Nao Ame Sozinho
Eu desejo que meus olhos não percam a capacidade de se deslumbrar com coisas simples: você já viu uma borboleta em uma manhã de sol indo subindo descendo, como se naquele momento só existisse o azul do céu e as suas asas?
Eu desejo que o tempo não leve embora aquela criança que um dia eu fui, e que mesmo não tendo mais forças para subir em árvore alguma como antes eu possa encontrar paz ao me sentar em um fim de tarde sob a sua sombra.
Eu desejo que os meus pais vivam até o último fio que lhes restar de vida, e que quando eles partirem seja tão tarde, que quase será à minha hora de ir.
Eu desejo encontrar um homem, mesmo sem procurá-lo, que me confirme a minha velha hipótese, que só o amor é capaz de dar um verdadeiro significado a existência.
Eu desejo também ter filhos, e que eu possa os ver correndo no jardim entre as flores, que eu os veja crescer; me agrada pensar que em um futuro muito distante, eles serão a reunião feita em lembrança, do que um dia e fui como também haverá neles um pedacinho de todas as pessoas que amei na vida.
Eu desejo que a idade não leve embora o meu velho e original senso de humor, e que eu aprenda a gostar de outras cores, porque depois de algumas longas primaveras vestir-se de preto não será mais símbolo de rebeldia, mas sim de viuvez.
Eu desejo aprender sempre, seja a dar um nó na ponta da linha, seja as teorias filosóficas sobre o mundo das ideias de Platão.
Eu desejo não que meu coração não endureça com o tempo, e que não importa o que acontecer, eu jamais me acostume com a dor, com o sofrimento.
Eu desejo viver uma vida simples, a única exigência é uma casa com varanda, e uma rede onde eu possa descansar ao cair da noite.
Eu desejo envelhecer sentada em uma cadeira de balanço, usando roupas de florzinha e meias coloridas até os joelhos, como as da minha avó, desejo também que os meus netos venham me visitar para que posso os contar histórias, como aquela, por exemplo, da menina que “plantou” a escova de dentes no vaso.
Eu desejo que os meus amigos vivam para sempre dentro do meu coração, e que o tempo não nos separe, e que a saudades nos mantenha unidos para sempre, e que eu jamais me esqueça dos momentos felizes que passamos juntos, mas que eles venham a se multiplicar com o passar dos anos.
Eu desejo que a minha mãe um dia pare de se preocupar tanto, que durma mesmo quando esqueço de telefonar, mas ao mesmo tempo, que ela continue me tratando como uma criança, que me cubra no meio da noite, que me dê conselhos que me fazem chorar de rir, como andar de bicicleta na calçada e trancar a porta do quarto com chave antes de dormir.
Eu desejo que o meu pai assista menos futebol, e fique menos zangado quando eu “obrigo” a assistir à novela das oito, sob a justificativa que eu nunca assisto.
Eu desejo que o meu irmão e eu, continuemos a achar graça das mesmas coisas como antes, e que os laços que nos prendem não se desfaçam nunca.
Eu desejo que o meu cachorro e o meu gato morram de velhice, e quando chegará a tal da velhice, eu não sei. Para mim, eles ainda têm um ano, e eu não tenho culpa de acreditar, pois eles se comportam como se tivessem acabado de nascer.
Eu desejo nunca deixar de acreditar em Deus, e haja o que houver que sempre Ele esteja dentro do meu coração, e que um dia os meus olhos sejam dignos de contemplar a beleza do seu rosto, que até hoje, só puderam imaginar o seu contorno.
Eu desejo que trabalhar não seja para mim apenas uma forma de subsistência, mas que o trabalho seja um ato de criação, uma obra de arte capaz de transformar tudo o que estiver ao alcance das minhas mãos.
Eu desejo...
