Ouvir e Escutar
Você pode discordar das minhas convicções e dos meus argumentos, não tenho problema com isso. Não sou um ditador, aprendi não só a falar mas ouvir também.
SEUS SEGREDOS
_ Ei! Psiu!
_ Sim! Você!
_ O que foi?
_ Tire uns minutos do seu dia para o seu silêncio. “Ouça-te.” _ Ouviu?
_ Sim.
_ O quê?
_ (...)
"O Dom de ouvir".
Muito mais precioso que o dom da palavra, é o de saber ser ouvinte.
Ouvir o outro é estar aberto e livre de palavras já pré concebidas sobre cada assunto que nos surge.
O dom de ser ouvinte é estar com o coração puro, descontaminado de pré conceitos que carregamos dentro de nós.
Ser ouvinte é ser filtro, é ser empático, é acolher aquele momento de aflição de alguém, deixando de lado todos os comparativos que o nosso cérebro faz com as nossas próprias experiências.
Ser ouvinte é muito mais acolhedor do que expressar alguma opinião, pois qdo expressamos nossa opinião sobre algo que alguém nos procura pra falar, na verdade não estamos ouvindo, somente escutando, e já processando o que iremos dizer, que opinião iremos expressar, e sobra pouco tempo para ouvir.
Você já se sentiu mais leve, mais calmo, em paz quando alguém simplesmente te ouviu, quando você precisou esbravejar, chorar, gritar, e a pessoa estava realmente alí não apenas te escutando, você sabia que ela estava te ouvindo, mesmo sem ela emitir som algum, sem dizer nada, sem te julgar, opinar, te guiar, direcionar, ela simplesmente estava alí, de alma presente. Depois dessa conversa de uma pessoa só e um ouvinte, você não se sentiu mais leve e acolhido, não voltou ao seu centro e conseguiu se acalmar usando a razão para pensar e resolver o que estava te afligindo?
É, o dom de ouvir pode causar milagres na vida de quem só precisa dizer por alguns minutos.
O dom de ouvir não é pra todos, ouvir é ser filtro e para isso é necessário fazer o cérebro para de julgar, pois qdo ele está julgando, o ouvido só está escutando, e a boca fica desesperada pra colocar pra fora tudo o que ele está criando.
Ser ouvinte é pra poucos pois para praticar e desenvolver este dom é necessário nos livrarmos cada vez mais do nosso lado egóico de ter que ser reativo e prevalecer nossa opinião a todo momento, é colocar o cérebro a calar, e mostrar a ele que nem toda ação precisa de uma reação.
Então a grande importância de trabalhar o nosso dom de ouvir, de nos policiar, de nos treinar, para nos ensinar a colocar de lado por alguns minutos nossas ideias já pré concebidas que não nos permiti ouvir sem sermos reativos já emitindo a opinião que nosso cérebro processou, por apenas ter escutado e não parado para ouvir, assim nos tornando empatas e acolhedores, pessoas mais calmas que aprenderam que nem sempre é necessário reagir, e que na maioria das vezes uma reação de opiniões pode agravar aquele momento de angústia de quem só precisava de alguém que realmente o ouvisse e não apenas o escutasse.
Na maioria das vezes, só ouvir pode ser a cura de alguém.
Um silêncio bem ouvido vale mais que qualquer palavra!
O problema de sermos bons ouvintes é que muitas vezes não somos "escutados" e aos poucos vamos perdendo a capacidade de falar.
O silêncio e a solidão acabam sendo nossos únicos confortos.
E às vezes podemos ouvir no silêncio, na solidão... coisas que somente se ouve quando se aprende a ouvir com o coração.
E às vezes é tanto silêncio por dentro e por fora que o dia fica lento,param-se as horas,e eu não consigo nem ao menos ouvir as batidas de meu coração.
Ei, acalme-se.
Não vá se estressar.
Reduza a velocidade
pra ver a vida passar.
Se ajuda precisar,
pegue na minha mão,
e vamos juntos:
caminhando a conversar.
Podes falar, que olhando pra ti,
vou lhe escutar.
OUÇA PESSOAS QUE VOCÊ CONFIA;
Converse com pessoas que realmente confia e sabe que gostam de você, procure saber como elas te enxergam. Ouça atentamente o que elas dizem.
Quando pensar em mentir, lembre-se:
A verdade dói em quem ouve e em quem conta,
mas a mentira mata a alma de ambos.
Enquanto caminho sozinho, por uma estrada sinuosa e sem iluminação, ouço pessoas que falam, sem dizer o que sentem ou o que querem e escutam, sem ouvir. Falam com eloquência, como orações a um ser imaginário e inexistente. E todas essas vozes apenas perturbam o silêncio.
"Ouvir...
Apenas pessoas inteligentes tem essa capacidade. Por essa razão se tornaram o que são, pois;
• Tornaram a fala alheia, sagrada.
• Falaram apenas o indispensável.
• Ruminaram sempre sobre o que lhe foi dito pelo outro.
Assim aprenderam ainda mais; ouvindo. E ensinaram em silêncio, quando perceberam que é ele quem possui todas as respostas."
Pessoas, em sua maioria, são chatas e egocêntricas, querem falar de si e não ouvir ou fazer perguntas que as ajudem e quando ouvem estão pensando na resposta e não no que é dito.
Às vezes as mensagens são entregues num olhar, em uma postagem midiática, particular ou publica, mas ela sempre vem.
Pode ser entre humanos, para não falar diretamente. Entre o plano superior e nós, e até em uma imagem, subliminarmente.
Sempre há uma mensagem precisando ser lida, entendida, recebida.
Diante disso uma pergunta, por que não as escutamos, não as enxergamos?
Seus olhos me transmitem mais sensações que seus lábios possam afirmar ou que meus ouvidos possam escutar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp