Poema Casa

Cerca de 7988 poema Casa

Todos os anos, desde que eu nasci, eu sempre passei o Natal em Mara Rosa, na casa da minha amada Vovó Maria. Em torno dela, nós nos reuníamos, e essa era uma época tão ansiosamente esperada por toda família, que ninguém cogitava não comparecer, porque ela sempre foi o nosso melhor presente de Natal, aquele caro, raro, único, que não descia pela chaminé, mas que recebia, de portas abertas, cada um dos mais de 10 filhos, com seus respectivos netos e bisnetos, com o abraço mais aconchegante e o sorriso mais leve e sincero que eu já recebi em toda minha vida.
Infelizmente, ela se foi há alguns poucos anos, e levou com ela o Papai Noel, e o Natal. Nos primeiros anos foram só dor.
Impossível Natal sem minha vozinha, com seu doce de figo nas mãos, feito especialmente para sua neta "zói de gato", e que ela sempre confundiu que eu gostava com talo de mamão. Daí eu tirava o mamão escondido dela, porque, com aquele sorriso, eu comeria até doce de jiló.
Bom, os anos se passaram, eu passei o Natal em outros lugares, outros Países, mas, mesmo sem ela presente fisicamente, é em Mara Rosa que está, de verdade, o meu e o nosso Natal.
Então, eu estou no lugar certo, hoje, nesse ano, graças a Deus, também ao lado da minha Mamy.
A falta da minha vozinha e de meu pai ainda doem, mas estar aqui é estar tão próximo dos dois que eu consigo sentir até o cheirinho de café coado na hora dela, e meu pai me falando: filha, não volte muito tarde para casa. Na verdade ele não dormia enquanto eu não chegasse, e muitas vezes o flagrei correndo para a cama para fingi-lo.
É isso.
Eu não tenho e não poderia estar em lugar melhor.
Estou com os meus, com as minhas melhores lembranças, e rodeada de verdadeiro amor.
E É isso que eu também desejo a todos vocês.
Feliz Natal! (2016)

Inserida por LiAzevedo

Podes me ensinar o caminho mair breve para casa? Estou perdido em uma tempestade que se chama ingratidão.

Mergulhei de cabeça no teu mar de confusões e agora só te peço um mapa, pra ir muito distante, muito alem de tanta desilusão.

Inserida por Diogovianaloureiro

Eu tô em casa, você anda por onde? Caminhei trilhas dentro da minha cabeça perguntando por que você não me entende, e hoje aprendi que você nem se entende. Segurei sua mão por muito tempo achando que precisava de você, e hoje vejo que sempre foi você quem precisou de mim. Mas por que fez eu viver uma vida pensando o contrário? Por que não fez o melhor para minha vida ser incrível, como fiz por você?
Todas minhas expectativas sempre foram sobre atitudes suas, que um dia aceitei migalhas como um tesouro e a partir de hoje não valem nada.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠Se aprende sobre resiliência emocional dentro de casa lendo um livro?

Não se aprende sobre as práticas do mundo real apenas vislumbrando o imaginário do mundo ideal.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠Se você nunca saiu de casa, você não é um filósofo.

Filosofar exige mais do que ler livros ou frequentar uma universidade. Um verdadeiro filósofo não pode se limitar à segurança do próprio lar, da sua bolha social ou da aprovação familiar.

A filosofia nasce da observação direta da sociedade, da experiência vivida e da reflexão sobre o que se vê e sente.

Um filósofo precisa se aventurar pelo desconhecido, aprender a se adaptar, isolar-se quando necessário, chocar-se com diferentes realidades e questionar o mundo ao seu redor, com desejo de libertar o ser humano da ignorância e da alienação.

Como alguém poderia filosofar sobre a sociedade apenas com base no que leu?

Sem experiência própria, sem embates reais, sem uma visão crítica construída na prática, a filosofia se torna apenas repetição de ideias alheias e não uma busca genuína por conhecimento.

Ser filósofo não é escolha,ser filósofo não é apenas um titulo.

Inserida por Diogovianaloureiro

Quando criança não tinha nem telefone na minha casa...
Era coisa de rico.
Usava óculos com lentes cristal, não conhecia ou não existiam as lentes modernas.
E lembro que meu pai trabalhava de noite, e quando chegava sábado de manhã, trazia pão e mortadela da padaria, meu Deus como era bom...
Ah e a TV era preta e branca.
Minha filha tem TV colorida no quarto, computador, tablet, notebook, celular conectado, telefone sem fio, não come mortadela nunca, porque é gorduroso e faz mal a saúde...

Inserida por Marieci

⁠E eu que sonhei, que estava indo pra casa, junto com a minha filha, e de repente senti frio, olhei pro chão estava congelado, pensei, porque não vim de bota?
Olhei ao redor e estava nevando!
As pessoas felizes brincando com a neve, enquanto isso eu tentava abrir a câmera do celular para fotografar e não conseguia, então já brava perguntei pra minha filha:
- Você fotografou isso?
E ela toda feliz responde:
-Claro, fiz fotos e vários vídeos.
Olhei, peguei, vi a neve caindo, senti ela no meu rosto e falei:
-Então é só isso?
E acordei, e pensei:
Maria, Maria, você teve um sonho lindo, você sentiu e nem ligou, como você está insensivel!
Acordei brava porque não aproveitei a tal da neve!