Acordei feliz. Meu primeiro dia sem você foi exatamente como eu planejei. Sim! Eu não estou sentindo a sua falta. Aliás, estou aqui me questionando, como pude viver tanto tempo com alguém do seu tipo? São esses detalhes que só o tal amor pode explicar, se é que aquilo era amor mesmo. Dormi até mais tarde, foi ótimo acordar e poder me espalhar na cama sem a sensação de estar ocupando espaço alheio. Liguei o som a toda altura quando tocou exaltassamba, algo que você vivia reclamando, pois criticar meu gosto musical era seu esporte favorito, eu sei. Mas hoje foi diferente. Hoje é meu primeiro dia sem você aqui. Depois de alguns anos, enfim, eu conquistei minha alforriai. Tomei um banho gelado e bem demorado, coloquei aquele vestido florido que você sempre achou ridículo, juro que não foi para te provocar. Me maquiei e confesso que exagerei no lápis preto por pura vontade, é ótimo não ter que parecer uma mocinha comportada que jamais trairia o querido namorado. O silêncio no café da manhã não tem comparação. Entrei no carro e enquanto dirigia fui escutando Elis Regina, parecia que estava escutando sua voz perguntando porque mudo de um gênero para outro tão rápido, mas acho que foi uma mosca que invadiu o carro, assim como você fez quando entrou na minha vida. Cheguei no trabalho mais feliz que nunca. Ainda escutei comentários para não tocarem no seu nome, motivo: você tinha me abandonado. Aposto que todos estão com pena de mim e imaginando o tamanho do meu sofrimento,mal sabem eles do meu alívio. Na hora do almoço fui naquela cantina da esquina que você sempre achou brega por ser simples demais. Fui com o Rodrigo. Sim, com ele mesmo e foi uma ótima companhia, muito mais agradável do que você que só sabia reclamar de tudo. Minha tarde de trabalho transcorreu sem nenhuma novidade aparente. Sai mais cedo e foi uma sensação incomparável saber que chegando em casa eu não iria te encontrar. Seria só eu e minha solidão, só eu e minhas manias, só eu e meus filmes, só eu e minhas músicas, só eu sem você. Hoje eu realmente me senti uma mulher por não ter você me tratando como uma menina. É inacreditável, mas ontem enquanto discutíamos, eu cresci em duas horas o que não cresci em dois anos. E foi hoje, sozinha, que eu pude ver como o mundo é imenso sem você.
Não Gosto de Nada Morno
Não gosto de coisas mornas. Que seja frio, estupidamente gelado, que esfrie a cabeça, refresque a alma. Que seja quente, ardente, fogo puro e queime. Mas morno não. Nunca.
Gosto de temperos. A falta deles deixa um sabor insosso nas coisas. O dia destemperado tem um gosto ácido e cinza que amarga a boca e o humor. Amor sem tempero é insípido, deixa vazio o estômago e a alma. Tempero tudo, faço da vida uma deliciosa salada.
Não gosto de esperar. Esperar significa inércia. E parar com tanto movimento dentro de mim seria indolência. Não espero nada nunca. Faço o que for preciso, mas faço agora.
Gosto do silêncio. Amo música. As vezes preciso de um espaço sem sons para ficar sozinha vagando pelos meus sonhos, buscando o "eu" em mim. Outras vezes, a fome de soltar meu "eu" pede melodia, preciso da música para marcar o ritmo da vida, uma orquestra para interpretar meus pensamentos e ecoar as partituras emocionadas do meu coração.
Gosto do que é intenso, do verdadeiro, do desafio, de arriscar.
Quero paixão ardente, comida quente, beijos molhados e demorados, voltas ao mundo, amores de cinema, sorvete com muita, muita calda de chocolate.
Quero praias desertas, mistérios e descobertas, festas sem fim, ducha fria no verão, calor de cair no rio, amor na chuva, na cama, amor na vida, a vida inteira.
Quero cinema completo, com pipoca e arrepio, quero montanha russa, surpresa, aniversário. Adoro aniversário. Quero muitos presentes, brigadeiro, beijinho, e não importa a idade, quero "parabéns" e velinha.
Quero conversa, andar de bicicleta, passear de mãos dadas.
Quero flerte, quero paixão, quero dar risada.
Mas não quero nada morno, sem tempero ou parado.
Quero viver a vida, apostar no tudo, ser feliz e fazer feliz quem cruzar meu caminho.
Só assim a vida vale, de outra forma, para mim, não vale nada.
Prefiro não me apegar ao amor de ninguém, amor pra mim tem prazo de validade, hoje a pessoa diz que te ama, amanhã arruma uma pessoa melhor e não fala mais com você.
Há um grande cansaço na alma do meu coração. Entristece-me quem eu nunca fui, e não sei que espécie de saudades é a lembrança que tenho dele. Caí entre as esperanças e as certezas, com os poentes todos.
O ciúme é a arma dos inseguros e dos que ainda não aprenderam a amar.
A confiança só se adquire com a certeza do amor correspondido.
A confiança e o ciúme são como o dia e a noite.
Se um deles reina, o outro não pode existir.
Ame com o coração, mas saiba colocar a razão na frente de seus pensamentos.
Eu não sou ateu porque não acredito no Deus cristão, eu sou ateu porque não acredito que os cristãos acreditam em um Deus.
Me odeie por quem eu sou, eu não ligo. Pelo menos eu não estou fingindo ser uma coisa que eu não sou.
Não entendo por que as mulheres lutam para serem iguais aos homens, elas são e sempre serão superiores.
