Nietzsche Educacao e Cultura
Nietzsche está morto: e, apesar da distância entre o céu e a Terra, talvez agora ele veja a sombra de Deus refletida nos Homens.
"Um certo filósofo chamado Nietzsche, disse: "Torna-te quem tu és." Aquilo que temos, é o que temos dentro de nós mesmos; o que nos faz ser alguma coisa; mas pra sermos exteriormente aquilo que está num nosso interior; requer sabemos que sendo outras coisas naquilo que não somos interiomente; com certeza não levará a nada. Mas aquele que resolve desenvolver o que se é por dentro, dá maneira que e não outrora, será reconhecido e obterá êxito dos seus feitos, tornando-se aquilo que és, não em algo que não se encaixe e seja."
"O que vem primeiro não é aquilo que queremos ser; mas o que somos."
Friedrich Nietzsche tinha razão.
Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. Infelizmente me forçaram a ser um monstro e buscar proteção na escuridão do abismo.
ComoNietzsche. Falaria, os mais inteligentes são céticos. O que não vem ao caso de quem gabarita o código penal, mas se ajoelha perante a "deus"
Friedrich Nietzsche
Os grandes intelectuais são céticos.
Nao.
Os grandes intelectuais são cheios de ego e, mesmo se disserem algo, são simplesmente manipulados pelo mundo e pela própria sociedade que tanto criticaram
Podem até ser céticos, mas será que entenderam de verdade o que isso significa? Ou é igual a todas as suas definições?
Friedrich Nietzsche: 'Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.'
Bom.
Bem e mal, conceitos humanos ilusórios, criados apenas para a coexistência pacífica.
Amor, uma emoção semi-natural, gerada de um falso entendimento e de uma emoção como nucleo base.
Logo, o amor em qualquer coisa está acima do bem e do mal, desde que você não destrua a coexistência — ou se o fizer, cabe a você criar seus próprios limites.
Friedrich Nietzsche: "Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."
Amor = Medo.
O medo "humano" é a verdadeira essência da forma humana—é a emoção central e primordial. O amor não passa de um derivado do medo, e dele surgem todas as outras emoções. Logo, quem compreende isso já não valida mais a teoria.
Porém, para as pobres almas que não entendem, a frase ainda serve.
Talvez minha intençao não seja invalidar a frase de Nietzsche, mas provar que ela reflete um ideal, enquanto a minha expõe o mecanismo oculto por trás desse ideal. Ambos os pontos coexistem—o amor pode ser tanto um derivado do medo quanto algo que, em raros momentos, supera sua origem.
Controle dos Desejos nas perspectivas de Platão e Nietzsche
A questão de como o ser humano deve tratar o desejo é um tema debatido desde a época de Sócrates (400 a.C.) e continua sendo relevante na era da inteligência artificial. Platão e Nietzsche são dois pensadores que abordam o tema de maneira divergente, sendo um assunto pertinente para reflexões contemporâneas.
Em primeira análise, Platão, na obra “A República”, afirma que “Eis a messe de males que recolhe o indivíduo de alma mal governada e que há pouco classificamos como sendo o mais desgraçado dos homens”. Ou seja, quando o desejo ultrapassa os limites e busca governar a alma, o corpo torna-se desordenado, semelhante a uma cidade governada por um tirano.
Em segundo lugar, Friedrich Nietzsche, em “Além do Bem e do Mal”, declara que “Envergonhar-se da própria imoralidade é um degrau da escada no extremo”. Para ele, o ser humano não deveria se envergonhar de praticar uma imoralidade; e os desejos não deveriam ser reprimidos. Nietzsche acreditava que a negação dos desejos era um ponto de fragilidade, propondo que o ser humano deve aceitar seus desejos como uma manifestação natural de sua existência.
Destarte, é necessário destacar que princípios morais universais são válidos independentemente de interesses pessoais ou desejos individuais. Ações baseadas apenas no desejo pessoal inevitavelmente colidem com os valores de outras pessoas. A habilidade de lidar com os desejos pode evitar conflitos éticos e conduzir o homem ao senso de justiça. Para evitar isso um colapso social, é necessária uma lei universal que transcenda os interesses individuais. Esta lei pode ser encontrada no entendimento de que existe um Deus que nos ensina a amar ao próximo como a nós mesmos.
“Como disse o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, ‘o que não me mata, me fortalece’. Essa frase resume bem a ideia de que as dificuldades e os obstáculos da vida podem servir como estímulos para o crescimento pessoal e profissional. Pessoas que continuam existindo mesmo diante de tantos nãos ou afastamentos. Isso serve para a amizade, o relacionamento pessoal e o profissional. São pessoas determinadas que não desistem facilmente. Agora, pessoas que desistem fácil provavelmente não conseguem chegar a lugar nenhum. Continuam na mesma zona de conforto.”
"Nietzsche, em sua genialidade incendiária, gritou que Deus está morto, e nós, órfãos do divino, inventamos novos ídolos — o progresso, a ciência, a glória — mas eles também se mostram falíveis, tão frágeis quanto nós."
Assinado
Eu diria que ao contrário como no século 19, quando Nietzsche disse que Deus está morto, quando os liberais anunciaram a morte iminente de deus. Que os liberais estão mortos e Deus vai bem.
Deus está morto, assinado Nietzsche.