Inserida por Marieci

⁠E hoje eu acordei com muita gripe, estava só em minha casa, então levantei, tomei um banho, fui até a cozinha e preparei um café, Eram 6h da manhã.
Peguei o pão, a manteiga e um ovo, e fui para o quarto, comi e pensei, está muito cedo, vou ficar aqui um pouco e umas 8h chamo um uber e vou ao médico.
Dormi, sonhos confusos, acordei eram 9h, o sol estava quente pensei, vou tomar outro banho e foi o que fiz, me arrumei, e fui de novo pra cozinha.
E enquanto preparava um suco, senti um amor tão grande me envolver, não saberia explicar e conforme eu cortava as frutas era nítida a presença de mais alguém ali.
Era o Espírito Santo me ajudando, cortando as frutas, colocando no liquidificador, e depois Ele falou, não tome de uma vez, beba lentamente aos poucos, depois preparamos dois copos de soro caseiro e colocamos em uma garrafa.
Fui pra sala, abraçada por ele.
Tomei o suco, o soro aos poucos...São 12:59, já fizemos o almoço, e estou bem melhor. ELE é real e está aqui, me abraçando e me curando.❤️

Inserida por Marieci

⁠E eu que sonhei que uma cobra entrava na minha casa, gente eu nunca vi uma cobra na vida, mas sentia maldita no meu pescoço... 😑
Aí eu catei a cobra e gritei:
Nenhum mal te sucederá!
Salmos 91:13 Pisarás sobre o leão e a cobra; calcarás aos pés o leão jovem e a serpente.
Catei a cobra, joguei no chão e pisei na cabeça dela, e ela morreu!
Genteeee

Hahaha
Ps.
Esses meus sonhos!
Um dia antes uma amiga que mora no sítio, contou que encontrou uma cobra, perto de casa!
Aí meu cérebro, foi lá e criou uma versão pesada pra mim!
😱
Rindo de mim mesma, me lembrando do sonho/pesadelo.

Inserida por Marieci

⁠O Sonhador

É capaz de ficar horas conectado ao tempo.
O silêncio, para ele, parece casa.
Acho que é por isso que ele dá asas a tanta imaginação.

O sonhador vive duas vidas:
a vida que tem e a vida que cria.
São esses que enxergam além do que os próprios olhos podem ver.
Só sonhando se tiram os pés do chão.
Só sonhando se pode imaginar um mundo melhor.

Todo mundo toma porrada,
mas uma vida sem sonhos:

É como uma árvore sem frutos,
a borboleta sem a flor,
o pássaro sem o céu,
o barco sem o vento,
um camponês sem chapéu.

Autoria: #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 20/02/2025 às 18:30

Inserida por AndreaDomingues

A mulher da sua vida


Quando ela chegar vai bagunçar a sua casa, mas não vai bagunçar a sua vida.
Vai mudar os móveis de lugar, vai pegar a parte maior do guarda roupa, vai encher o criado-mudo de livros, vai querer um espelho bem grande no quarto e vai encher seu banheiro com perfumes e cremes.
As vezes vai te surpreender com um bilhete de amor escrito com batom no espelho do banheiro.
Provavelmente vai te fazer acordar pela madrugada com o braço dormente, muitas vezes com o rosto coberto pelos cabelos dela e noutras acordará sem coberta encolhido na menor parte da cama.Mas você não ficará bravo, pelo contrário vai se sentir o homem mais sortudo do mundo, por deitar e acordar ao lado dessa mulher.
Com o tempo vai descobrir todas as fases dela, só não tente entender, até porque nem ela entende.
Você vai rir muitas vezes das maluquices dela ou apenas pelo jeito dela sorrir.
Vai ter dia que ela vai te deixar louco, quando não for por amor; vai ser por raiva.
Vai ter dia que ela vai te cobrar atenção, noutro só vai querer ficar no seu cantinho isolada.
Vai demonstrar seu ciúmes e ainda vai ficar brava dizendo, eu não sou ciumenta.
As vezes vai te chamar de grosso sem que você saiba o motivo.
Vai lembrar de mancadas que você deu com ela a anos e anos atrás e vai jogar na sua cara do nada.
Vai ficar o dia todo sem falar com você, mas antes que anoiteça vai puxar assunto.
Vai falar que te ama nas horas mais sem noção que você pode imaginar. Vai ter dia que vai pedir para você olhar bem fundo nos olhos dela; só para se ver dentro do seu olhar.
E você vai descobrir que mesmo em meio esse turbilhão de fases, não consegue ficar sem ela na sua vida e vai fazer de tudo para cuidar desse grande amor.
Porque quando ela ficar feliz você também vai estar!
#Autora #Andrea_Domingues
04/08/2018 às 14:40

Inserida por AndreaDomingues

Tem olhar que parece casa, quando olhamos e vemos a gente lá dentro da vontade de fechar as janelas e ficar alí juntinho pra sempre.

