Pobreza
Poetar é...mendigar.
No mundo das letras...
Ler com os olhos a pobreza...a soberba.
Passear pela vida com destreza...ser contundente.
É viajar pela imaginação...além de tudo...
SENDO SATISFEITOS
Biju Thampy, um jovem indiano conhecia bem a pobreza. Quando um filantropo anônimo o enviou para a Inglaterra para estudar para o ministério, ele não quis se acomodar. Ávido por cumprir a Grande Comissão, pediu às autoridades escolares para usarem parte do orçamento de sua alimentação em missões. Para ele, ter apenas uma refeição por dia era sacrifício pequeno para cumprir. Hoje, sua igreja em Mumbai alimenta cerca de mil crianças todos os dias, e lhes ensina o evangelho. Um feito impressionante, mas ainda pouco para as mais de 200 mil crianças abandonadas naquela cidade.
O mundo ensina a medir nosso contentamento com base em nossas cirscunstâncias. Nossa cultura não apenas nos diz " tenha ", mas " tenha do seu jeito ". Se você comprar algo que não funcione como quer, devolve. se um relacionamento não der certo, termina-se. se o emprego não for como quer, procura-se outro. Se você sentir um vazio na vida, uma pessoa ou um bem material poderão preenchê-lo. Recusarmos-nos ás faltas.
Sempre teremos necessidades, objetos de desejo ou relacionamentos melhores. Tentar encontrar respostas em nossas circunstâncias deixa os nossos corações hesitantes sobre a provisão de Deus ( Tiago 1:5-8 ). Somente Cristo pode conceder o que realmente precisamos. O contentamento que vem de Deus vai além das circunstâncias.
O contentamento não surge por acaso. É uma escolha que começa ao vermos a vida sob a perspectiva de Deus ( Jó 28:24 ). Quando o vemos como nossa fonte, nossas necessidades se definem por Sua vontade. Escolhemos:
- Confia no Senhor acima dos bens, pessoas e situações ( Filipenses 4:6-7 ).
- Encher nossas mentes com o que realmente importa ( v.8 ).
- Olhar para o que temos não ao que não temos, e ter em Cristo nossa fonte de satisfação ( vv.11-13 ). - Regina Franklin
Leia: Hebreus 2:9-18
...Deus [...] fez o que era apropriado e tornou-se perfeito por meio do sofrimento [...] pois é Jesus quem [ guia Seus filhos ] para a salvação ( v.10 ).
Examine: Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam [ e ] fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita... ( 2 Coríntios 9:10 ).
Considere: Você olha suas circunstâncias pela sua perspectiva ou de Deus ? Deus o chama para investir na vida de outras pessoas ?
É ótimo ter coragem para enfrentar a verdade!
À noite, tudo parece muito maior: AMOR, medo, pobreza, solidão, lembranças ...
Percebi que a Humildade não é sinonimo de pobreza ou fraqueza, mas sim questão de posicionar-se no seu devido lugar e respeitar a posição dos outros.
A maior pobreza não é só um status social e sim uma distorção da personalidade do espirito humano de viver diante da extrema dificuldade.
O melhor do Brasil ainda é a sua gente. Um povo que tem um perfil alegre. Mesmo sofrido na pobreza e a cruzar com dor pelas dificuldades da vida, a regra é a generosidade.
Que sejamos a nova geração, aquela a qual, quebrará os padrões de pobreza mental espiritual e física!
A pobreza do nosso século é diferente da de qualquer outro. Não é, como a pobreza era antes, o resultado da escassez natural, e sim de um conjunto de prioridades impostas ao resto do mundo pelos ricos.
Se engana quem pensa que alguém que vive na pobreza só precisa de algo para comer,muitas vezes só dei o que mais precisavam...o meu sorriso e uma prece para perceberem que alguém sabe que elas existem e também são importantes,e sei que elas receberam porque me retribuiram também com um sorriso.
Ivânia D.Farias
Uma maneira sábia de orar
Remova a falsidade e mente longe de mim; não me dê nem pobreza nem riquezas. - Provérbios 30: 8
Platão, o filósofo grego, emprestou de um antigo poeta uma oração que ele disse que melhor expressa a maneira pela qual nós, mortais de visão curta, devemos orar. Embora a oração fosse para uma divindade pagã, ela tem uma lição para nós. É assim: “Dê-nos as coisas que são melhores, se oramos por elas ou não; mas ordena que as coisas más permaneçam distantes de nós, embora as imploremos.
O insight desse filósofo também é visto na Bíblia, apenas com um foco mais claro e específico. Séculos antes de Platão, Agur compreendeu plenamente que a oração sábia deve basear-se na verdade e no desejo de trazer glória ao Todo-Poderoso. Ele pediu a Deus que lhe concedesse duas coisas antes de morrer: “Remova a mentira e mente longe de mim; não me deis pobreza nem riquezas ”(Provérbios 30: 8).
Agur ansiava por integridade e contentamento. Esse desejo incluía sua disposição de que Deus vetasse qualquer coisa que pudesse levá-lo a se tornar auto-suficiente e esquecer o Senhor, ou fazer dele um ladrão e, assim, profanar o nome de Deus (v.9).
Platão se concentrou no que é melhor para nós. Agur foi um passo adiante. Ele queria o melhor para ele, mas apenas se refletisse a glória de Deus. Essa é a maneira sábia de rezar.
Não podemos presumir saber o que é melhor
Quando começamos a orar;
Então devemos perguntar: "O que honra a Deus?"
E busque Sua vontade e caminho. —Sesper
A oração bíblica busca a glória de Deus, não nosso ganho. Dennis J. DeHaan
DUAS MOEDINHAS
[…] ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento. —Marcos 12:44
Jesus sentou-se perto do gazofilácio e observou as pessoas enquanto elas passavam e depositavam as suas ofertas para o templo (Marcos 12). Alguns se exibiam, talvez para que outros pudessem ver o quanto eles davam. Neste momento, uma pobre mulher passou por ali e jogou duas “moedinhas.”
As moedas eram do menor valor em circulação. Portanto, a oferta da viúva foi bem pequena, insignificante aos olhos da maioria das pessoas. Mas o nosso Senhor enxergou o que os outros não viram. Ela entregara “tudo quanto possuía” (Marcos 12:44). A viúva não estava tentando chamar atenção para si. Ela estava simplesmente fazendo o que podia. E Jesus percebeu isso!
Não devemos nos esquecer de que nosso Senhor vê tudo que fazemos, apesar de parecer insignificante. Pode ser mostrar uma expressão feliz em momentos difíceis ou um ato de amor e bondade em favor de alguém que passa por você ao acaso. Pode ser uma oração curta e silenciosa por um vizinho com necessidades.
Jesus disse: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste […] Tu, porém, ao dares a esmola […] fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:1-4). —DHR
Deus olha para o coração, não para a mão; para o ofertante e não para a oferta. David H. Roper
A corrida pela riqueza permite poucos vitoriosos, já a corrida para a pobreza abraça todos os derrotados.
Geram filhos sem plano é aí sobra mais para a pobreza o tempo que todos estes não pensam prostitutas,usuários,criminosos e traficantes é o tempo que a vida lhes propõem para suas ações e eles o tornam dissoluto.
