Obediência
Teimosia x Obediência
Autor: Elias Torres
Como é difícil ter de conviver e trabalhar com pessoas teimosas! Elas não aceitam sugestões, nem mesmo quando toda a equipe não concorda com elas. Esta atitude é uma forma de egoísmo e orgulho que pode atrapalhar o bom andamento do trabalho, acabar com amizades e projetos.
Quem é tão inflexível não demonstra humildade e não é bem-visto pelos outros, já que ignora o significado de união, perdão, bem comum. A teimosia tem cheiro de insensatez e de rebeldia, enquanto a obediência lembra prudência, luta, trabalho, dedicação e vitória.
Quantos são teimosos, sofrendo e fazendo com que os outros sofram, tornando-se pessoas arrogantes, chatas, indesejáveis – e sozinhas. Deviam ouvir mais e obedecer! Há também aqueles que são teimosos em relação a Deus. Conhecem sua palavra e sabem o que seria correto, mas preferem fazer as coisas do seu jeito.
Agem como aqueles que constrói sua casa na areia, como diz o texto de hoje – e como será grande a sua queda! O homem só será sábio se temer a Deus e for obediente à sua palavra. Assim, agirá como aquele quem constrói sua casa sobre a rocha e não precisa se preocupar com a força do vento e as tempestades, pois ela não cairá. Quem age assim reconhece sua dependência de Deus e assume seus erros perante o próximo, sem teimar.
Não devemos ser teimosos, seja em nosso relacionamento com as pessoas, seja em nossa vida espiritual. Deus espera que sejamos obedientes a ele, não obstinados. Enquanto insistimos em nosso caminho, estaremos longe do Senhor e de tudo o que uma vida de obediência e amor pode nos dar – no final, a vida eterna.
Se você tem agido com teimosia, mude de atitude! Se tem de conviver com pessoas teimosas, ore por elas, para que compreendam que o melhor caminho a seguir é o de Deus!
Desobedecer a Deus faz mal; desobedecer com teimosia arruína a vida.
Leia o Evangelho de São Lucas capitulo 6. 46-49.
Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo? Lucas 6.46.
Texto extraído do livro Presente Diário 14
Como, então, eu posso cultivar a sinceridade do amor que motiva a obediência? Ao concentrar-me mais atentamente sobre Seu amor por mim do que sobre meu amor por Ele, mais em Sua obediência do que a minha, mais sobre Sua fidelidade do que a minha, mais em Seus pontos fortes do que os meus.
Qualquer obediência não fundamentada ou motivada pelo Evangelho é insustentável. Não importa quão arduamente você tente, quão "radical" você se torne, qualquer mecanismo do qual você esteja dependendo para obter força para obedecer, que seja menor que o Evangelho, entrará em colapso no devido tempo.
Das opressões:
O tirano exige obediência e abusa da coerção, um membro da família ao abandonar a compaixão e o amor age assim e destrói a confiança mutua.
Em todos os casos a obediência é melhor que o sacrifício. É na obediência que Deus honra. O que poderia ser bom se torna melhor. O que seria impossível se torna possível.
A qualidade interior da alma deve ser a postura da mulher e do homem cristão, a obediência e o temor ao Senhor devem ser características primícias na vida deles. Ao procurar uma “esposa” ou “esposo” excelente devemos ter uma perspectiva bíblica.
O relacionamento pessoal mais importante que um homem e uma mulher podem ter, além do seu relacionamento espiritual com Deus através de Jesus Cristo, é o relacionamento entre: homem e mulher, esposa e esposo. Ser um bom esposo ou uma boa esposa não é só viver juntos, é conviver de maneira agradável, positiva, construtiva e abençoadora. Deve ir além do fundamental (abrigo, comida e vestir) e prover identidade, conforto, segurança e aceitação. Isso só acontece com esforço, planejamento, ORAÇÃO, e valores a serem preservados, especialmente o temor e a obediência a Deus, que é o Autor do casamento.
O casamento nos rebate do nosso individualismo e egoísmo, devemos celebrar com alegria a constituição de um casamento, mas para chegarmos a isso devemos antes nos preparar para fazermos uma boa escolha, escolha essa que deve ser de acordo com a vontade de Deus.
O fato de procurar alguém cristão não significa que essa pessoa é uma combinação pra você, primeiramente você tem que vê se ela tem os mesmos objetivos espirituais que você tem as mesmas crenças doutrinárias, o mesmo amor e obediência a Deus.
