Pequenos textos Reflexivos
Como alguém consegue me fazer tão feliz? Não entendo, no momento é tudo tão simples, é tudo tão perfeito, é tudo tão infinito! Você fica com aquela sensação de que o tempo parou, que tudo se resume somente naquela hora, não importa nada em volta, é só ali que você quer estar. As horas passam, mesmo que sejam só troca de olhares, só beijos, ou conversa jogada fora, o que na sua cabeça são 30 minutos, você depois vê que se passaram 2 horas. E o mais engraçado, é que quando você está está longe, 30 minutos parecem 2 horas.
Entendo a preocupação. Não é um fato isolado. Nunca será um único lado. Para alguns pode parecer foto de brincadeira, mas devemos pensar naqueles mais frágeis que pagarão pela ignorância alheira. São os idosos, as crianças nascidas e as por nascer. Lembramo-nos que outras epidemias assolaram a humanidade. Fica a questão de que demos aprender com a história ou deixar que apenas façamos parte da história.
Quando penso com mais profundidade, entendo que a vida é uma grande e passageira ilusão. Por mais forte e ilustre que sejamos, acabaremos em uma foto decorando a mesa ou sala de alguém um dia, mesmo que tenhamos sido Elvis Presley, Albert Einstein, Steve Jobs ou outros astros nesta terra, isso pouco importará!
Tentam me entender, mas não é fácil. Nem eu me entendo às vezes. Entender o ser humano, é tarefa deveras difícil. Já tentei de todas as formas entendê-los e me entender também, mas não consegui. Terei que me aprofundar mais e mais, se um dia eu quiser chegar perto deste misterioso ser indecifrável.
Até entendo a forma ácida e irônica de ver, falar,interpretar e produzir arte diante as poucas mudanças ajustadas breves existentes frente ao tanto mais que deveria ser mudado por agora.Mas não consigo ser indiferente quando o artista e o autor para isto grita por mau gosto e extrapola por cima dos princípios éticos, morais e da boa convivência da cultura de quem quer que seja.A transigência já é uma postura muda e obscura de aceitação e persuasão a tudo aquilo que nos é diferente.
Reflexão sobre porque não é possível haver coesão consensual plena em nenhum segmento social, muito menos, no ativismo associativo. Primeiramente, porque nenhuma representatividade é unânime. E, antropologicamente, a minha turma é muito melhor que a sua, portanto, a turma sob a minha posse, só considera a mim como o seu legítimo representante.
No universo da pessoa com deficiência vivemos momentos de disputa de paternidade de ideias, terminologias e marcas , cuja disputa selvagem tem fatores puramente mercantilistas, como não poderia deixar de ser num sistema capitalista e mercadológico. O muro se torna um desafio e um lugar de fala, antes da escolha do lado oposto.
As mentiras contadas na pandemia foram tão perversas e ingênuas, que desenvolvi um novo distúrbio psíquico: o T.I.C.O. (Transtorno da Inquietação Científico Compulsiva). Hoje só acredito e persigo a verdade científica. Assim mesmo, sabendo das correntes contraditórias, controversas e cheias de interesses mercadológicos. Mas, essa obstinação é muito mais saudável do que fingir aceitação de mentiras infantís e descaradas.
Um pesquisador científico é um curioso, cheio de incertezas, que nunca estará satisfeito com o que sabe; e sabe que tudo está por construir. Já o "especialista" se julga sabedor de tudo, inclusive, do que nem a Ciência tem convicção de onde vem, onde está e para onde vai, como o autismo, por exemplo.
Estamos no limiar de compreender a superdotação genética, altas habilidades desenvolvidas e genialidade construída/consolidada (que as neurodiversidades complexas visíveis e invisíveis apresentam de forma latente), na medida em que hiperfocamos apenas nas potências humanas elementares, por menor que sejam, e não nas suas “deficiências”.
