O Homen que se Acha Sabio
Perguntaram a um sábio:
"por que você insiste em querer mudar a si mesmo, o mundo, e as pessoas, se até agora nada conseguiu? E ele respondeu: se eu não continuar tentando, é porque o mundo e as pessoas já me mudaram"
O sábio tem sede de verdade. o tolo busca desesperadamente subterfúgios para se confortar com falta dela.
O sábio que fala sobre o tempo perde tempo pensando. O tempo, sem falar, mostra ao sábio como otimizar seu tempo.
Meu verbo é sujeito
do pretérito imperfeito
que por ora se cala.
Quem hoje me vale
é o sábio silêncio
se penso não digo
se quero ignoro
Se a dor não me larga
se a rua não cabe
as ideias eu enterro
se perco o amigo
Se a fome ameaça
e o preço da bala
é mais baixo
que o trigo.
Por mais que o sábio tenha um grande conhecimento, ele nunca vai se achar o dono da verdade. Porque ele sabe que ele apenas sabe uma pequena fração do todo. E a verdade é vasta e infinita.
O que separa o sábio do filósofo é a capacidade de usar a dialética sem deixar o ego controlar uma disputa retórica intelectual.
O sábio diz que de nada somos donos, mas tão somente mordomos. Se fôssemos donos levaríamos quando da nossa despedida desse plano material. Verdadeiramente nada temos neste mundo, nem este mero corpo mortal.
"O sábio que se gaba com sua sabedoria é pior do que o tolo. O saudável que se gaba de sua saúde é pior que o doente. O rico que se gaba de sua riqueza e mendigo; ambos precisam de existência"
É tão lindo, empático e principalmente sábio, quando um abraço ou afeto precedem a qualquer conselho ou diálogo. Atitudes nobres que acalmam e preparam o coração, para que quando a semente for semeada, bons frutos saem dali.
Se o sábio só escuta eu quero que ele seja colocado num vácuo até o fim da vida dele para ele não aprender nada, os verdadeiros sábios não só escutam, eles aprendem com os erros e erros se têm numa sociedade.
Parafraseando Albert Einstein
e Charles Bukowski, eu digo:
o sábio é aquele que explica
uma coisa complexa
de forma simples.
Um sábio homem disse: "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."✌
Em um mundo onde infelizmente ainda existem pessoas medíocres que se consideram superiores pela cor de sua pele, os grandes já aprenderam que a superioridade está na humildade, no coração, no amor ao próximo que podemos dar.
“Nos idos de 1950 o sábio jesuíta Prof. Dr. Padre Oscar González-Quevedo dá início a ampla divulgação da Parapsicologia no Brasil, como resposta às superstições, às interpretações espíritas.”
