Nao Chega aos meus Pes
Infelizmente, em muitas igrejas, se você não for um exímio bajulador do líder, você será deixado de lado, mesmo tendo um chamado ou sendo um bom obreiro.
Qualquer teologia que não gere no homem temor diante da Santidade de Deus e misericórdia pelos perdidos diante da manifestação do Amor de Deus pelo mundo, não é uma teologia Bíblica e Ortodoxa.
Se uma teologia não ensina um amor salvador por TODOS os homens como Jesus ensinou nos Evangelhos, então essa teologia não tem nada do Evangelho da Graça.
Estamos diante de um dos piores momentos da humanidade. As pessoas ouvem, mas não escutam; elas veem, mas não enxergam; elas são tocadas, mas não sentem nada. A sociedade está infectada pelo vírus da insensibilidade.
Calvino não se inspirou em Cristo ou na Escritura para criar sua doutrina, pois o herege confessa:
“Agostinho está tão ligado a mim que, se eu quisesse escrever uma confissão de minha fé, eu poderia assim fazer com toda a plenitude e satisfação a mim mesmo de seus escritos”.
João Calvino - A Treatise on the Eternal Predestination of God, p. 38
É extraordinário quando Deus oferta a salvação há um pobre pecador, mas não há nada de extraordinário em recebê-la. Portanto, é uma falácia patética quando o calvinista diz que há méritos em receber a dadiva de Deus por parte do pecador.
Os cristãos progressistas que não se enganem, a Bíblia é clara, haverá um julgamento final em que toda a ira de Deus e todo o terror eterno serão derramados sobre homens que rejeitaram o convite do Evangelho da Graça.
Todo aquele se autodenomina cristão deve desenvolver uma mentalidade de Reino de Deus: não se esquecer da brevidade da vida; não se esquecer de que existem milhões de pessoas que estão entre o céu e o inferno todos os dias; não se esquecer de que o amor ao dinheiro desemboca em morte espiritual; não se esquecer de que a busca pelos tesouros da terra não podem preencher o vazio existencial que há em cada ser humano depois da queda; e por fim que, nossas obras serão provadas pelo fogo (1ª Co 3.13).
A eleição na Escritura não é para a salvação, mas para a obediência [...]. Em Romanos no capítulo 8 [...], a predestinação é baseada na presciência de Deus e seu objeto não é a salvação, mas a conformidade com a imagem de Cristo.
Herschel H. Hobbs - Fundamentals o four Faith (Nashville: Broadman, 1960), p. 94-99
John Wesley em defesa do caráter de Deus contra a doutrina errática calvinista:
Ele [Deus] não punirá homem algum por fazer qualquer coisa que ele não pudesse possivelmente evitar; nem o punirá por omissão em qualquer coisa que ele não pudesse possivelmente fazer. Cada punição supõe que o ofensor, pudesse evitar a ofensa pela qual é punido. Do contrário, puni-lo seria palpavelmente injusto e inconsistente com o caráter de Deus [...].
Nós cidadãos, somos os legítimos senhores do congresso e dos tribunais, não para derrubar a Constituição, mas derrubar os homens que pervertem a Constituição.
Não venham aqui (à frente) chorando a respeito do que ouviram (no púlpito); vão para casa e vivenciem-no.
Arminianismo Brasil
Todos os dias as misericórdias de Deus se manifestam na minha vida; por isso não perco tempo pensando nas orações não respondidas.
Regra de John Wesley para os pregadores itinerantes Metodistas:
"Não aceitem dinheiro de ninguém, se alguém lhes der alimentos quando estiverem com fome, ou roupas quando necessitarem delas, aceitem-nos, mas não recebam ouro nem prata. Não deem a ninguém ocasião para dizer que vocês se enriqueceram através do Evangelho".
John Wesley, sua vida e obra, p. 242.
Será que os itinerantes de hoje concordariam?
Se quisermos discernir entre o que é uma doutrina Bíblica (Ortodoxa) e uma doutrina não Bíblica (heterodoxa) é imprescindível que voltemos às fontes (Escrituras e Patrística até o III Século).
Denominações onde o líder não presta constas para ninguém transbordam muito narcisismo por parte do líder e da sua família. Nesses ambientes, os membros são tratados como mão de obra barata ou fonte de renda; muitos não passam de cooperadores invisíveis e mal tratados; úteis, mas descartáveis; necessários, mas nunca valorizados.
Em uma igreja Bíblica e Ortodoxa, não se faz malabarismos e cambalhotas dos textos bíblicos para que eles se harmonizem com uma doutrina denominacional. Já em uma igreja não bíblica e heterodoxa, a lealdade à doutrina denominacional, aos catecismos e aos falsos mestres, tem precedência a Escritura e a Ortodoxia.
A eleição calvinista diz ao eleito, não regenerado: “não se preocupe, sua depravação não é obstáculo à salvação”, e diz, ao não eleito: “desculpe, você não foi predestinado à salvação, mas à condenação”.
George L. Bryson - The Five Points of Calvinism “Weighed and Found Wanting" (Costa Mesa, CA: The Word For Today, 1996), p. 36.
