Poema da Necessidade
Tão irredutível quanto a necessidade de crer, a necessidade de explicações acompanha o homem desde o berço até ao túmulo. Ela contribuiu para criar os seus deuses e diariamente determina a gênese de numerosas opiniões. Essa necessidade intensa facilmente se satisfaz. As respostas mais rudimentares são suficientes. (...) Sempre ávido de certezas definitivas, o espírito humano guarda muito tempo as opiniões falsas fundadas na necessidade de explicações e considera como inimigos do seu repouso aqueles que as combatem. O principal inconveniente das opiniões baseadas em explicações errôneas é que, admitindo-as como definitivas, o homem não procura outras. Supor que se conhece a razão das coisas é um meio seguro de não a descobrir. A ignorância da nossa ignorância tem retardado de longos séculos os progressos das ciências e ainda, aliás, os restringe. A sede de explicações é tal que sempre foi achada alguma para os fenômenos menos compreensíveis. O espírito tem mais satisfação em admitir que Júpiter lança o raio do que em se confessar ignorante em relação às causas que o fazem rebentar.
Da necessidade da crença:
"Os elementos constitutivos da nossa existência pertencem, como sabemos, a três grupos: vida orgânica, vida afetiva, vida intelectual. A necessidade de crer alia-se à vida afetiva. Tão irredutível quanto a fome ou o amor ela é, freqüentemente, tão imperiosa. Constituindo uma invencível necessidade da nossa natureza afetiva, a crença não pode, e nisso é como um sentimento qualquer, ser voluntária e racional. A inteligência não a forma nem a governa".
Existia uma necessidade de perceber, entender, atingir o "amar em plenitude", pois viver tem seu peso e quem determina a entrega e a intensidade somos nós.
.....Imagine que amar é enxergar o que alguém espera ou precisa em você , é percepção pura, vem da alma , da carência humana, do desejo . Não são todos que leem com a pele, eu escrevo pra quem lê com a pele. Menos forte do que aparenta e mais sensível do que esconde...
Sabe quando a minha necessidade de agradar a todos acabou? Quando percebi que isso para muitos era apenas uma obrigação para comigo!
Era estranho, enquanto eu estava ao lado dela não sentia necessidade de estar ao lado de mais ninguém.
O dinheiro é necessidade não pode ser o principal, pois do que adianta mil na conta com caráter de um real
A sensibilidade te deixa forte pra perceber a necessidade do outro e completamente fraco sentindo suas próprias dores. E assim a vida se apresenta com suas loucas formas de ser.
Se as leis fossem iguais perante a todos, não existiria a necessidade de sermos iguais perante a lei!
o segredo da conquista é se adequar a necessidade do momento. se tiver que andar descalço ande , porque o mais importante são teus pés , não teus sapatos ...
Crer na necessidade de ter malícia a fim de discernir a verdade é uma crença a que nós, frequentemente, não raro sempre, nos submetemos; conquanto em nenhum momento a maldade se relaciona à verdade. Pelo contrário, não há maldade ou bondade, haja vista que derivam do princípio do julgamento, o qual por sua vez é baseado na prerrogativa da polaridade, separando, classificando e reduzindo tudo conforme as vontades do ego.
Para quem não tem “certezas” como eu, e que sente uma necessidade imensa de encontrar a fé que tudo suplanta, só resta continuar caminhando, vivendo a existência, experimentando a sua essência, a minha essência, a essência humana.
Os ignorantes, tem como defesa, criticar e humilhar as pessoas pela necessidade de sentirem-se melhores ou superiores.
Quando seguimos fielmente a Jesus, já estamos purificados e não há mais necessidade de retornarmos a este mundo, a não ser em casos especiais e missionários.
Somos consumidos pela necessidade. E a ignorância, é não saber qual é esta necessidade que nós consome!
Quem tem saudade da tua voz, vai ligar-te de madrugada.
■ Quem tem necessidade de estar contigo, vai procurar-te para conversar e perguntar como foi o teu dia, mesmo sabendo que a tua rotina é sempre a mesma. Quem te quer fazer bem, vai tocar a campainha, vai saber a melhor hora de mandar uma mensagem ou ligar, vai lembrar-se de levar aquela tua comida preferida para te consolar nos dias menos bons.
É a imperiosa necessidade da mente de julgar o que constitui o real gradiente que separa o mundo em dois e, por fim, gera a dualidade.
"Toda vez que eu olho nos teus olhos eu não vejo a necessidade de ouvir de ninguém coisas a seu respeito para poder saber no fundo quem você realmente é, o seu interior diz tudo sobre você...
Entre uma cena e outra, o abismo do tempo que passa e a necessidade de reconstrução de um projeto sem nome. A ausência do texto de novo me incomoda, procuro o texto que passa, a profundeza da estrutura reclamando a sua presença, cadê o texto que estava aqui? O escuro escondeu, ai, ai, ai..."(O último verão em Paris, crônicas, 2000)
Se para alcansar paz houver necessidade de concordar com atitudes pecaminosas, esta paz é mais perigosa que uma guerra