Obrigado por fingir que era meu amigo. Obrigado por não estar lá quando eu precisei de alguém pra conversar comigo sobre meus problemas. Obrigado por nunca retornar minhas ligações, você não imagina o quanto isso me magoou. Obrigado por não confiar em mim, e nunca deixar que eu confiasse em você. Obrigado por sempre fingir que tudo era perfeito quando tudo estava uma droga. Imagino que fingir que tudo estava perfeito até que de alguma forma, essa farça se tornasse realidade era o único jeito de alguma coisa estar bem pra você... Obrigado por fingir que você se importava comigo, e por sempre perguntar sobre a minha sanidade, mesmo que você nunca estivesse interessado. Obrigado por nunca dar a mínima pros meus sentimentos. Obrigado por nunca dizer "eu te amo" como se você estivesse falando sério. Obrigado por sempre deixar claro que eu não deveria acreditar nas coisas que você me dizia. Obrigado por ser uma pessoa fria. Obrigado por sempre me fazer chorar até dormir, obrigado por sempre tirar meu sono. Obrigado por se fazer de perfeito e depois mostrar todos os seus defeitos de uma vez só. Obrigado por me fazer chorar de irritação, obrigado por nunca me deixar com boas lembranças suas. Obrigado por ser tão falso, obrigado por aceitar a minha falsidade sempre que eu disse todas aquelas coisas amáveis que agora eu vejo que só disse por obrigação... Obrigado, assim você só facilitou as coisas pra mim, pensando assim é muito mais fácil apagar você da minha vida. Eu agradeço muito.
Devemos temer unicamente o que pode de fato nos causar dano, e o simples temor não pode fazer mal.
A ficção consiste não em fazer ver o invisível, mas em fazer ver até que ponto é invisível a invisibilidade do visível.
Mesmo que a máquina venha substituir o professor no amanhã, esta não será capaz de germinar idéias e sugestões.
Um objetivo na vida é a única fortuna valiosa que se encontra; não se deve procurá-lo em terras estranhas, mas dentro do coração.
"Se um dia me ver chorando
não fique triste, pois não te esqueci!
Se um dia souber que te esqueci, chore, pois
este dia eu morri!!"
Escolha e decisão
Decidi ser livre, mas dependente
ficar calado, não revidar, ser paciente
escolhi viver bem humorado, ser educado,
decidi viver contente não mais desesperado
e nas escolhas que a vida oferece
decidi escolher quem de mim nunca esquece...
Decidi não ser agressivo
escolhi ser mas compreensivo, dedicado
decidi semear flores e o resultado,
colher amores...
Escolhi ser tolerante, apaixonado, ser mais amante,
decidi me doar por inteiro te amar o ano inteiro
viver sempre ao seu lado cultivar as flores do amor
como bom jardineiro ser o primeiro a sentir o seu cheiro...
Decidi ser mais amigo, não ver defeitos, ser positivo
ter mais respeito, não ofender para não ser ofendido
não julgar para não ser julgado, amar para ser amado
decidi recuperar o que havia se perdido...
Decidi ajudar a crescer os que são meus
para que não sejam mais meninos inconstantes
mas viver a vida e em cada instante
lembrarem sempre de Deus e de seus semelhantes...
Decidi deixar de lado a maldade, mentiras e falsidades
escolhi ouvir a voz da razão, os sentimentos do coração
e se alguém me magoar troco o rancor pelo perdão
decidi seguir em frente sem dúvidas ou talvez
escolhi chegar ao objetivo dando um passo de cada vez...
Decidi não ser egoísta, escolhi ofertar ser dizimista
ajudar quem precisa, a ser otimista, decidi viver por fé
não mais ser calculista a não por os problemas diante da vista
a ser pacifista e não anarquista começar de novo
em derrotas ou conquistas agradecer a Deus
pois na vida somos artistas em diferentes papéis diante do povo...
Escolhi a simplicidade, o olho no olho, o sorriso franco
decidi pela sinceridade nada de vaidade
e sim, aprender com as crianças a viver sem maldade
coisa própria da idade, em um mundo de crueldade
apesar da dificuldade quero seguir amando
a você me entregando todo meu ser doando até a eternidade...
Escolhi ser parceiro da vida, estender a mão amiga
ser feliz, decidi aproveitar melhor o tempo
não mais correr atrás do vento, fazer coisas que nunca fiz
decidi não desanimar mesmo havendo erros
não me impressionar com as dificuldades
mas conquistar o que sempre quis...
Decidi insistir mais um pouco
ainda que a vitória distante pareça
em um meditar encontro forças
e num esforço para que o mal desapareça
levanto a cabeça e no invocar mais profundo
desisto de coisas do mundo percebo que a vida é bela
que por pior que esteja tudo começa por ela...
Escolhi a pessoa certa para dividir comigo os anseios
meus sonhos e devaneios tudo que quero e não tenho
em oração sempre venho pedindo a Deus em casa,
na rua ou na reunião da igreja que sempre a família proteja
que os filhos ao nosso lado estejam que escolham
com muita clareza se uma simples dama ou princesa,
mas que sejam felizes, amém, assim seja...
Cada dia temos uma escolha e decisão
escolher para onde ir e com quem seguir?
escolher o caminho certo ainda que seja pelo deserto
ou em meio a multidão há alguém que nos acompanha
nos instrui e orienta Ele nos escolheu e por nós se deu
hoje escolhemos a Cristo viver por Ele decidimos...