Precisamos de todos, mas só podemos pedir ajuda para alguns. Receberemos ajuda de poucos. O orgulho nos impede de pedir ajuda para qualquer um. Mas, precisamos de ajuda. Então, que escolhamos só os melhores, para os quais possamos, com o tempo, devolver tudo o que recebermos de ajuda, com juros e correção monetária. E, com muita gratidão!
A melhor proteção autoral que alguém pode ter para os seus textos assistivos, é torná-los públicos, acessíveis e compartilháveis. A visibilidade de um produto intelectual pressupostamente desimportante, não chama a atenção de oportunistas plagiadores, deixando-o, ironicamente, livre de ataques mal intencionados, preservando a integridade da autoria. Quanto mais exposto, mais protegido estará!
Todos os dias, ao acordar, faço a profilaxia do meu cérebro. As palavras em excesso na minha cabeça, as coloco na rua em domínio público. Algum catador léxico as levará, e essas palavras quebradas, distorcidas, serão recicladas por alguém mais competente que eu. As palavras recicladas, processadas em pensamentos sadios, são muito mais poderosas quando dispostas à utilidade coletiva.
"Alguns supostos 'homens de Deus' ainda hoje, em pleno século XXI, estão apedrejando as pessoas que acreditam e professam religiões e credos diferentes daquilo que os mesmos acreditam e professam. A intolerância é realmente absurda e lamentável, e deve ser repudiada e denunciada pelos homens de bom senso. Melhor que ser um 'homem de Deus', é ser um homem de bem. Todo homem de bem, certamente é de Deus. Mesmo que ele não acredite no criador."
(Austri Junior)
Caso você viaje a Itália e tente se comunicar em inglês ou português, você vai encontrar uma pessoa ou outra recorrentemente que consiga conversar. Mas sem falar italiano nunca será vai se comunicar com o povo menos informado.
Um bom comunicador tem que entender as necessidades de comunicação para levar a informação cada vez mais longe.
Para o vagabundo, o arredio à arte do trabalho, obter a manutenção da subsistência é algo que, como os frutos, bastante se acha entre os galhos das árvores, além daquilo que se encontra convenientemente e com sorte, perdido no chão ou o que se vive a pedir nas praças ou esquinas de quaisquer das ruas!
O filósofo romano Cícero, escreveu a obra: "De Finibus Bonorum et Malorum" (Sobre os Princípios do Bem e do Mal). Uma frase que todos conhecem: "Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua", que significa aproximadamente "Dor em si mesma é dor, sem sentido em se lamentar. O tempo passa e todos nós morremos. Não há beleza nisso, nem na vida ou na morte.
Sempre fui influenciado pelos grandes gênios da Humanidade, nas Artes, Cultura, Esporte, Ciência, com os quais alguns tive o privilégio de conviver como discípulo e fã. E me encantavam não apenas os gênios que estão na Wikipédia, mas também os anônimos do cotidiano. Aprendi a aceitar melhor o terno (paletó, calça e colete), depois de conhecer um engraxate que usava o traje e tinha muito mais clientes! Ele dizia: "Por que não?"
Tudo o que se falar sobre a 1a Escola do Pensamento Fora do Padrão, estará "quase certo". Senão, não faria sentido esse nome. Temos alunos em todas as partes do mundo que nem conhecemos, não se matricularam, e nem, sequer, foram convidados, mas temos muito orgulho de tê-los conosco. Praticamos a Escola Aberta, uma preparadoria fundamentada na Ciência Aberta, um movimento mundial de Inteligência Solidária. Boas-vindas!
À noite, só à noite, o pensamento é mais sensato e reflectido. Esta reflexão é apenas o espelho do nosso dia-a-dia em que juntamos mais experiências a muitos outros dias que já vivemos. Porém, cada dia tem o seu quê de especial, ainda que nessas 24h não nos consigamos aperceber disso. Estejam atentos. Não deixem que os dias passem e se percam simplesmente...Os dias trazem magia e cor à vida. Não contes os dias - vive e valoriza cada um deles.
