Ofensas
Não adianta postar versículos bíblicos e depois encher o Facebook de ofensas e ódios. Você precisa escolher de que lado está.
Você é indiferente ao que eu digo? claro! É um robozinho controlado pra não sentir ofensas, uma vez que é controlado pra não pensar e fazer juízo de valores... Acho que, se o Deus supremo sendo inteligente e onipresente ver alguém assim, possível que se entristeça em ter dado a capacidade de pensar pra um povo que abre mão de exercitar isso, e depois saem propagando abobrinhas por aí a fora.
Aprendamos a tolerar para que sejamos tolerados. Não conserve ressentimentos. Desculpe ofensas, sejam quais sejam, colocando os assuntos desagradáveis no esquecimento.
Cuide para que suas palavras e ofensas nunca se mostrem tão agressivas a ponto de sufocar a criança que apenas inicia a sua trajetória evolutiva.
Jamais lamente pelas ofensas, perdas, infortúnios e desgraças. Antes, valorize o que tens recebido todo dia, ame aqueles que te cercam e perdoe seus detratores.
As opiniões das pessoas? Analise-as. As críticas? Não veja como ofensas, seja paciente. As pessoas? Observe-as. Cabe a você ter personalidade e distinguir o certo do errado, somente analisando com paciência as suas observações.
Na realidade, quem age mal está pedindo nossa ajuda. E, na escola da vida, não há ofensas, apenas lições. Então deveríamos agradecer a esses indivíduos a oportunidade que nos dão de sermos melhores e nos tornarmos úteis. Ao ajudar, crescemos espiritualmente junto com a pessoa.
Quando uma pessoa é muito agressiva com as palavras, ofensas etc... É apenas um meio de defesa no intuito de tentar intimidar o outro para esconder suas mazelas.
Sábio não é aquele que revida as ofensas com palavras.Sábio é aquele que sabe ficar em silêncio diante do ofensor.
DEIXA DEUS FALAR POR VOCÊ!
QUANDO PERDOAMOS
Leia: " Mateus 6:12-15 "
Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam ( v.12 ).
Examine: ...- Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim ? Sete vezes ? - Não ! - respondeu Jesus. - Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes ( Mateus 18:20-22 ).
Considere: Você tem dificuldades para perdoar alguém ? Como o perdão de Deus pode ajudá-lo a perdoar esta pessoa ?
As We Forgive ( À medida que Perdoamos ), o premiado documentário de Laura Waters Hinson, retrata a dor e a esperança de duas ruandesas ao enfrentarem os homens que assassinaram brutalmente as suas famílias durante o genocídio de 1994. Catherine Clare Larson, autora do livro homônimo que inspirou o filme, acredita que estas mulheres têm uma mensagem que todos nós precisamos ouvir.
"Se os ruandeses podem encontrar conragem para nos perdoar, então talvez exista esperança para nós naqueles problemas que parecem insignificantes se comparados aos ecos dos horrores do genocídio" escreve Larson.
Quando alguém peca contra nós, seja por palavra ou ação, raramente o perdão surge de modo natural ou espontâneo. Contudo, Jesus ordenou que perdoássemos "...as pessoas que nos ofenderam" ( Mateus 6:12 ).
O perdão é um tema recorrente no Novo Testamento. No livro de Mateus 18, Jesus afirmou que deus exige que cada um de nós perdoe sinceramente o seu irmão ( v.35 ). O apóstolo Paulo reiterou esta exortação: " ...perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros " ( Colonisensses 3:13 ).
O autor Jerry Bridges escreve: " Para perdoarmos nosso irmão devemos nos satisfazer com a justiça divina e renunciar à satisfação da nossa própria justiça. " Bridges continua: " Deus é exemplo perfeito daquele que perdoa. Ele é tão rico em misericórdia, e 'o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida... ' " ( Efésios 2:4-5 ).
Quando perdoamos, revelamos o coração compassivo a Deus. - Roxanne Robbins
O racismo não se limita a ofensas verbais; é um sistema estrutural que suprime os direitos de grupos étnico-raciais, permeando instituições, práticas sociais e relações interpessoais.
É inapropriado proferir insultos como 'palmito', 'albino' ou 'branco encardido'; tais ofensas são desagradáveis e inaceitáveis.
No entanto, o verdadeiro racismo vai além dessas manifestações superficiais, sendo profundamente enraizado na dinâmica de poder, onde a comunidade negra não possui predominância nas esferas de influência."
*Ela amava tanto as pessoas
que quando ouvia indiretas
ou ofensas,
ela pagava a passagem
pra estás não irem
a pé, mas num transporte
todo seu
"a casa do chapéu"
***
