Objeto

Cerca de 851 frases e pensamentos: Objeto

⁠[PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES: Exemplo do Livro]


Um livro é um objeto cultural bem conhecido no nosso tipo de sociedade. Para a sua produção, são movimentadas determinadas práticas culturais e também representações, sem contar que o próprio livro, depois de produzido, irá difundir novas representações e contribuir para a produção de novas práticas.
As práticas culturais que aparecem na construção do livro são tanto de ordem autoral (modos de escrever, de pensar ou expor o que será escrito), como editoriais (reunir o que foi escrito para constituí-lo em livro), ou ainda artesanais (a construção do livro na sua materialidade, dependendo de estarmos na era dos manuscritos ou da impressão). Da mesma forma, quando um autor se põe a escrever um livro, ele se conforma a determinadas representações do que deve ser um livro, a certas representações concernentes ao gênero literário no qual se inscreverá a sua obra, a representações concernentes aos temas por ela desenvolvidos. Este autor também poderá se tornar criador de novas representações, que encontrarão no devido tempo uma ressonância maior ou menor no circuito leitor ou na sociedade mais ampla.

Com relação a este último aspecto, não podemos esquecerque a leitura de um livro também gera práticas criadoras, podendo produzir concomitantemente práticas sociais. Será o livro lido em leitura silenciosa, em recinto privado, em uma biblioteca, em praça pública? Sabemos que sua leitura poderá ser individual ou coletiva (um letrado, por exemplo, pode ler o livro para uma multidão de não-letrados), e que o seu conteúdo poderá ser imposto ou rediscutido. Por fim, a partir da leitura e difusão do conteúdo do livro, poderão ser geradas inúmeras representações novas sobre os temas que o atravessam, que em alguns casos poderão passar a fazer parte das representações coletivas. O exemplo nos mostra que a produção de um bem cultural, como um livro ou qualquer outro, está necessariamente inscrita em um universo regido por estes dois pólos que são as práticas e as representações.


[extraído de 'O Campo da História'. Petrópolis: Editora Vozes, p.80-81].

Inserida por joseassun

⁠É a própria busca pelo objeto de desejo que se torna o propósito para movimentar a vida.

Inserida por drsandro

⁠A inveja cega o invejoso e atrofia sua capacidade de julgar, levando-o a denegrir o objeto que o incomoda.

Inserida por celinamissura

⁠O desprezo é a imagem, mais repugnante de se Contemplar numa amizade. E é o objeto revelador de tudo, Quê não vale apena continuar.

Inserida por RPGomes

⁠Quem usa como objeto uma pessoa e a descarta, fatalmente irá passar sua vida sendo usado e descartado.

Inserida por ruda_rodrigues

⁠05 - Nada nesse mundo é em vão.
Até mesmo as dificuldades da vida, tem um objeto:
Nos deixar mais fortes.
Você é a pessoa mais forte que conheço. Te admiro muito!

Inserida por RainhaLife

⁠Tenha um objeto e depois mude tudo na vida para alcançar.
Muitas vezes queremos ter algo novo, mas não estamos dispostos a deixar o velho para trás.

Inserida por LuanLopesLacerda

O AMOR não é um objeto que usamos..
É observável, é poderoso...
Transcende as dimensões..
O espaço..
O tempo..
E a distância...

Inserida por alexsandrobraga

⁠Quando o assunto é poder, a enfermagem deixa de ser vista como objeto frágil e isso, nessa sociedade patriarcal, machista e mercantilista, é inconcebível, aliás, para muitos, beira a aberração.

Inserida por marislei

⁠O infinito abismo só pode ser preenchido por um objeto infinito e imutável, isto é, somente pelo próprio Deus.

Inserida por mahat

⁠Alcançar o objeto não e fácil mais difícil e viver sem ter objetivo

Inserida por marcos_antonio_30

⁠O sujeito narciso ama tanto a própria imagem que o seu eu se torna objeto do próprio desejo.

Inserida por camila_ragazzi

⁠Sobre a prostituição feminina:
Já que o maior objeto de desejo do homem é o corpo da mulher... Então que as mulheres coloquem um preço em seus corpos e que se legalize a prostituição feminina.
Tudo bem!

Inserida por ArgosArruda

⁠Na minha pobre filosofia, o conhecimento confunde-se com o objeto conhecido, o interior com o exterior, o passado com o presente e o "estar falando realmente alguma coisa reveladora" com o "estar tão somente repetindo narrativas da minha percepção"!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠O dinheiro nao existe, o que existe é um objeto usado para trocar e quem domina, será poderoso.

Inserida por Luisfmach

⁠Trazer o objeto de amor à existência é como tocar a dor do sujeito deprimido e quebrar um cristal vazio.

Inserida por cesarpinheiro

⁠O objeto da outra parte não é meu, por que devo me preocupar com o comportamento da outra parte?

Inserida por cesarpinheiro

⁠Não se permita ser usado, você não é objeto.

Inserida por renata_lima_8

⁠Queria alguém que me amasse de verdade, e que não me faça ser apenas mais um objeto, porque isso dói muito, por mais que não pareça para certas pessoas, mas acho que esconder isso é apenas mais um dos modos de fingir que esta tudo bem, acredito que eu te amo, mas nunca vou ter certeza pois para um amor ser "verdadeiro" e realmente se desenvolver é preciso de bases sólidas, lembranças inesquecível e que te marquem de um jeito especial, que em momentos sombrios faça você lembrar que por mais complicado que tudo esteja você sempre terá um porto seguro, alguém para confiar e que você sabe que dará tudo por você.. carinho, momentos e principalmente amor, não sei se acredito na ideia de que a pessoa certa exista e que o amor não passa de apenas um conto de fadas contado para crianças, mas sendo ou não verdade, prefiro acreditar que sim, e que em algum lugar e tempo exista alguém que realmente me entenda.

Inserida por kempack

Quando o homem tenta conhecer-se melhor, o objeto do conhecimento necessariamente muda.

Inserida por Alexandrino43