O Espiritismo na Arte Leon Denis
Um pintor deve começar cada quadro com um banho de negro à tela, porque todas as coisas na natureza são escuras excepto quando estão expostas à luz.
Todos os dias eu descubro mais e mais coisas bonitas. É o suficiente para enlouquecer. Eu tenho tal desejo para fazer tudo, minha cabeça está estourando com ele.
Diga o quanto você ama a quem você ama. Mas não fica só na declaração, gente. Ame na prática, na ação. Amar é ação. Amar é arte.
Dor, prazer e morte não são mais que um processo para a existência. A luta revolucionária neste processo é uma porta aberta à inteligência.
I/ ABISMO
OLHO O TEJO, e de tal arte
Que me esquece olhar olhando,
E súbito isto me bate
De encontro ao devaneando -
O que é ser-rio, e correr?
O que é está-lo eu a ver?
Sinto de repente pouco,
Vácuo, o momento, o lugar.
Tudo de repente é oco -
Mesmo o meu estar a pensar.
Tudo - eu e o mundo em redor -
Fica mais que exterior.
Perde tudo o ser, ficar,
E do pensar se me some.
Fico sem poder ligar
Ser, idéia, alma de nome
A mim, à terra e aos céus...
E súbito encontro Deus.
II/ PASSOU
Passou, fora de Quando,
De Porquê, e de Passando...,
Turbilhão de Ignorado,
Sem ter turbilhonado...,
Vasto por fora do Vasto
Sem ser, que a si se assombra...
O Universo é o seu rasto...
Deus é a sua sombra...
III/ A VOZ DE DEUS
Brilha uma voz na noute...
De dentro de Fora ouvi-a...
Ó Universo, eu sou-te...
Oh, o horror da alegria
Deste pavor, do archote
Se apagar, que me guia!
Cinzas de idéia e de nome
Em mim, e a voz: Ó mundo,
Sermente em ti eu sou-me...
Mero eco de mim, me inundo
De ondas de negro lume
Em que para Deus me afundo.
IV/ A QUEDA
Da minha idéia do mundo
Caí...
Vácuo além de profundo,
Sem ter Eu nem Ali...
Vácuo sem si-próprio, caos
De ser pensado como ser...
Escada absoluta sem degraus...
Visão que se não pode ver...
Além-Deus! Além-Deus! Negra calma...
Clarão de Desconhecido...
Tudo tem outro sentido, ó alma,
Mesmo o ter-um-sentido...
V/ BRAÇO SEM CORPO BRANDINDO UM GLÁDIO
( Entre a árvore e o vê-la )
Entre a árvore e o vê-la
Onde está o sonho?
Que arco da ponte mais vela
Deus?... E eu fico tristonho
Por não saber se a curva da ponte
É a curva do horizonte...
Entre o que vive e a vida
Pra que lado corre o rio?
Árvore de folhas vestida -
Entre isso e Árvore há fio?
Pombas voando - o pombal
Está-lhes sempre à direita, ou é real?
Deus é um grande Intervalo,
Mas entre quê e quê?...
Entre o que digo e o que calo
Existo? Quem é que me vê?
Erro-me... E o pombal elevado
Está em torno na pomba, ou de lado?
[1913?]
A Arte de formar educadores para o uso inteligente das emoções
Nesta alvorada da criação a humanidade continua recriando a eterna Era do conhecimento, com erros e acertos, desde que o homem deletou o e-mail do Criador e “tocou na árvore do conhecimento”. Esta árvore do conhecimento é também usada no texto sagrado como sinônimo de árvore da vida, ou seja, árvore de emoções. O Senhor, sabedor de que o homem estava no Seu jardim da infância, soletrando as primeiras letras da alfabetização emocional, colocou no regimento interno da Escola Paternal: “Se tocares na árvore do conhecimento, certamente morrerás.” Poderia ser assim a conversa entre Criador e criatura: Produzirás a bomba atômica e certamente morrerás, criarás o avião, e, certamente morrerás...
O aluno Adão fugiu do jardim, uma escola ultramoderna, já informatizada, e foi conferir a tv a cabo do mal. O analfabeto virtual digitou rápido, escondido, a palavra desobediência, senha do inimigo, e imediatamente caíram as ligações com o Provedor. Do celular o Criador contatou: “Adão, onde estás?” Adão estava com baixa conexão virtual, porque saiu da área do Bem.
O tempo passa, a vida resplandece, a ciência evolui e os educadores continuam sublinhando lições de bom senso, estimulando para o uso correto dos bilhões de neurônios desta árvore da vida para que deem bons frutos “Toda boa árvore dá bons frutos”.
Tudo neste século será revisto. Em qualquer Era, o que torna os seres viventes capazes de navegar nas águas frenéticas da revolução social e sobreviver, sempre foi e será a educação. Ela é a resposta para os clamores de gerações que se esforçam para transpor as barreiras do imprevisível, descartável, rápido e digital
Vive-se um self service de Eras, no caldeirão científico de todas as Eras, todavia, o cientista não conseguiu criar uma célula, decifrar os mistérios do cérebro nem mapear o universo, mas ousa clonar a obra prima, numa xerox imperfeita.
