Poema Crítico
O que há de melhor em ser crítico de arte é o fato de não comprar arte, e sim, trocá-la por críticas favoráveis.
Quando eu era mais ingênuo, pensava que era crítico. Agora, mais crítico, vejo o quanto sou ingênuo.
Sempre que ouço alguém a fazer uma versão de uma canção minha, o meu sentido crítico fica em animação suspensa. Sinto-me arrebatado sempre que alguém o faz.
A artes visual é a harmonia de nossa olhar crítico, mas não é beleza de nossa dia a dia.
Manoel Araújo
Dizer o que você pensa não te faz um crítico. A crítica é uma habilidade de que é capaz de julgar minuciosamente algo; o que você faz é depreciação e não é uma habilidade, é um defeito. Aceita que dói menos.
Dar senso crítico a alguém é como fazer um transplante arriscado. Se o procedimento cirúrgico não for bem feito, o sujeito pode viver atormentado pro resto da vida...
Indignação é frescura de bocó de mola metido a cidadão crítico. Gente séria faz o que deve ser feito sem ficar batendo o pezinho pra chamar a atenção pro seu umbigo ferido.
Talvez hoje eu esteja errado em ser crítico demais, em ser frio demais, em ser estranho demais, mas talvez esteja certo entre os poucos que amou até demais.
O Brasil vive um momento crítico de sua história. Sinais da corrupção arraigada em vários setores da sociedade estão vindo à tona com uma intensidade tal que envergonha a muitos.
Quem paga pela corrupção? "Certamente não quem paga o suborno. Na realidade, os pobres pagam pela corrupção, são os mártires da corrupção" (Papa Francisco).
É importante ter amigos que nos motive a trabalharmos nosso senso crítico, afinal, a ciência vê na dúvida, na experimentação e no resultado o conhecimento aprimorado, o capitalismo vê no trabalho a força motriz da sociedade, logo para quê se acomodar com o senso comum? O comum foi usado pelo socialismo como elemento de propaganda de massa, dando poder a alguns que mataram outros sem porquês, sem direitos, por isso o senso comum é uma das causas da alienação do homem que Marx tanto falou em seu Tratado sobre a Alienação Humana, mas ele não viveu para ver o que o seu estudo fez em favor de Castro, Hitler, Mao, Lenin, Stalin e etc.
O crítico deve sempre lutar contra ideias preconcebidas e se livrar de qualquer preconceito, do contrário fará julgamento sob a égide do seu ponto de vista que nem sempre pode ser justo à imparcialidade. Também não deve se preocupar sobre quem pode estar julgando e tão somente pelos fatos. Nesse mister, vemos que dificilmente - salvo raras exceções - teremos um julgamento justo, delícia das redes antissociais. Um dia, quem sabe.
O homem sem pensamento crítico não acompanhará o progresso de uma sociedade e não irá contribuir em nada com a sua evolução. O homem com suas ideologias extremistas regurgitará o ódio e a intolerância perante a uma sociedade evolutiva. Este não passa de um tolo.
Ao tomar conhecimento de seus direitos e deveres, o jovem aprende a ter senso crítico; busca argumentar com segurança e objetividade, guiado por uma Luz Interior que só ele sente, valoriza e reconhece.
O mundo em estado crítico , talvez a sabedoria seja ponte para morte , ou a morte ponte para sabedoria.
"'Pensamento crítico' e 'lógica informal' são designações dadas ao estudo dos vários aspectos que tornam um argumento ou raciocínio adequado ou não [...]. Todos raciocinamos e argumentamos diariamente, mas quase todos desconhecemos os princípios elementares que nos permitem fazê-lo melhor, e que nos ajudam a distinguir os raciocínios e argumentos adequados dos inadequados. É um pouco como se todos tivéssemos de fazer cálculos aritméticos simples diariamente — como certamente temos de fazer, pelo menos para conferir o troco quando compramos algo — mas, apesar disso, quase todos desconhecêssemos os princípios elementares da aritmética.
Não mais me critico pelas coisas tolas que falei ,se percebo que são tolas hoje, é porque de alguma maneira me desenvolvi.
O crítico é um investigador, um Sherlocky Holmes. Bem que gostaria que ele descobrisse quem era o defunto do Seminário, o que eu apalpei no corpo do Cristo. Mas ele é um tonto. A culpa não é dele, é daquela luneta que ele usa, como se fosse astrônomo, como se caçasse estrelas. O que eu conheci era de artes plásticas. E tinha a sensibilidade de um hipopótomo! Mas eu queria um crítico assim: que pusesse Tomé na cadeia por causa de Faropa, que torpedeasse o navio de Padre Souza, lógico que ele vai para Roma num cruzeiro! E que fizesse tudo aquilo que eu não fiz. Por exemplo: não deixar mãe Rosa envelhecer." (Estranhos na noite, romance, 1988)
