. Apenas os servos e os idiotas, inebriados pelo fanatismo, a confusão ideológica, os interesses pessoais e o cabide de empregos, continuam felizes a aplaudir ou a mugir"...
Todas as mentes fanáticas não se permitem duvidar e não aceitam dialogar, ou debater com quem tem pensamentos diferentes dos seus. Na minha atrevida e arrogante opinião todo aquele que não estuda é um tolo, aquele que não deseja mudar é fanático e aquele que não ousa é escravo, nestas categorias estão todos os religiosos do mundo e a maioria dos ateus também!
O ignorante não entende o explicado, é tolo, inocente. O fanático não admite nenhuma explicação, é insano, perigosíssimo.