A pergunta é: de quantas qualidades um possível “esposo, esposa excelente” deve ter? Com certeza muitos e muitos, que os levam sempre aos princípios bíblicos. Muitos homens e mulheres hoje se casam pelo conforto, atração física, cumplicidade de interesses e, isso pode ser uma receita para o fracasso. O Senhor perguntou a Israel: “Porventura andarás dois juntos se não estiverem de acordo? (Amós 3.3)”. Esse é o ideal, mas a realidade é que o homem e a mulher nem sempre concordam em tudo.
Vamos citar algumas características que um bom esposo e uma boa esposa devem ter:
Ø Alegre e realizado (a);
Ø Obediente a Deus
Ø Ser um homem ou uma mulher de oração;
Ø Fiel aos princípios bíblicos;
Ø Ter um ministério na obra de Deus;
Ø Confiável;
Ø Sábio (a);
Ø Focalizar em Deus, não em si mesmo;
Ø Temer a Deus;
Ø Ser fiel ao seu cônjuge;
Ø Ser dedicado (a) a obra de Deus;
Ø Ser bondoso (a);
Ø Ser Cuidadoso (a);
Ø De valor excepcional;
Ø Trabalhador (a);
Ø Exemplo de caráter e honestidade para seus filhos;
Ø Respeitador (a);
Ø Generoso (a);
Ø Bom para sua esposa;
Ø Boa para seu esposo;
Ø Abençoado (a) por seus filhos.
São tantas características do esposo e da esposa dos sonhos de Deus, que quanto mais buscarmos biblicamente mais vai encontrar, mas para chegarmos a essas qualidades é necessário “CONHECER a PALAVRA DE DEUS e OBEDECÊ-LA, porque é na Bíblia que são oferecidas essas verdades gerais e, qualquer um que conhece e obedece essas verdades pode tornar-se um esposo ou uma esposa excelente, A MULHER E HOMEM DOS SONHOS DE DEUS, segundo o coração de Deus, o qual podemos crescer sob a Sua educadora mão, porque Ele é um Deus fiel e amoroso.
Enfim para ser um esposo ou uma esposa excelente, devem ser segundo a vontade de Deus, as normas das Sagradas Escrituras formando um laço de amor, confiança, lealdade, fidelidade e constante busca da felicidade um do outro.
A integridade e felicidade do casamento é uma soma de ideais, de sonhos, de propósitos na qual o amor do casal transforma divergência em convergência, egoísmo em solidariedade, dois “eus” em um “nós”.
Termino esse texto citando 1 Coríntios 13, 5-7 “O amor não se conduz inconvenientemente...o amor não procura os seus próprios interesses...o amor não se alegra com a injustiça...mas regozija-se com a verdade...o amor tudo suporta.
Não importa o que se faça em obediência ao Senhor, seja na posição de um valente que vai ou que fica, não existe posição ou trabalho difícil, nenhuma atividade é mais difícil que a outra - o que realmente importa é estar no lugar certo, fazendo o trabalho certo, com a motivação certa, no tempo certo e com as pessoas certas! É isso que realmente vale a pena!
Você se encontra com a vontade de Deus no caminho da obediência. Fora disso, tudo que você fizer é uma tentativa incerta para um lugar equivocado.
Obediência às regras e as normas de conduta revelam a capacidade de convivência e organização de um grupo, nação ou reinado.
A obediência não faz com que Deus me ame mais, mas faz com que eu ame mais a Deus e assimile melhor o seu amor por mim.
Tudo ao tempo e à vontade de Jeová Deus. A obediência e a observância às atitudes, sempre serão imprescindíveis! JJS
Quando a obediência deixa de ser uma coisa irritante e torna- se uma busca, neste momento Deus nos investirá de poder.
Bom dia 01/06/2016
Se continuar colocar a teimosia a frente da obediência e continuar tentar navegar de contra a maré as chances de se chocar contra o rochedo se tornam bem grandes. Portanto tem duas opções: Ou muda seu ponto de vista e atitudes perante a vida, ou paga o preço imposto pela escolha que fizer.
"As bênção de Deus são derramadas sobre os filhos da obediência cujas ações são legítimas. Mas, Deus jamais abençoará aquilo que Ele mesmo já chamou de maldição, fazendo isto Ele estaria invalidando a sua palavra... e Deus não mente e nem se contradiz".
Amar ao próximo ignorando a pessoa que mais merece nosso amor e obediência, o Pai que nos criou, leva, em última instância, à sodomia e a toda prática autodestrutiva.
