Para Educadores de Infância
Antigamente crianças brincavam
Hoje... extravasam
E se acabam
Pelos olhos inocentes
Que desabam...
Brincam de bonecas de carne e osso
Corda no pescoço
De quem vive com tamanho esforço
Calabouço
Pra quem se sente solto...
Falta de informação
Não há...
O que está errado
É quem esta dando o recado!
Idéias distorcidas na musica
A cultura
O que era uma alma pura
Vive suja
Na sociedade que julga
Enquanto os culpados estão em constante fuga
Existe cura ?
Não me peça simpatia, não me peça educação, respeito ou qualquer outra coisa, sou reflexo do que você é comigo, e sim, minhas atitudes dependem das tuas. ;D
Antigamente eu pensava que educação era simplesmente tomar reguada da professora. Hoje descobri que o lance era escapar dela.
...Menino levado, menino sem jeito
Menino educado, menino bonito
Apenas um menino... Menino que ama em secreto a linda garota do canto
Com lindo sorriso, que realça o encanto,
Com olhos bonitos, que reluz sua alma,
Primeiro amor, primeira ilusão. Oque é um menino, diante da paixão?
Não sabe o que fazer, não sabe como agir
Não sabe se portar, nem como se dirigir
Fala coisas sem noção, apenas para chamar a atenção.
... são coisas de amor, coisas de menino.
E menino será para sempre, diante do amor...
Prefiro ser como uma criança que questiona até mesmo o brilho do sol do que alguém a quem o mundo não é mais estranho e aceita como verdade ultima tudo o que é explicado pela ciência.
" Gostaria de voltar a ser criança ...
– Assim como uma garotinha de seis anos que caiu da bicicleta. Gostaria de fazer cara de choro e correr aos berros para a cozinha, onde minha mãe me ergueria do chão, me daria um forte abraço e beijaria meu joelho esfolado. Eu pararia de chorar e tomaria leite com chocolate para a dor passar.
Essa é uma das coisas que as pessoas não nos ensinam quando falam sobre crescer: como lidar com as dores que não passam com um simples beijo.
"AS AFLICOES SÁO OS NOSSOS MAIORES EDUCADORES,
AS PESSOAS ENXERGAM MAIS LONGE PELAS LÁGRIMAS
QUE DERRAMAM,QUE SE OLHASSEM PELO MAIS MODERNO
TELESCÓPIO".
Aos meus amigos ofereço a unica coisa que tenho de permanente: a educação que meus pais me deram. O restante é mero acontecimento passageiro.
Esse negócio de educação está tão obsoleto que estou dando bom dia / boa tarde para a voz do elevador.
Exercitar é sempre bom né?
A esperança está nos olhos da criança. Nas veias visíveis no corpo do idoso. A esperança sou eu. A esperança é você.
Não há Educação ou Professorar neutro. Não se posicionar e nada fazer para tentar contribuir para melhorar as coisas também é posição. No caso, mesmo que sem intenção, o respaldo a manutenção do estado das coisas como estão.
Se Educar é instigar e provocar buscas de aprendizagens emancipatórias, críticas, criativas, inovadoras e autorais, para que precisamos de escolas caixas, iguaizinhas, para os aprendentes entrarem/se encaixarem?!
Você se porta tão como criança, e fica difícil acreditar com tantas provas contra ti, com tantas coisas...
Curiosidade de criança
Papai,
Por que as corujas ficam a noite inteira acordada com olhos arregalados?
Porque elas não sabem beber café moderadamente durante o dia filho.
Crianças: pequenos professores
Hoje na aula eu planejava trabalhar com um texto mas um aluno começou do nada a cantar "Para a noooossaaaaa alegriaaaaa" e lógico, toda a turma embalou! E daquele jeito!! Resultado: ou eu dava a aula como perdida ou usava a música e ainda aproveitava pra ensinar mais do que só a gramática. Escolhi a segunda opção. Ensinei a música inteira, "Galhos Secos" é o nome dela pra quem não conhece. É um louvor antigo e tem uma letra linda. Cantei primeiro e eles ficaram imóveis. Acho que não imaginavam que ela é completamente diferente daquilo que vimos na internet. Então ensinei a turminha a cantar como se deve!! Afinação, dicção, empostação... coisinhas básicas pra cantar bonitinho. E olha que eles aprenderam! Obedeciam até a minha (modesta!) regência! Refletimos sobre a letra da música e a aula foi além das expectativas. "Quando olhamos galhos secos e nem imaginamos que dali possa sair beleza, ainda assim Deus vê flores brotando." Quando os pequenos entenderam a mensagem, a brincadeira com a música parou e eles não só cantaram, louvaram de verdade! Da boca das crianças brota o perfeito louvor e posso dizer que os adultos aprendem grandes lições. Estávamos conversando sobre a letra da música e eu perguntei:
- Por que Deus consegue enxergar flores em galhos secos?
E um aluno respondeu exatamente com essas palavras:
- Porque Ele enxerga o que ser humano nenhum é capaz de ver.
Quase chorei na sala!
Obrigada Deus, por me ensinar através das crianças que não há galho seco que não possa florescer. Me ensina a enxergar as flores!
Não me venha com meias verdades,não me convide por educação,não fale de mim,não finja que gosta de mim,não segure na minha mão,não me de abraços falsos,não me venha com beijos de Judas,poupe-me da sua ironia,não fale o que não sabe,engula a sua mediocridade...
Cuidar de um amor é como carregar uma criança de colo, dá um medo danado de fazê-la chorar.
Se deixá-la cair ou se machucar você irá se sentir a pior pessoa do mundo.
Mas quando recosta em seu ombro e dorme como se repousasse em uma nuvem, você se sente quase imortal.
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pensamentos para Crianças
