Nao Tente Adivinhar o que

Cerca de 602919 frases e pensamentos: Nao Tente Adivinhar o que

Porquê não considerar todas as religiões positivas como a forma que o pensamento humano em cada região deverá necessariamente tomar, e que continuará a tomar, em vez de fazer de uma dessas religiões o objeto dos nossos risos ou das nossas cóleras?

Uma história vivida não tem tempo de calendário - tem-no só no que se viveu.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Estrela Polar, 1962

O recurso dos que não imaginam é sempre contar.

Não existem deveres que não sejam nobres.

Um dos grandes segredos da sabedoria económica é saber aquilo que se não sabe.

Não há professor como o exercício.

O céu não consente no orgulho de ninguém, salvo no seu próprio.

É preciso um espírito especial para se fazer fortuna, sobretudo uma grande fortuna; não se trata nem do espírito bom nem do belo, nem do grande nem do sublime, nem do forte nem do delicado; não sei precisamente de qual se trata, e espero que alguém me possa esclarecer a tal respeito.

O mundo julga-nos, não pelo que somos, mas pelo que parecemos ser.

O homem está cheio de intenções; não as conhece, mas elas constituem os impulsos secretos da sua ação.

O amor sem ciúme não é amor.

As coisas que sabemos melhor são as coisas que não nos ensinaram.

Da infância direi pouco, pois ela não passou de uma estupidez.

Émile-Auguste Chartier
CHARTIER, Histoire de Mes Pensées

A recordação é activa. Não é um objecto perdido que se encontrou. Ela faz crescer a massa do presente e do futuro.

Se és artista, não fales em ser maior ou menor, para não confundires a tua obra com uma prova de atletismo.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, Bertrand, 1992

Apenas sabemos bem aquilo que não aprendemos.

Censuram-se severamente defeitos à virtude, ao passo que se não poupa indulgência para as qualidades do vício.

Serve livremente e não serás servo.

Hospitalidade: virtude que nos obriga a alimentarmos e alojarmos certas pessoas que não precisam de alimentos nem de alojamento.

Devemos esforçar-nos por ser razoáveis, mas não por termos razão; a sinceridade acima da infalibilidade.