Orgulhoso Orgulho
A soberba é seu inimigo, para subir de vida, ela sempre se põe a sua liderança, tentando lhe jogar para baixo, ao contrário da humildade que lhe coloca para cima.
Não sejas e nem tenha nariz empinado, como os orgulhosos, antes seja como os humildes, que procuram aprender alguma coisa, com todos, até mesmo com os tolos.
Se você é um diamante
bruto, porque não se deixa
ser lapidado, para se tornar aperfeiçoado o seu polimento
e brilho, fora que seu valor aumenta significadamente, após a dolorosa transformação.
As emoções, mesmo ruins, transformam a vida pra melhor. Sentir culpa pra pedir desculpa. Medo pra pra buscar mais força. Orgulho pra conquistar. E raiva pra gerar impulso. Essas emoções ruins servem pra nos transformarmos. Mas muito tempo nelas você adoece. Sentir culpa e não pedir desculpa vira remorso, o medo não enfrentado vira ansiedade, o orgulho fora da segurança vira arrogância, e quando a raiva não é jogada pra impulsionar mudança vira mágoa. Fique de olho, porque as emoções são boas pra pensar e transformar. Só não deixe elas virarem estados de alma.
Perceber sua toxina etérica é fundamental para não oscilar e não ficar infantil. Culpa, medo, orgulho e tristeza você consegue controlar. Mas quando a raiva vira revolta, ansiedade, inveja, arrogância e mágoa, você acaba abrindo um caminho viciante que fará declinar a sua vida. ✨
Ela é linda e inteligente, mas nunca soube usar isso muito bem. Na verdade, nunca deu todo o valor que suas qualidades requerem. Vive tudo intensamente, mas o que vive nem sempre é o melhor para si mesma. Ela nunca liga muito para o que as pessoas falam, e isso seria uma qualidade e tanto, se não fosse por um detalhe: às vezes, o que as pessoas falam é a verdade. Ela tem todos os atributos necessários para ser uma pessoa diferente, mas alguma coisa que ela deixa se manifestar impulsivamente, às vezes, a torna igual à maioria; e, depois, ela se fecha e quer ficar sozinha. A parte mais difícil é passar pela porta do seu coração quando ela o fecha, e alcançá-lo. Parece que o seu coração só pode ser atingido acidentalmente, e é aí que está o problema: quem o atinge nem sempre é quem deveria. E então ela continua lá, no seu mundo quase perfeito, dificultando ao máximo que alguém o torne perfeito de verdade.
A cada dia tomemos a nossa cruz, pois a mesma é um instrumento utilizado pelo Eterno para matar o nosso orgulho.
Olhando em volta, a geração dos 'baby boomers', nascidos entre 1946 e 1964, está rareando, mas seus ilustres representantes podem se orgulhar e empinar o nariz por: repovoar o planeta no pós-guerra; serem protagonistas de transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas sem precedentes; repaginarem a sociedade moderna e deixarem um legado marcante para as gerações seguintes.
A questão não é o que se faz ou com quem se faz. Quem se ama ou por quem se é amado. A questão é não aceitar para si a despropriação do próprio corpo. Ele se veste como se quer. Unica e exclusiva propriedade de mim mesmo, pois é dentro dele que meus pensamentos se constroem. Só a cada um, e apenas a cada um cabe a fantasia das realizações.
Agora que sou mais velho, ainda ouço vozes, clamores e gritos do passado. Choramingos da vaidade, queixumes do orgulho e desaforos do meu ego mal educado.(Walter Sasso - Autor dos livros "Dobre Púrpura" e "Sem Denise")
AUTOANÁLISE
Qualquer desconforto que sentimos que não é justificável e nem compreensível diante de certas situações ou reações que são desproporcionais aos acontecimentos em torno de nós devem ser considerados como indícios de que existe uma fraqueza em nós que precisa ser trabalhada...
Sempre se confronte com perguntas diretas e objetivas: Por que isso me incomoda? Por que eu reagi assim? Seja sincero em suas respostas e só termine o interrogatório após chegar ao cerne da questão e concluir a investigação. Muitas pessoas poderão descobrir que o "incômodo" que sentem tem nome de Inveja ou Orgulho ou Complexo de inferioridade ou Soberba ou Hipersensibilidade ou Rancor entre outros... Feito o diagnóstico a notícia boa é que tem cura para isso, pois Jesus liberta!
A persistente sensação de desconforto diante de situações sem justificativa relevante pode indicar fragilidade. Muitas vezes esse "Incômodo" camufla diversos rótulos, tais como inveja, raiva, orgulho, ciúmes, rancor, instabilidade emocional entre outros. Esses sentimentos, em grande parte, prejudicam nossa conexão espiritual, pois o Espírito Santo é extremamente sensível. É necessário purificar nossa alma para alcançar uma sintonia perfeita com Deus.
Como é mais fácil acreditar naquilo que não entra em conflito com nossas opiniões, não fere nosso orgulho e não nos priva do que é conveniente! E o verdadeiro Evangelho faz exatamente isso e o faz com um propósito de nos desintoxicar da manipulação do mundo.
A soberba é um grande obstáculo para uma autoanálise precisa e sincera de nossa condição espiritual.
