Nao Machuque o meu Coracao
Descobri o meu país
Subi a montanha
e no seu topo os anjos me cercaram
e me engrinaldaram a fronte
com as flores do céu.
Asas zumbiam
em harmonias fragílimas
e vozes de arcanjos louvavam a paz.
Derramaram sobre meu corpo
sete bálsamos purificadores
e fizeram-me beber
ambrosia e mel.
Banharam-me no rio da música
e eu saí ingênua
como o canto de uma criança.
E depois surgiram novos anjos
e não havia noite
e não havia dia.
E a ambrosia e o néctar
deslizavam com fartura celestial.
E novas canções se entoaram
sempre em louvor a Deus.
E não havia noite
e não havia dia.
E aos poucos cresceu dentro de mim
o desespero
e eu busquei em vão os olhos celestiais.
Eles nada diziam
e cantavam a paz.
E aos poucos uma nostalgia
me enlanguesceu
e eu era o arco distendido
sem a flecha
e eu buscava o ar
sem respirar.
Um anjo me interrogou: mais néctar?
Eu gritei: quero cheiro da terra!
E o anjo me perdoou
E eu cansei de ser perdoada,
eu queria sofrer.
E não havia noite e não havia...
Quebrei minhas asas,
desci a montanha
e vivi na Terra!
Homens amavam
e cansavam do amor.
Homens bebiam sangue
e descobriam
que não desejavam brigar
Entoavam-se cânticos místicos
onde só havia a insatisfação.
E depois homens morriam
e todos sabiam que era o fim.
Nem a terra,
nem o céu!
Fechei-me num quarto,
inventei outro Deus,
outro céu, outra terra
e outros homens.
Nota: Esse é um dos dois únicos poemas que foram publicados em vida por Clarice Lispector. O outro poema publicado em vida pela autora é A mágoa.
...MaisBeija-me,domine-me com rapidez,sabe que quero sentir-lhe...
Que meu desejo por você é imenso!
Esqueço toda a timidez...
Baixinho no ouvido...Adoro ouvir seus gemidos...
J & M
Em meu silêncio vou me encontrando
e reencontrando a cada dia partes
que perdi em mim .
Agora vou me refazendo e aprendendo a
a dar valor a quem valorizou minha essência.
Vou deixar para traz tudo o que me causou
tristeza e me refazer na certeza que minha
quietude falou por mim.
Que és, portanto, ó meu Deus?
Tao oculto e tão presente, formosíssimo e fortíssimo, estável e incompreensível; imutável, mudando todas as coisas; nunca novo e nunca velho; renovador de todas as coisas, conduzindo à ruína os soberbos sem que eles o saibam; sempre agindo e sempre repouso; sempre sustentando, enchendo e protegendo; sempre criando, nutrindo e aperfeiçoando, sempre buscando, ainda que nada te falte.
(Confissões)
AÇÃO PESSOAL
Cumprindo o meu dever:
Fazer sempre algo mais.
No exame de mim mesmo:
Aceitar-me e servir.
Quanto aos outros:
Dar auxílio e respeito.
Nas lutas dia-a-dia:
Trabalhar e esquecer-me.
Ante o mal que apareça:
Calar, buscando o bem.
Fazer perante Deus:
O melhor que eu puder.
Eu sou mesmo um homem muito generoso. Eu quero partilhar o meu sofrimento com todo o mundo. Eu diria que isso é justo, você não?
Quem sou eu?
Pra que o Deus de toda terra
Se preocupe com meu nome
Se preocupe com minha dor
Quem sou eu?
Pra que a Estrela da manhã
Ilumine o caminho
Deste duro coração
Não apenas por quem sou
Mas porque Tu és fiel
Nem por tudo o que eu faça
Mas por tudo o que Tu és
Eu sou como um vento passageiro
Que aparece e vai embora
Como onda no oceano
Assim como o vapor
E ainda escutas quando eu chamo
Me sustentas quando eu clamo
Me dizendo quem eu sou
Eu sou teu
Eu sou teu
Quem sou eu?
Pra ser visto com amor
Mesmo em meio ao pecado
Tu me fazes levantar
Quem sou eu?