Nietzsche está morto, assinado Deus.
Pinochet e Nietzsche
As ideologias dominantes são as ideologias das classes dominantes. Quem fica sofrendo por falta do bem comum, são idiotas para proteção e expansão do capital predatório implantado por Pinochet. Nietzsche, retoma este tema na suaGenealogia da Moral; o rebanho é conduzido pelo pastor. O rebanho não questiona o pastor, na verdade, ele nem mesmo sabe sobre o que o pastor fala, apenas segue o caminho previamente traçado por este. Nietzsche a chamará de moral do rebanho. Obviamente, o ponto trabalhado por ele não é a maioridade e sim a moralidade. Enfim, pela formação fenomenológica existencial já sabe às direções da massa. Sabia que seria neutralizado esforços da esquerda chilena depois de terem primeiramente embrutecido seu gado doméstico e preservado cuidadosamente essas tranquilas criaturas a fim de não ousarem dar um passo fora do carrinho para aprender a andar, no qual as encerraram, mostram-lhes, em seguida, o perigo que as ameaça se tentarem andar sozinha.
"Cristo"
Jesus leu Nietzsche
Se chocou
Andou de skate
Se ralou
Lembrou de Chorão...
Riu
Deu a volta ao mundo
Girou, girou, girou
Voltou pro mesmo lugar
E se questionou
"-Por que existe o amor?"
Minto, minto
Na verdade ele se perguntou
Se voltaria a ser feliz algum dia
Nietzsche confundiu o senso comum, quem o conhece sabe que ele foi o maior espiritualista do século XIX.
Oh, Nietzsche, filósofo tão sublime,
Nosso tempo ainda se curva a tua mente.
Teus pensamentos nos levam a um limite,
Ao ideal do super-homem, tão potente.
Pois o homem é um ser demasiado humano,
Limitado por crenças e valores.
O espírito livre, contudo, é soberano,
Encontrando a verdade em seus próprios amores.
Não há quem possa compreender,
A grandiosidade que está em nossas almas.
O caminho a seguir é se desprender,
E alcançar o ápice de nossas jornadas.
Sejamos então mais fortes a cada dia,
Que nasça em nós o melhor como guia.
” Torna-te quem Tu es “
Nietzsche
“A Personalidade que estamos não é o melhor que podemos Ser; estamos aqui , não somos daqui.
Ymas Izzab
Condições sobre o amor
Existe um poema do filosofo Nietzsche que o mesmo retrata com Zaratustra as variáveis do amor. Desta maneira, pretensioso que sou, misturei as idéias de Nietzsche com as minhas, fazendo assim uma viagem sem volta!!!!
Zaratustra, porém, olhava para o povo...
O homem é uma corda, atada entre o animal e o além do homem...
Perigosa travessia, perigoso caminho...
O que é grande no homem, é que ele é uma ponte e não tem fim: o que pode ser amado no homem, é que ele é um passar e um sucumbir...
Amo aqueles que não sabem viver a não ser como os que sucumbem, pois são os que atravessam.
Amo os de grande desprezo, porque são os de grande respeito ,e dardos da aspiração pela outra margem....
Amo aqueles cuja finalidade é reconhecer o abismo entre o amor e a felicidade...
E mesmo sucumbindo, sua herança será reconhecida por toda eternidade...
Amo aquele, que pela dificuldade não se calam...
Amo aqueles, que pelo conhecimento não se acomodam...
Amo aqueles que não procuram atrás das estrelas uma razão para sucumbir e serem sacrificados: mas que se sacrificam á terra ,para que a terra se torne além do homem.
Amo aqueles que vivem para conhecer e querem conhecer para que um dia o além do homem viva. E assim que ele sucumbir.
Amo aqueles que através da dedicação e do conhecimento jamais se acomodaram...
Criando desta maneira suas idéias...ideais...para outras gerações...
Amo aqueles que não reserva uma gota de espírito para si,mas quer ser inteiro o espírito de sua virtude:assim ele passa como espírito sobre a ponte.
Amo aqueles o significado de sua existência foi arquitetado pelo conhecimento conduzindo além do homem a sabedoria e sagacidade de ser livre...
Amo aqueles que lança á frente de seus atos palavras de ouro e sempre cumpre ainda mais do que promete : pois que ele sucumbir
Amo aqueles cuja literatura foi a base do seu despertar.
Criando em sua alma a liberdade de reconhecer o belo em si...
Amo aquele que é de espírito livre e coração livre: assim que ele sua cabeça é apenas vísceras de seu coração,mas seu coração o leva a sucumbir..
Amo todos aqueles que são como gotas pesadas caindo uma a uma da nuvem escura que pendem sobre os homens : eles anunciam que o relâmpago vem,e vão ao fundo como anunciadores.
Vede, eu sou um anunciador do relâmpago, e uma gota pesada nuvem:mas esse se chama além do homem.
Finalizando amo todos aqueles que dedicaram sua existência para servir,
Compartilhar e principalmente Amar como convém um pastor idílico a cuidar
Da mais bela flor....a semear nos corações o mais belo poema que retrate o amor aliado com liberdade.
Pois estes sim serão capazes de avaliarem suas vidas!!!
Nihael
Pseudônimo do poeta Márcio Galli
site: garganta da serpente
- Relacionados
- Frases de Nietzsche
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
