Perceber
Esteja pronto para servir. Servir é doar-se, é compreender, é entender, é perceber a necessidade do outro.
É um pensamento curioso, mas somente quando vemos o lado ridículo das pessoas é que nos apercebemos quanto as amamos!
Você diz “eu jamais tentaria isso” mas então chega um momento em que simplesmente acontece. Está tranquila, vulnerável, não percebe que tudo a levou para aquilo. Após tocá-lo se dá conta de que desconfigurou-se a tenuidade, a preocupação chega e permanece…
Grandes autores, grandes mentes que surgem pelo mundo de um jeito oriundo e profundo. Muitas das vezes descartados e menosprezados e talvez mal aproveitado, difamado, rebaixado aquilo que ele não é.
Mas cabe ao mesmo perceber o quanto ele deve crescer e ver o seu potencial diferente do igual. Igual ao que todo mundo vê e começar a crescer!
A hipocrisia causa um problema de visão invertida em nossos julgamentos. A trave em nosso olho não é percebida, mas o cisco no olho do próximo não é desapercebido. O nosso erro grande não é visto, mas o erro pequeno do próximo é visto como se grande fosse!
Quando vamos perceber o real valor...
A vida nos ensina de várias maneiras e tão sutilmente que nos faz parecer inaptos em compreender e reconhecer a lição aplicada.
Ao ver uma pessoa pedir uma ajuda, ou uma esmola, como na maioria das vezes, por uma questão de segurança me retrai e de uma certa forma ignorei tanto a pessoa quanto o pedido.
Veio no meu pensamento a ideia de que era para um determinado fim esta ajuda, ou seja, uma bebida, uma compra de droga, várias coisas erradas, enfim, inventei várias situações dentro de mim para justificar a não ajuda a esta pessoa. Entre o sentimento de ajudar ou não, comecei a entender meu próprio eu interior e como eu agia em determinadas situações como estas.
Percebi que ao ajudar eu estaria na verdade esquivando de um problema de consciência, ou seja, sei do problema, ele existe e o que posso fazer, não para resolve-lo, mas sim para com uma simples esmola, na verdade me afastar dele e deixar minha consciência tranquila. Outros diriam que a esmola apenas ajuda a vagabundagem e o vicio de tal pessoa, mas independente do ato, eu estaria limpando a minha responsabilidade com relação a esta pessoa por estar nesta situação, e com está ajuda aplaco minha consciência.
Com este pensamento me ocorreu uma simples conclusão, sou tão desprovido de valores quanto qualquer um, não posso me achar melhor que ninguém, com a tal ajuda me liberto de uma culpa e me sinto superior, pura canalhice e falta de empatia. Com a ajuda me sentiria um grande ser humano, do bem, com virtudes, um ser do bem. Será mesmo?
Cheguei à conclusão que em nada sou melhor que alguém, porque por mais que faça, sempre será por uma questão de parecer ou demonstrar uma maneira de ficar bem comigo mesmo, mas independente do ato, descobri que preciso rever meus conceitos e a forma de encarar várias situações por que passo e não dou o devido valor.
O despertar é necessário em cada um de nós, não porque vamos resolver os problemas do mundo, mas que a parte que nos é cabida seja feita, compreendida e assimilada para nosso crescimento espiritual.
Sintonizando o momento presente sem remoer o passado ampliam as possibilidades de perceber energias positivas ao seu redor.
Às vezes, você só precisa OUVIR
o quanto você é especial para
outrem. Sempre, você almeja PERCEBER que faz falta para outro ser tão estimado. Amiúde, você quer SENTIR a presença de alguém dileto ao seu lado.
Vestimos máscaras!
Máscara ao meu perceber são fugas e ao mesmo tempo o rebusque pra perceber quem somos nós.
O nó do tempo, da vida a nos confundir a retardar o grande e inevitável encontro, conosco.
Esse perceber de todas as máscaras, a dissolução das faces de nós mesmos.
Por sermos todos multfacetados.
“Existem momentos na vida que precisamos perceber as lacunas de tempo, percebendo- as precisamos preenche- las, de forma definitivas para não haver espaço para depressão.”
17/12/2020
