Nao Conto Detalhes e muito menos
Já não tenho mais tanta pressa, comecei a contar lentamente meus passos para aproveitar melhor os lugares onde estou.
A vida é um eco, passado, presente e futuro, entrelaçados na mesma sintonia.
O que vivemos ontem, foi o molde para o dia de hoje.
O começo e o fim já não são tão distantes e só fechar os olhos e aproveitar o silêncio que me aguarda.
Lúcia Freire
Não devemos levar em consideração as palavras de desmotivação de terceiros, pois elas tentam tirar da gente, a motivação que elas não tem!
Prossiga!
Foco no objetivo!
Propósito!
Quando alguém querer te tirar a motivação com palavras de desânimo, dê como resposta o silêncio, pois, a melhor resposta para os tolos é o silêncio!
(DVS)
Meses que se parecem anos, não se trata de tempo
O tempo é relativo
A intensidade de nossa dedicação e emoção em cada momento que estamos juntos, faz esse tempo que vivemos algo sem muita importância, e valendo então, o "nosso tempo"... Esse tempo que parece ter mais de um ano, esse tempo que faz a gente achar que nos conhecemos desde que nascemos, esse tempo... O melhor tempo! Afinal, ele é NOSSO. E tudo o que é nosso, é e sempre será melhor.
Sonetista, ser ou não ser...
Eis a questão...
PARA SER SONETISTA
Marcial Salaverry
Para ser bom sonetista,
é preciso conhecer bem o vocabulário,
conhecer rima, métrica e horário,
para saber compor, e não perder a pista...
É preciso ter a poesia na alma,
pensar bastante, e ter o tema na mente,
para não terminar de mente demente...
Tem que raciocinar, e não perder a calma...
E seja primavera, inverno, outono ou verão,
precisa saber libertar sua alma,
e no amor ou na natureza, buscar inspiração...
Se estiver na praia a caminhar,
não pode nenhum momento perder,
inspirando-se em nosso sempre amigo mar...
"Bom seria se a poesia sempre livre fosse
Bom seria se regras não existissem...
Bom seria se poetas não se preocupassem
com métrica, rima, ou o que quer que fosse...
Desculpem-me os puristas, mas não resisti a uma
brincadeira com os sonetos... (Marcial Salaverry)"
<><><><><><>
Eu era primata e segurava primata
Não me lembro o que eu era antes de ser mãe
Alguma coisa entre tijolo e rã
(sólida e escorregadia)
O tempo de antes ficou sujo de uma coisa
que eu não sei
A vida principiou naquele dia
e depois só futuro
E era um futuro tão velho que parecia passado
Quando eu coloquei no colo minha filha
Era como se carregasse minha mãe
Ou a mãe da minha mãe
Ou a primeira mulher do mundo
Que era gente e era macaco
Ali eu era primata e segurava primata
E doía tanto
Quem se mostra presente, não dá espaço pra concorrente:
O problema muitas vezes não está em quem se mostra presente, más naquele que pensa ser único e que jamais será deixado e prefere uma aventura a curto prazo, do que uma vida de carinho e amor ao lado de quem a ama de verdade.
As pessoa nos dias de hoje, preferem ser usadas como um objeto ao invés de serem valorizadas.
Quando são valorizadas, elas não dão o devido valor ah quem as querem bem.
Nunca Mais -
Odeio a vida porque sempre me enganou!
Nunca dei um passo onde não tenha caido,
traido, abandonado, esquecido - não vou,
não passo de um lamento em vão perdido!
Alguém maior que os outros sempre rejeitaram
alguém diferente que o destino sempre apedrejou
alguém que as gentes sempre malograram ...
Quem me chama?! Não vou! Não vou!
Chega de silêncio! Não me calo nunca mais!
Estou cansado de em vão acreditar
que um dia o meu destino vai mudar ...
É loucura! É mentira! Ó dor aonde vais?!
- Procurar na morte o silêncio em alguém
porque na vida jamais me quiseram bem!
Menino de Ouro
Me chamo César. “Desde menor, a minha escola é minha favela.
Não tem recuperação pra quem for reprovado nela. A minha matemática soma só resultado, diminuir aqui já é motivo pra ser cobrado. Criminoso, moleque mulherengo, maquinado, bem trajado, se mal elemento.” Sempre fui um moleque jogado no mundão, não tenho sentimentos, muito menos amor no coração. Nunca liguei muito pra isso, amor pra mim nunca existiu. Ele é só uma forma de fazer as pessoas sofrerem e se humilharem por outra pessoa. Nunca tentei a sorte pra ver se o amor dava certo pra mim, mas pra que eu iria tentar? Eu não queria sofrer como outras pessoas.
