Outras Culturas
As tradições, as culturas e os costumes das últimas gerações invalidam a Palavra de Deus, contribuindo assim, para sua morte e seu esquecimento mais rápidos.
As culturas antropológicas e o espírito livre de interpretação mística tentam eternizar o homem, quando as Escrituras já explicam a origem e o futuro dos homens.
O diabo usa homens e mulheres, mal intencionados com senso de valores, culturas e persuasões sociais, para fazer outros seguirem seus estilos de vida, sendo que estes dão em caminho de morte.
"O moderno ás vezes é uma fogueira à queimar pessoas, culturas, valores consagrados e até leis!.
Frio e Calor são opostos...
Mas, são temperaturas!"
☆Haredita Angel
Através da leitura, somos capazes de nos conectar com ideias, culturas e experiências que ampliam nossa compreensão do mundo e de nós mesmos.
Tudo o que faz valer uma aventura fica na memória. Porém sentir que a felicidade não está no que se tem, mas na qualidade do que se sente, sempre será a maior lição. Conhecer e sentir outras culturas não te transforma, te acerta com o que você sempre deveria ter sido. Não espere para viajar. Faça. Crie seu diário de viagem, acerte sua vida.
Grandes mentes sempre sofreram a violenta oposição dos medíocres.
Esses últimos não conseguem entender quando uma pessoa não se submete inconscientemente a preconceitos hereditários.
Agradecimentos Especiais.
Sou grato às coisas boas que me aconteceram em 2017,todavia,a que mais me marcou foi o fato de ter sido Selecionado e Classificado no Culturas Populares do MinC recebendo o honroso Título de MESTRE DOS SABERES por ter alcançado 100 pontos.Isso me remete ao fragmento de uma trova de minha autoria:"Ser Mestre é ser bandeirante,,,"
Sonhos também fazem parte do narrar indígena, são histórias contadas por muitas gerações e fonte de grandes saberes passados...Por isso precisamos tecer os fios dos quais nascem nosso saber. As folhas não podem ser expostas e levadas pelo tempo. Mesmo sabendo que é preciso ser inciado em uma não linguagem que faz parte de uma leitura de vida plena nas curvas de muitos rios que andam pela terra e são invisíveis para as mentes civilizadas. Não é uma visão mágica ou romantizada do viver, é pura ciência da vida mas de um outro jeito de ver, outro lugar de fala, e se relaciona com as palavras, diferente dos signos linguísticos conhecidos e interpretados. É mais complexo do que se mostra aos desprevenidos e narcotizados pelos não sentidos.
Cabe a todo cidadão a incumbência na preservação da história popular, religiosa e social local de cada lugar. A nossa indiscutível rica diversidade cultural e artística nacional brasileira é composta pelo conjunto das tradições comunitárias tradicionais e originais de cada grupo, que devem ser preservadas em registro para as próximas gerações pelas municipalidades de cada região. Na mesma direção, por sua vez, cabem as secretarias estaduais de cultura a gestão, a promoção e o incentivo para estas ações fortalecedoras da nossa historia, soberania e identidade. Da mesma forma que por meio das indústrias criativas locais desenvolvam uma economia turística, celebrativa e educacional sustentáveis fortalecendo e atualizando ainda mais nossa história cultural e tradição.
Aprendo mil vezes mais com os humildes, simples e ignorantes do que com os falsos eruditos de internet, dissimulados e arrogantes.
Se você procura por sabedoria tente encontrar as chaves que abrem as portas do conhecimento do passado, das civilizações perdidas, dos nossos ancestrais que sofreram etnocídios.
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Algumas das melhores respostas para a nossa vida muitas das vezes já se encontram exatamente e de forma completa em alguns conhecimentos novos que ainda não sabemos.
O Brasil do seculo XXI, índio-descendente ainda pouco se reconhece como resistência, arte e cultura.
Prazer, ter e solidão são coisas dos brancos pois os índios brasileiros só conhecem amor, vida e felicidades em comunidade.
A curadoria em arte é bem mais que um convite, é sim um desafio criativo de fomentar um novo olhar e por conseguinte um novo pensamento. Seria o reavivar do espirito do conjunto das obras frente a contemporaneidade. Trazer a obra de arte para, re-significa se, temporaliza se e amadurecer. Ela em si é uma expressão plastica e visual viva.Ora pelos materiais empregados pelos artistas, pelas plataformas escolhidas, pelas cores usadas, gestualidades, movimentos e mesmo pela temática principal ou da proposição emotiva da criação. Cabe ao profissional e experiente curador conectar ou desambiguar a já conhecida realidade. Ver a obra como um arquétipo que migra e se desloca frente ao tempo e a expectativa social primaria, por meio de originais protocolos que vão desde a seleção, inter-relação, forma de apresentar entre luz e lugar, como o acondicionamento, o transporte, e a exibição guiada e induzida de forma fácil e também com cuidado com o material e preservação dos valores mercadológicos.Sempre imperativo o bom senso e o respeito a universalidade simbólica provocativa de novos convites ao pensamento sem provocar polemicas desnecessárias e de forma alguma contrapor ou macular princípios culturais, sociais, filosóficos, morais e tao pouco religiosos pre-existentes. E de forma alguma por hipótese alguma estigmatizar as obras com as quais se trabalha, sejam elas do próprio acervo do artista, de coleções publicas ou privadas, causando arrependimentos por quem a cedeu, emprestou e pior ainda, possibilitar provocar posterior desvalorização cultural ou financeiramente.
O novo MinC - Ministério da Cultura no Brasil em 2016 deverá percorrer à sua " Estrada de Damasco" para reencontrar sua antiga e verdadeira vocação na promoção da arte, culturas e identidades.nacionais.