Como preparar educadores para o uso inteligente das emoções? O que significa ser competente emocional? O homem ampliou e acelerou a tecnologia da informação, todavia, não aprendeu a usar o seu estabilizador emocional - o amor, aparelho com elevada potência de razão, para se harmonizar no equilíbrio.
Onde estão os alfabetizadores emocionais? Eles podem e devem ensinar, desde a mais tenra idade, a reconhecer e administrar as emoções básicas: medo, amor, raiva, tristeza, alegria. Isto através de histórias, músicas, parábolas, pesquisas, exercícios, desafios, enfim; o professor, está preparado para desempenhar seu ministério pedagógico.
A formação dos valores fundamentais para se estruturar o ser humano é o caminho para se proteger da imposição tecnológica e garantir autonomia, paz e felicidade, “mesmo na adversidade”, como ensinou Epicuro, “o homem pode e deve ser feliz. Ensinou que “felicidade é a capacidade de se desviar da fatalidade.” Desviar-se da fatalidade é manifestação de competência emocional.
Qual é o perfil do homem que se quer formar? Kant (1724-1804) orientou e sublinhou que “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.
Em meio a tantas inovações, tantas perplexidades e neuroses, Carl Jung (1875-1961) faz um alerta no seu livro “O homem moderno à procura de um alma”. Conclui que: “nenhum homem se cura de uma neurose se não encontrar um significado para a sua vida”.
Fritjof Capra (1939) físico austríaco, escreveu O Tao da Física e outros livros que estão entre os mais influentes dos últimos 30 anos. Ele afirma que “a verdadeira crise é a crise de percepção. Muitos líderes não percebem, ou fazem de conta que não percebem, quais são os verdadeiros problemas deste tempo. A solução para a maioria deles é simples, mas requer uma mudança de foco. E isso é difícil porque significaria sair da zona de conforto, e a maioria das pessoas não tem essa disposição”.
Hugo Hasmann (1933-2008) diz que “É preciso substituir a pedagogia das certezas e dos saberes pré fixados por uma pedagogia da pergunta”. É tempo de duvidar! “Penso,logo existo”? Não! Duvido, logo penso.
Em tempo novo, a síndrome da comparação social, da pressa, em plena era da ditadura da informação, da beleza, do lucro, há de se implantar a neuropedagogia, capaz de ajudar a educar as emoções desse homem novo.
Edgar Morin, no se livro Culturas de Massas no Século XXI, afirma: “A cultura de massas estendeu seus poderes sobre o mundo ocidental, produzindo industrialmente os mitos condicionadores da integração do público consumidor”...
A humanidade clama em todos os níveis e graus por educadores competentes emocionais para assumir o comando da educação dos cidadãos da era da metainformação. O homem está blogado, conectado, antenado no msn, no twitter, no facebook, e não foi educado para selecionar aquilo de que realmente precisa para o seu crescimento pessoal nem se comunicar com sensibilidade necessária para a produção do mundo pacífico. Este homem pós-moderno precisa ser alfabetizado para dominar a própria leitura emocional e decifrar o painel de emoções do outro, digitando: respeito, paz, união, compreensão, moderação.
Educadores competentes emocionais, aqueles que se exercitam para o uso inteligente das emoções, são, sim, capazes de ajudar o homem a mobilizar recursos neurotransmissores para a auto-administração, e aprender a auto-estimular a química cerebral para reagir positivamente ante as pressões pelo excesso de informações.
Acho que possuir terra e não estragar a terra é a arte mais bonita que alguém jamais pode querer possuir.
A arte é a expressão da sociedade em seu conjunto: crenças, idéias que faz de si e do mundo. Diz tanto quanto os textos de seu tempo, às vezes ate mais.
Não seria propriamente um efeito da arte, concordo, e sim da natureza; mas que é a natureza senão uma arte anterior?
Raio de sol
Brilho mais belo
Olhar sincero
Vibe de amor
Seis da manhã
Cheiro de mar
Você a dançar, com seu Veuve Clicquot
Eu sei que a vida é feita de momentos
E o teu sorriso lê meus pensamentos
Sou teu fã
Sou teu fã
A minha boca diz te amo pra dentro
Só eu posso ouvir
Sou teu fã
Sou teu fã
A minha boca diz te amo pra dentro
Só eu posso ouvir
Sou teu
Sou teu
Nunca diga nunca.
Não sabemos do dia de amanhã.
Pode ser que haja mudanças.
A vida é cheia de imprevistos.
Cada manhã traz um novo amanhecer.
Então, como saber o que nos espera no raiar do dia.
Nunca diga que não voltaras.
Diga apenas, só o tempo pode decidir por nós.
Quem diz nunca mais, não sabe o poder que tem tal frase.
Quantas vezes dissemos nunca e quanta vez este nunca se repetiu.
Embora desejem que não, sempre acontece algo inesperado, mudando assim nossas vidas.
Por isso é muito mais fácil guardar o passado e deixar o tempo seguir adiante.
Todo passado tem uma história, cada história uma versão.
E assim caminha a humanidade..