Pra que a voz que acalma o mar
E acaba com a tormenta
Que se faz dentro de mim
Jesus eu sou teu
Eu dependo de ti
Me abraça senhor
A quem temerei?
A quem temerei?
Se eu sou teu
Eu sou teu...
Toma!
Te empresto meu sorriso por hoje!
Mas por favor, o devolva escancarado, escrachado, de orelha à orelha...
Nem pense em ousar ser meio termo!
Meu sorriso é coisa séria, e só aceito emprestar se prometer abusar!
Depois a gente resolve as ruguinhas que ficaram ao redor dos olhos...
As mais lindas e divertidas ruguinhas felizes!
Toma...leva!
Meu sorriso dobra de tamanho quando vai parar no sorriso de outro alguém!
Meu Grande e Verdadeiro Amor
A primeira vez que coloquei os meus olhos em ti,
Quase levitei em direção aos céus,
Como poderia você emanar tanta luz assim?
Meus olhos se encheram de emoção, mãos trêmulas, boca seca ficou,
Tanta raiva me levou ali,
Pronta para te encarar...
E ficamos diante uma da outra..
Tudo que eu pude te mostrar...
Foi o que a minha alma tanto quis ressaltar...
Em segundos à sua compania,
Comecei a desmoronar..
Perdi a conta sincera dos segundos que meus lábios resolveram te estampar,
Um sorriso maior do que as fronteiras visíveis aos olhos de Deus,
E ali,
Eu pude notar,
Que eu nada precisaria pensar..
Sempre foi por você a quem o meu coração incessamente insistia em procurar...
Eu senti aquele terremoto que abalou o meu coração,
Sensação essa tão contagiante,
Após ali,
Eu soube esperar..
E finalmente,
Nos conhecemos em meio a um mar de tormentas,
Você estava à deriva e presa aquela dura tempestade,
E eu em meio ao meu desespero em te salvar,
Me joguei de cabeça, corpo e alma,
Lutei contra todos os seus medos e anseios,
Matei todas as suas angústias,
Cuidei da sua alma, curei o seu coração, e deixei meu recado em sua memória,
No outro dia você acordou,
Sentiu a minha presença, e não mais parou de chamar inconscientemente por mim,
O destino nos pregou uma peça,
Você atirou em cheio em meu coração,
Eu fui a outra dimensão,
E de repente,
Resistiu de início a me procurar,
Você com sua majestade radiante, foi me resgatar,
E hoje se sou toda essa magnitude de puro amor,
Sou porque nós nos unimos para todo o sempre.
" Meu desejo sincero e com alma é que nunca lhes falte viço na plantação. Que jamais a vida lhes negue um abraço, um sorriso, uma sorte, uma luz...
A bênção, Bahia
Olorô, Bahia
Nós viemos pedir sua bênção, saravá!
Hepa hê, meu guia
Nós viemos dormir no colinho de lemanjá!
Nanã Borokô fazer um Bulandê
Efó, caruru e aluá
Pimenta bastante pra fazer sofrer
Bastante mulata para amar
Fazer juntó
Meu guia, hê
Seu guia, hê
Bahia!
Saravá, senhora
Nossa mãe foi-se embora pra sempre do Afojá
A rainha agora
É Oxum, é a mãe Menininha do Gantois
Pedir à mãe Olga do Alakêto, hê
Chamar Inhansã para dançar
Xangô, rei Xangô, Kabueci-elê
Meu pai! Oxalá, hepa babá!
A bênção, mãe
Senhora mãe
Menina mãe
Rainha!
Olorô, Bahia
Nós viemos pedir sua bênção, saravá!
Hepa hê, meu guia
Nós viemos dormir no colinho de lemanjá!
VISSE.
Sou nordestino brasileiro
a família é o meu tesouro
sou da terra, sou vaqueiro
visto o meu gibão de couro
pra dizer ao mundo inteiro
que um sorriso verdadeiro
vale muito mais que ouro.
Confesso, meu lado bonzinho fica encostado no lado babaca. Em outras palavras: às vezes sou burra ao invés de boa.
- Relacionados
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Frases de saudade para dizer tudo o que o coração sente
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