E eu já tinha muitos problemas na vida, às vezes eu achava que tinha nascido pra sofrer. Vários bagulhos na mente, passava a noite em claro até o sol nascer. Meu pai foi embora quando eu tinha 13 anos, só restamos eu, minha mãe e meus irmãos. Eu tinha que trabalhar pra colocar comida na mesa, mas na favela não tem muitas opções, então com 15 anos me joguei no crime. Com menos de um mês estava cheio de dinheiro no bolso, mas isso me trouxe mais problemas do que solução. Comecei a usar drogas pra esquecer de tudo. Alguns iriam me julgar, porque é só isso que as pessoas sabem fazer: julgar e julgar. Mas, por outro lado, alguns iriam se identificar. Eu me achava um covarde por usar drogas pra correr dos meus problemas, mas também, o que eu podia fazer? Meu pensamento sempre foi de que minha vida não valia a pena.
Mais um dia completo e a noite está caindo. Estou tentando dormir, mais uma vez eu não consigo. Acho que vou sair, tá rolando baile logo ali embaixo. Não, pera aí, tô ouvindo tiros. Tá tendo operação policial na favela, tenho que ficar em casa mesmo, não posso sair. Meus olhos tão pesando, já são 30 horas acordado, mas agora já não dá pra dormir. Deu 6 horas da manhã, já lavei o rosto. Vou tomar meu café e sair pro movimento. Andando entre os becos da favela vejo um corpo estirado no chão. É mais um inocente que morreu ontem na operação. Eu paro e penso “será que vou acabar assim também?” “será que esse é o destino de todos os moradores da favela?”.
É irmão, a vida aqui não é fácil. Vou seguir meu caminho, pois estou mais do que atrasado pro meu plantão. Chegando lá no movimento, os amigos falam que aquela vida não era pra mim, que eu era uma boa pessoa, que eu tinha que continuar escrevendo sim, porque era o que eu sempre gostei de fazer. Mas eu não queria escutar, só queria fazer o meu dinheiro sem ninguém me atrasar.
Hoje à noite tem baile, mas não quero sair. Só quero tentar dormir. Celular toca, é ligação de um parceiro:
- Qual é, mano? Vamos pro baile?
- Não dá, mano. Tenho muitas coisas pra fazer.
- Deixar essas coisas pra amanhã. Vamos pro baile, vai ser legal.
- Tá bom, vamos. Passa aqui na minha casa pra gente ir.
Estava em cima da hora. Tomei um banho bem rápido, me arrumei e fiquei esperando. Meu amigo chegou e partimos pro baile. Eu estava distraído, no meio de tanto tumulto, esbarrei em uma menina e pedi desculpas. Ela também tentou se desculpar, mas disse que estava assim tão apressada porque iria pra casa. Notei que ela estava sozinha e me ofereci para levá-la. Ela disse que só iria aceitar porque conhecia o meu amigo e nós conversamos muito no caminho. Chegando no portão de sua casa, ela me deu um beijo e desejou boa noite. Depois fui pra casa e não achei que essa menina iria ficar na minha cabeça, era só mais um rolo e bola pra frente.
No outro dia logo cedo meu celular toca. É uma ligação de um número desconhecido.
- Oi, tudo bem? Sou aquela menina da noite passada, consegui seu número com seu amigo.
Nos falamos por muito tempo, e com vários dias de conversa nós já sabíamos tudo sobre a vida um do outro. Por mais que eu não ligasse pro amor ou sentimentos, essa menina ganhou minha atenção e minha confiança fácil. Ela era diferente, eu não sabia se o que eu estava sentindo era amor. Tudo isso era tão novo e estranho pra mim. Eu falei pra ela que eu tinha o sonho de ser escritor e ajudar todos ao meu redor. Ela me disse que eu era um menino de ouro, de coração bom e puro e que via brilho em mim. Que eu era capaz de realizar todos os meus sonhos.
Eu pedi pra ela contar mais um pouco sobre sua vida e ela me disse que usava alguns tipos de drogas. Eu prometi que nós iríamos sair dessa juntos. Com o tempo ela conseguiu me ajudar a sair do crime e das drogas, eu queria fazer o mesmo que ela fez por mim, mas eu fui esquecendo de quem me ajudou, chegamos até a perder contato.