Tantas tristezas, quanta dor quanta doenças.
Se há só um DEUS para todas essas crenças.
Quanta ambição, egoísmo tanta falta de carinho.
E pra nós todos, só existe um caminho.
Não há porque tentar ser diferente.
Se aqui no mundo somos humanos, somos gente.
Pessoas chorando, guerreando entre si.
Se esquecendo de viver e ser feliz.
De que adianta maltratar o próprio ser.
Se na verdade deveríamos saber.
Que o que fica aqui são coisas matérias.
E o povo todo só quer na vida é ter paz.
Mas, no entanto esquecemos que um dia.
Acaba toda esta nossa fantasia.
Melhor então é abraçar a nossa vida.
A cada dia pra que seja bem vivida.
Porque aqui é só passagem, nada mais.
E esta verdade é toda a nossa sina.
A vida é professora, ela mesma nos ensina.
Hoje eu criei coragem e fui a luta.
Arranquei a armadura que muito pesava meu corpo e me sufocava.
Resolvi enfrentar de corpo aberto seminu todos os problemas que me atormentavam.
Vesti-me de coragem ergui a cabeça, olhei para frente e disse a mim mesmo, eu vou conseguir, serei vitorioso em minhas batalhas, deixarei para trás as coisas ruins e infelizes e começarei a olhar para o horizonte.
Onde as coisas belas e harmoniosas estão esperançosas a minha espera.
Eu pensava estar perdido, apenas pensava, pois algo em mim se acendeu feito luz viva e me fez enxergar que nada da vida pode ficar parado ou esperando um milagre.
Milagres nós mesmo construímos, nós executamos.
Por isso hoje quero dizer ao demais que novamente estou pronto para um novo recomeço, e desta vez um recomeço com final muito feliz e divino, pois DEUS meu senhor tocou minha alma e me pediu para viver a vida em perfeita harmonia com tudo e com todos.
DEUS ensinou que o melhor da vida é amar sem contestar.
Amar sem escolher pois todo ser humano ainda que não necessite de amor merece e deve ser amado.
Como nos foi ensinado.
Meu amor invade fronteiras ultrapassa as montanhas e sobrevoa o infinito do céu,tão somente para encontrar-te.
Não há distancia que meu amor por ti não consiga alcançar,porque de tudo quando é caminho existente no mundo,todo caminho me leva a você.
Somente um comentário..
Há pessoas que sofrem e deixam que por causa deste sofrimento que viveu no passado sua vida futura seja conturbada por lembranças que deixarão marcas..
Devemos saber e entender que sofrimento faz parte de nossas vidas, que tudo que passamos foi porque tivemos que passar e não adianta ficar reclamando o que se foi ou se perdeu e aconteceu com nós mesmo, não poderia ser diferente.
Somos obrigados a aceitar isso em nossas vidas assim como aceitamos cada manhã de um novo dia, acordamos abrimos nossos olhos e seguimos em frente.
O que podemos saber sobre isso é que o sofrimento afeta todos os seres humanos,seja ele rico ou pobre preto ou branco,amarelo enfim nenhum de nós esta impune de sofrer.
Mas isso não quer dizer que não podemos tentar abrir os olhos para um novo dia, um
novo recomeçar..
Acredito que às vezes somos até um pouco egoísta em relação ao que estamos vivendo ou passando.
Reclamamos sem ter o que reclamar sem entender o porquê de nossas reclamações..
Se acordar-mos e olhar-mos ao nosso redor, nossos irmãos, mãe pai e os demais parentes sempre próximos de nós, existem aqueles que não tem este momento para com suas famílias.
Choramos pelos que se foram e não reparamos às vezes o ser maravilhoso que esta ao
nosso lado.
Sei que é difícil para algumas pessoas aceitarem uma perda, mas ninguém aqui chegou aqui para viver eternamente, nascemos vivemos e morremos unicamente para este fim, embora doloroso seja pensar assim, mas talvez seja a única verdade que jamais será transformada em uma mentira.
Enquanto isso estamos aqui vivendo, dia a dia cada segundo e momento.
Façamos então que esses momentos sejam produtivos para com nossos semelhantes, amigos e parentes.
Nada em nossas vidas acontece por acaso, tinha de acontecer, poderia ser evitado?
Talvez sim, talvez não como saber!
Se não tentássemos como saberíamos?
A vida é complexa, cheia que fatos e acontecimentos, devemos sim olhar para o céu agradecer por estarmos aqui e abençoar aqueles que já partiram.
Eles se foram sim, mas as lembranças continuam em nós, em nossos corações.
É por este e muitos outros bons motivos que vivemos para lembrar dos momentos felizes que passamos e vivemos ao lado de quem amamos e por motivo algum ele teve que partir.
Vivamos então em prol de tentarmos encontrar sermos felizes, pelos que estão ao nosso lado, pelos que se foram, devemos continuar nossa caminhada tendo a certeza de que DEUS é senhor, é soberano, ele decide por nós ele sabe o melhor para nós.
Ainda que acertando ou errando,ganhando ou perdendo,sorrindo, chorando enfim, DEUS sabe onde começa e onde termina nossos destinos.