Tem abraço que é tão seguro, que dá vontade de se prender pra sempre coração com coração.

Tem momentos que há vários olhares na nossa direção, mas ainda assim preferimos os de uma única pessoa.

Tem sorriso que é tão gostoso, que parece que faz cócegas na alma da gente e da vontade de colocar como som do despertador para acordar feliz todos os dias.

Tem gente que tem uma fragrância maravilhosa, que quando toca na gente, da vontade de nem lavar, só para ficar o tempo todo com aquele cheirinho bom.

Tem beijo que é tão bom, que dá vontade de virar a noite, só pra ver estrelas no céu daquela boca.

E o melhor, é quando encontramos isso tudo, na mesma pessoa e o que era sonho, se torna uma parte de nós.
Autora #Andrea_Domingues ©
Direitos autorais reservados 09/09/2018 às 01:00

Inserida por AndreaDomingues

Um bêbado

Estava eu tão solitária pela rua da minha casa,
encontrei-me com um bêbado que queria conversar.

Justo eu que
tão chorosa, por alguém que nem morreu.
Expliquei pra aquele homem que mundo se perdeu.

Bem olhando em meus olhos ele disse que valeu.
Quem na vida, nunca chorou por amor como esse seu.

O amor bem no começo é doce feito mel. O problema é quando azeda, não a motivo que desperta.

É por isso que hoje em dia, eu prefiro a bebida, de cachaça em cachaça vou seguindo pela vida.
Autora #Andrea_Domingues

_ Desilusão amorosa de um desconhecido

Inserida por AndreaDomingues

⁠Meu e seu, seu e meu

Antes os caminhos iam
Agora eles vêm
A casa é um pouco bagunçada
Às vezes fria, mas sempre cabe mais alguém

Uma terrinha fantasma
Um silêncio que distrai
E o pior que há um grande perigo
De se apaixonar pela doce paz

Eu falo é do coração
Um jardim cheio de mistério
Às vezes se perde, noutras se esconde
Mas sempre, quase sempre
Busca em si mesmo
Florescer em dias chuvosos

Uma terrinha tão íntima
Que nem todos enxergam bem
Mas todo coração aberto
Vira abrigo de alguém
Poema: autoria #Andrea_Domingues ©

Todos os direitos autorais reservados 25/08/2020 às 23:15 horas

Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues

Inserida por AndreaDomingues

⁠ Muitas pessoas adultas chegam em casa cansada depois de uma longa jornada de trabalho conseguem tempo de uma hora para se dedicar a exercício físico e o tempo de pelo menos meia hora para ler alguma literatura que seja sadia para inteligência.

Hoje muitos adolescentes chegam em casa depois de meia jornada de estudo e alegam muito cansaço, mas sobra tempo para assistir pornografia na internet, ao invés de escolher estudar alguma disciplina para reforçar o estudo.
É HIPOCRISIA O DISCURSO QUE BASEIA NA FALTA DE CONDIÇÕES ECONÔMICAS NÃO ENCHER A CABEÇA DE COISAS QUE MELHOREM A INTELIGÊNCIA

Inserida por IsaacMoraesLawinsky

Chegando na rua de casa, um pai e sua filha de uns quatro aninhos, caminhavam na minha frente, aí apareceram mais dois vizinhos, com seus animais, dois cachorrinhos que não gostaram um do outro e começaram a latir.
Então a menininha falou:
- Esses bichos são bravos né papai?
O pai respondeu:
- É, eles são muito nervosos, parece a mamãe, que também é nervosa.
A menininha:
- É.
Eu, segui para a minha casa.
Os bichos se acalmaram e eles foram para a casa deles.
Silêncio

Inserida por Marieci

Só enxergava a casa dos desejos
Um véu me limitava
Saí pelo mundo a peregrinar
Mas não ousei chegar à casa da alma
Vagueei pelo deserto
Precisei encontrar um poço
Saciei a minha sede
E na água vi refletido
Um singelo rosto
Tinha caído o véu
Finalmente...a porta aberta me esperava
Entrei e descobri
Que dentro da casa da alma
Eu sou rica
Tenho tudo, nada me falta
Até mesmo, os meus sonhos!

Inserida por MariliaMasgalos

Peregrina fui
Busquei minha essência
Caiu o véu que me limitava
E cheguei à casa da alma
As respostas estão todas lá
A verdade, que a todos desmascara
Começando por mim.
Quando todos começarmos a ver
Que o coração Dele reside em Tudo
Passaremos a ter mais cuidado em não feri-lo.

Inserida por MariliaMasgalos

A Terra e a Lua

A nossa casa no universo e o seu satélite estão em constante movimento em sintonia com a estrela que ilumina todo o sistema solar.
Este movimento dos astros desta nossa galáxia está conectada com a vida neste planeta através da terra, ar, a chuva e a luz, fazendo o espetáculo da natureza se manifestar.

Inserida por isaiasribeiro

Sobreposição

Sobre o silêncio
onde acomodo
o belo olhar
posiciono a frente de casa
para ver o por do sol
Com a companhia de pássaros.

Inserida por kaike_machado_1

💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.

No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.

Quero receber