Pessoa Intelectual
Cabe a Sociedade Civil cultural, intelectual e cidadã dividir no mesmo compasso com o Estado Cultural, o cívico dever da responsabilidade na preservação e guarda do patrimônio histórico, artístico, cultural e identitário nacional, pertencente a todo o povo brasileiro para as novas soberanas gerações.
Antes de colocar-se sob a orientação de um intelectual ou grupo, verifiquem se ele tem alguma ligação, formal ou informal, direta ou indireta com qualquer entidade internacional, e se esta, por sua vez, está ligada de algum modo a organismos como a ONU, a Unesco, ou a URI - United Religions Initiative. Se tiver, só há uma coisa a fazer: Fujam.
A incapacidade para as tarefas intelectuais mais elevadas coloca um sujeito a uma tal distância dos estudiosos sérios que ele só consegue vê-los através de uma rede de fantasias atemorizantes, que então ele tenta exorcizar mediante afetações de desprezo. No Brasil, ser inteligente espalha na vizinhança uns sofrimentos indescritíveis.
Seculo XXI e nossas meninas mulheres sem medo de serem bonitas, sexy, intelectuais, esclarecidas, feministas e competitivas perante o mercado de trabalho e dos saberes mas quando buscam o lar pela maternidade esquecem de tudo e retomam as velhas maldiçoes familiares e os erros da antiga nascente geração das filhas criadas por um só lado de nossa previsível classe media. Casamentos breves, sonhos ao vento, viver o momento, relacionamentos unitários, maternidade independente, escolhas erradas e equivocadas continuidades. Parece mesmo que precisam repassar a infelicidade da mesma forma para esta nova geração, outra vez. Tanto falaram como era fácil ser feliz e fazem infelicidades igualmente, outra vez. Evolução repetitiva de erros. Enfim...
As mais intensas guerras são travadas no campo ideológico, neste cenário intelectual não há espaço para amadores.
O brasileiro é inteligente. No entanto, é submisso intelectualmente. Ou seja, tem medo de criar, expor suas ideias, verbalizar os pensamentos. A catequização e didática jesuítica fez isso conosco
Quando eu submeto a minha capacidade intelectual a ignorância, tenho uma grande probabilidade de tornar-me um ignorante.
O silêncio é sempre a melhor forma de proteção da integridade intelectual, os gênios não precisam de aprovação pra saberem o seu valor.
Eu sempre vou escrever para pessoas normais. Nunca vou escrever para escritor ou intelectual. Literatura não é receita médica.
Todos os pais deveriam estimular seus filhos a desenvolverem as suas capacidades intelectuais e não a sua beleza, porque, no futuro, eles serão julgados, muito mais, por sua capacidade de raciocínio e, muito menos, pela sua beleza física!
Pedro Marcos
As pessoas dependem tanto de livros para se intelectualizar que eu queria saber delas, o que elas fariam pra se intelectualizar, caso não houvesse nenhum tipo de livro.
A maior prova de degradação humana, é quando seres Capacitados intelectualmente agem como inconsequentes sem o mínimo de respeito ao seu semelhante.
É um erro afirmar que os "intelectuais revolucionários" que admiram Che Guevara continuam a prestar-lhe homenagem apesar da violência e do crime. Pelo contrário: a violência e o crime estão no centro dessa homenagem.
A indiferença é um mecanismo que faz crescer o homem em cima do outro intelectualmente, por ela surgiram grandes filósofos, médicos e religiosos.
A juventude é revolucionária, palavras de Nelson Werneck Sodré. O intelectual é aquele que busca fundamentos sólidos de seus pontos de vista no arcabouço cultural do pensamento social em toda a história da humanidade, intervém no mundo através de todos os meios possíveis e é realista, sabe como pode e quando intervir na realidade. Um intelectual é prático e não fantasioso.
A manipulação intelectual repetida tem o poder de transformar uma geração.
A hipocrisia bem recompensada tem o poder de transformar uma sociedade.
... porque o “conhecimento é esteróide, para minha hipertrofia intelectual, o qual admito, que diariamente necessito de doses cavalares“
Gostei de você sem te beijar, gostei do seu sorriso, da beleza física e intelectual, gostei muito e tenho medo de me apaixonar...
No Brasil a vida intelectual superior, mesmo na sua expressão mais tosca, que é o debate ideológico, acabou. Se nos testes internacionais os nossos estudantes tiram sempre os últimos lugares, não é sem razão: o exemplo vem de cima.
Portanto, o conteúdo da minha obra, ou de qualquer outra que pareça detestável, não interessa mais. Basta a rotulagem superficial, passada de pata em pata entre bichinhos assustados para mantê-los a uma profilática distância de uma influência ameaçadora.