Um dia ela conseguiu achar meu contato e voltamos a nos falar. Ela me convidou pra ir pra sua casa, disse que estava triste e precisava desabafar. Chegando lá, nós conversamos sobre muitas coisas. Ela estava na mesma vida, mas pior que antes, pois agora estava envolvida com facção. Começou a chorar na minha frente e disse que o maior desgosto da vida dela era quando ela foi presa e viu sua mãe e seu pai chorando igual uma criança. Eu falei pra ela se acalmar, que dessa vez eu iria ajuda, que agora eu vim pra ficar, eu iria fazer o mesmo que ela fez por mim um dia, ajudá-la a sair daquela vida. Eu consegui deixá-la calma e falei que iria pra casa. Ela pediu pra eu não ir, disse que estava com medo e me pediu pra ficar lá. Acabei ficando e caindo no sono, mas logo cedo saí de fininho pra não acordá-la.
Fui pro trabalho e horas depois meu amigo chegou com a notícia de que ela havia sido assassinada. Eu não consegui fazer o mesmo que ela fez por mim, não tive tempo de tentar. “O destino não nos quis a gente junto pra sempre, mas foi um privilégio me encontrar com você” nesse mundo. Tudo aconteceu tão rápido e de repente, mas foi o suficiente pra eu nunca esquecer. Se eu viver outras vidas, vou lembrar de dela. Sempre que estou triste ou querendo desistir, lembro o que ela me falava, que eu sou o menino de ouro e que sou forte, de coração bom e puro. E tudo que eu faço de bom hoje, todas as coisas que conquisto, paro e penso o quanto ela ficaria orgulhosa em me ver vencendo.
Fique onde está
Pare!
Por favor, fique onde está.
Eu não voltarei.
Que hilariante.
Você dilacerou o meu coração
me trocou por alguém que é infiel
e pior do que eu.
Agora me pede para voltar?
Onde?
Onde encontrou tanta coragem?
Não voltarei para um mundo onde a lua deixou de dar a sua luz,
onde há conflitos
onde há choros e
Atritos.
Me diz, o que quer no meu presente?
Me amar mais do que já me magoou?
Desculpa!
Já não há espaço para você.
Me entreguei em outro alguém.
Por favor, não se aproxime.
Eu apaguei todos as lembranças que me ligavam a ti.
Você me abandonou e no meu
pior momento!
Fique onde está.
Você não me ama.
Não cometa o erro de querer ter do seu lado alguém que não te valoriza, apenas por desprezo de si mesmo, por falta de amor próprio, para mostrar para a sociedade que você não está só.
Não enterre a sua paz e a sua felicidade, só para viver de aparência, tentando agradar os outros, quando na verdade todos sabem que você é infeliz, que você está com a pessoa erra e que de fato você merece algo melhor.
Não jogue a sua dignidade no lixo!
Não desperdice a chance de estar com alguém que não vai sentir vergonha de ser visto com você, que não vai te procurar só quando precisa, que vai te ligar sempre pra saber como você está, que vai estar do seu lado em todos os momentos e situações, que não vai te abandonar na tempestade, que vai te apoiar nas suas derrotas, que vai sonhar junto os seus sonhos, que vai compartilhar os sonhos dela com você e que vai te amar no fim da mesma forma que te amou no começo. Por isso, não perca seu tempo com quem não vale à pena, que só te traz aborrecimentos, atraso, mal-estar, que só sabe cobrar, exigir, reclamar, resmungar, criticar, ofender, humilhar e fazer com que sua autoestima escorra pelo ralo.
Só, você consegue enxergar melhor as coisas à sua volta.
Mau acompanhado, você vive como uma animal com antolho na cara.
Não perca pra sempre a oportunidade de viver com quem conhece seu valor e sabe te dar valor pelo que você é, não pelo que você tem.
Embora seja real que a pessoa só vale o que tem, ainda há quem saiba valorizar o que o dinheiro não pode comprar, nem consertar, nem trazer de volta.
E se o amanhã não chegar?
Se demore no olhar
Se demore no café
Se demore no sorriso
Se demore no cafuné
Se demore na boca que abençoa
Se demore em quem pede pra você se cuidar
Se demore no abraço de pai e mãe
Porque a falta deles, é que mais vai apertar
Se demore nas amizades
Que tem cheiro de esperança
Se demore nos encontros
Que um dia serão lembranças
Se demore no telefone
Se demore na mensagem
A lembrança desse tempo
Você levará na bagagem
Se demore onde a vida floresce
Se demore onde o silêncio cria asa
Se demore onde não te apaguem
Se demore onde o amor vira casa
Se demore...
Porque a vida apesar de incerta
Não traz só problemas
Também traz sorrisos
Então, onde for bom
fique mais um bocadinho
Poema autoria de #Andrea_Domingues ©️
Todos direitos autorais reservados 09/11/2022 às 19:30 hrs
Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues
SACRIFÍCIO
Peço a quem não tem coração
Que não fale, nem cante
Apenas escute o que não tenho a dizer
Estou de luto, mataram-me
Hauriram minhas ilusões
Sorviram minhas surpresas
Como se estivessem bebendo meus delírios com gelo de razão
Tiraram de minha boca a deliciosa quimera
Que preparei usando minhas mágoas
Tendo como resultado de tal imolação,
A miséria iludente incarna o gosto do aziúme
Degustando assim, a índole de infesto
Tenho fome do que não existe
Sede do que não há de ser
Peço que temperem meu corpo com o fel da mentira
Fazendo da minha carne, comida para os cachorros da rua
Mas que nunca comam ela crua
DESVENDAR
Andei de olhos abertos por vales vazios
Neles vi o que não devia
E quando os olhos fechei
Divisei os traumas de meu caminho
A cada passo é um novo motivo para desistir
Continuei sem o direito de ir
A um metro de retroceder ao avanço
Recorri ao último falhanço
A causa do meu cair
Antes que me levantasse, olhei tudo ao meu redor
E quando me levantei, o caminho já estava cheio
Repleto de motivos para prosseguir
E eu não o segui
Troquei de estrada
Mudei a velocidade
Vaguei pelo nada
Guardei por medo minha mentalidade
Revendo velhas dores, me senti hodierno
Fiz das lágrimas adubo para o terreno
E de tanto pensar, cai novamente
Vi o sentimento latente
Que de tanto lembrar, esqueço
Nessa viagem, não me falta receios
Falta coragem
E nessa passagem
Termino sem início e fim
Apenas com meios
SENTIDOS
No estandarte da noite sem clarão, ouço uma voz que aparece nos meus sonhos
Não a conheço, jamais me desejou um bom dia
Apenas amaldiçoa meus ritos de sonos
Batizando a miséria de minha retina com as lágrimas da agonia
O sol entrelaçando meus pés, tropeçando nos infestos do vale
Se faz feo diante do carniçal
Ao alvorecer digo; MORTE | Ao crepúsculo me fiz males
Desbrioso é o conflito contra a injúria espiritual
A mão de um destino caótico perfura com a língua meu coração
Chove no seco de meus sentimentos, mas não os molham
Se cobre a relva do peito com as causas da destruição
Que comove a mufina dos quais me olham
Adoeci minh'alma diante dos cânticos do inferno
Joguei-me no abismo do meu ego
Procurando o amor que cura meus versos
Aposentando da garganta todos os pregos
Não é dificuldades que encontramos em cada luta ou provações que nos fazem ficar tristes ou duvidar de algumas coisas. Sim, está em aceitarmos realmente que Jesus é a verdade que liberta quando o buscamos conhecer de todo coração.
E neste processo de buscar, se entregar e conhecer. Causa certos tipos de desconforto porque estamos matando a nossa carne e vontades a medida que se aproximamos de Deus.
Não tenha medo de recomeçar, medo de tentar,de arriscar,de se entregar.
Porém cuidado para não ser "traída "pelos olhos ou até mesmo pelos falsos sentimentos.
O medo pode até te impedir de ser feliz,mas a carência pode te levar a um caminho de espinhos, mágoas e decepções.Faça uma reflexão do passado e do agora.
Sobre o futuro a Deus pertence né,porém é preciso agir.
Eu queria que voce se apaixonasse
que se afogasse na profundeza dos meus olhos
nao to falando daqueles filmes de romance e sim de terror
que por um breve instante
voce nao sentisse nenhuma dor
mas tivesse medo
que eu partisse
que eu nao sorrisse
eu queria que voce se apaixonasse
que no frio da noite lembrasse do meu cabelo cor de sol
que nas musicas mais intensas lembrasse da minha voz
eu queria que voce se apaixonasse!
mas ainda soubesse que iria partir
e como as coisas mais bonitas da vida
sucumbir
eu queria que voce me visse como arte
mas todos os bons artistas so sao conhecidos depois de ir
Não se muda a natureza das coisas
Dizer para um ser humano que ele não deve falar o que pensa, que não deve desenvolver sua autocrítica ou que ele não deve protestar contra o que lhe oprime, é o mesmo que esperar raciocínio lógico de um animal ou querer transformar a natureza das coisas, e esperar que uma pedra fale, ou que um burro cante, toque um instrumento, coisas desse tipo.
Portanto, lutar contra a natureza do homem é impedir que ele seja de fato um ser pensante e livre. Mas o que querem as ideologias, crenças e costumes? É justamente isso, enquadrar todos os homens em um molde ideal. E são tantas as formas de limitar o pensamento: Por meio de crenças, especialmente os sistemas universais, que têm como base a dicotomia entre bem e mal ─ assim, por força tentam impedir o pensamento livre, fora do padrão estabelecido, por lei ou código moral. Parece-me uma grande tolice insistir nisso, pois não se muda a natureza do homem, assim como não se muda a natureza das pedras, pedras são pedras e homens são homens.
Mesmo que ocorra algum evento coletivo, aparentemente bem- sucedido, e isso é comum, sobretudo nas religiões, onde parece que todos pensam igual, porém a realidade é bem diferente. Há uma minoria que resiste ao cabresto, e mesmo que seja de forma discreta emite suas próprias ideias e impressões de mundo.
Mas, com que objetivo escrevo isso? É especialmente para relatar o que tenho observado por anos. Com as vivências que tive, pude fazer um estudo pessoal sobre pessoas bem próximas de mim, além do fato de que analisando minha conduta neste contexto, posso afirmar que nunca nenhum sistema aos quais me expus foram bem-sucedidos em mudar meu modo de viver, de olhar e entender as coisas. Não abro e nem abrirei mão do que sou, sou livre para pensar, viver e dizer muito do que sei a respeito do homem. Como pensador ou não todos têm direito à fala. Penso que o respeito pelo outro envolve deixar que ele se expresse, que diga o que sente, não importa se concordamos ou não.
Você vai ver o mar se abrir na vida de vocês e se o mar não se abrir, Deus te faz andar por cima. Porque Jesus garantiu que sempre estaria conosco até a eternidade.
Então não, importa de que maneira você irá chegar ao outro lado. Mas que independente de como esteja o mar e quão difícil possa parecer a travessia; Ele é quem deu a palavra de te fazer chegar aonde te prometeu que você chegaria.
Mantenha a tranquilidade e fé, Ele está segurando em suas mãos.
Os caminhos que escolhemos para, de alguma forma, sermos felizes não é uma conquista isolada onde sou responsável por absolutamente tudo. Desenvolver o sentido de compartilhar define, em muito, nossa forma de pensar e agir, e isso nos leva a descobertas sobre o inestimável valor dos afetos e da amizade para com todos à nossa volta, mesmo que não sejam do nosso convívio, pois, às vezes, o óbvio causa irreparáveis decepções. É importante termos convicção sobre que tipo de cumplicidade queremos repartir com as pessoas, de que maneira queremos compreender e ser compreendidos diante dos constantes desafios das diferentes situações que a vida nos mostra, seja na satisfação das alegrias ou nos pesares dos sofrimentos. Jamais devemos nos prender às definições do que nos cobram injustamente ou nos impõem sem merecimento, é preciso cristalizar na mente que felicidade não é uma forma fechada de verdades que não mudam e que tem de ser igual para todos. Sempre existirão desapercebidos gestos que podem transformar nossas certezas e nos mostrar que alguns erros podem ser corrigidos, outros reparados, e outros tantos evitados, mas para tanto é preciso se despir de todos os sentimentos e atitudes que causam mal a mim e aos outros, do contrário nunca poderei experimentar os benefícios da paz. Estar perto não é tarefa que se limita aos de dentro, àqueles cujos laços não são uma escolha, pois fraternidade, proteção, amizade, caridade e toda sorte de zelo e amor podem nascer do desconhecido e se fortalecer nas necessidades mais simples, e muitas vezes essa ligação ultrapassa a linha que separa a grandeza de espírito do sangue. Receber empatia não nos obriga a devolvê-la a quem nos oferece, contudo nos eleva ao universo das solidariedades e compadecimentos, e assim vamos multiplicando o que nos foi doado e filtrando com cuidado o que nos negaram, para evitar mágoas e arrependimentos. Nos conscientizarmos que os amparos podem vir por diversos caminhos nos dá a tranquilidade para compreender as pessoas e suas razões, sejam quais forem, assim como preferir fora da lógica nos permite escolher quem entra e quem sai. Então é muito bom observar honestidade, parceria, desprendimento, finalidade e os esforços para alimentar o bom viver e estreitar os laços que unem as boas intenções, se assim agirmos evitaremos sentimentos ruins e não seremos indiferentes a quem padece, pois ser uma pessoa boa não necessita da língua, e sim do coração.
John Pablo de La Mancha
- Relacionados
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- Não Vivo Sem Você
- Textos para uma pessoa especial se sentir muito amada e valorizada
- Frases para alguém que não gosta de mim
