Lemony Snicket

1 - 25 do total de 39 pensamentos de Lemony Snicket

Um dos maiores enigmas do mundo é a maneira como funciona a tristeza. Ficar muito triste pode ser parecido com ser queimado, não só por causa da dor descomunal, mas também porque a tristeza pode se espalhar por sua vida como a fumaça de um enorme incêndio. Você pode achar difícil enxergar alguma coisa além de sua própria tristeza, assim como a fumaça pode encobrir uma paisagem a tal ponto que tudo o que você pode enxergar é a escuridão. Você pode descobrir que as coisas felizes são maculadas pela triseza, do mesmo modo que a fumaça de um incêndio deixa tudo com cor de carvão e cheiro de queimado. E pode descobrir também que, se alguem despeja água em cima de você, você fica molhado e perturbado, porém não curado da tristeza, assim como um corpo de bombeiros pode abafar o fogo, mas não recuperar o que foi destruido.

A não ser que você tenha sido muito, muito sortudo, sem dúvida já vivenciou eventos que o fizeram chorar. Então, a não ser que você tenha sido muito, muito sortudo, sabe que uma boa e longa sessão de choro pode muitas vezes fazê-lo sentir-se melhor, mesmo que as circunstâncias não tenham mudado nem um pouquinho.

Todo mundo, em algum momento da vida, acorda no meio da noite com a sensação de que está totalmente sozinho no mundo, que ninguém o ama agora e ninguém jamais o amará, que nunca mais terá uma noite decente de sono outra vez e que passará a vida vagando desoladamente por uma paisagem sem amor, esperando desesperadamente que suas circunstâncias melhorem, mas suspeitando, bem lá no fundo, que irá permanecer desamado para sempre. A melhor coisa a fazer nessas circunstâncias é acordar mais alguém para que ele também possa se sentir assim.

Todos sabemos que nosso tempo nesse mundo é limitado, e que finalmente todos acabaremos debaixo de algum lençol, para não acordar nunca mais. No entanto, é sempre uma surpresa quando isso acontece a alguém que conhecemos. É como subir a escada para o seu quarto no escuro, e achar que há mais um degrau do que realmente há. O pé resvala no ar e segue-se um aflitivo momento em que, colhida às cegas pela surpresa, a pessoa tenta adaptar-se na escuridão

Não importa quem você seja, não importa onde você more, e não importa quantas pessoas o estejam perseguindo, o que você não lê é muitas vezes tão importante quanto o que você realmente lê.

Nunca confie em ninguém que não tenha trazido um livro consigo.

Um dos maiores enigmas do mundo é a maneira como funciona a tristeza.

O destino é como um estranho e impopular restaurantes, cheio de garçons esquisitos trazendo coisas que você nunca pediu e de que nem sempre gosta.

Ter uma filosofia de vida é como ter um sagui de estimação, porque ele pode ser muito encantador quando você o adquire, mas podem surgir em situações em que ele não será nem um pouco oportuno.

Roubar, não resta dúvida, é um crime, e é próprio de quem não tem nenhuma educação. Mas como a maioria das coisas que faz quem não tem nenhuma educação, é desculpável dependendo das circunstâncias. Roubar não é desculpável, por exemplo, se a pessoa está num museu, resolve que um determinado quadro ficaria melhor em sua casa e simplesmente leva o quadro para casa. Mas se a pessoa está morrendo de fome e não tem outro meio de conseguir dinheiro, é desculpável que ela leve o quadro para casa e o coma.

As lágrimas são uma coisa curiosa, pois, assim como os terremotos e os camelôs, podem surgir em qualquer momento, sem nenhum aviso e sem um bom motivo.

É comum as pessoas, quando estão infelizes, quererem fazer outras pessoas infelizes também. Mas isso nunca ajuda.

É sempre cruel rir das pessoas, não há dúvida, embora seja difícil controlar se estivermos diante de alguém com um chapéu ridículo, por exemplo.

Se você esperar até que se sinta pronto, vai esperar pelo resto da sua vida.

A primeira opinião que você tem sobre qualquer coisa pode mudar com o tempo

Durante toda a sua vida, havia acreditado que bastava uma pessoa ler muitos livros para ser capaz de resolver um problema. Agora, não tinha tanta certeza disso.

Se os escritores escrevesse tão descuidadamente como algumas pessoas falam, então adhasdh asdglaseuyt [bn [pasdlgkhasdfasdf.

Uma boa biblioteca nunca vai ser muito arrumada, ou muito empoeirada, porque alguém vai estar sempre lá, tirando livros das prateleiras e ficar acordado até tarde para lê-los.

Quando alguém está chorando, é claro, a coisa nobre a fazer é confortá-lo. Mas se alguém está tentando esconder suas lágrimas, também pode ser nobre fingir que você não está vendo elas.

Todos os segredos do mundo estão contidos nos livros. Leia por sua própria conta e risco.

O amor pode mudar uma pessoa como um pai pode mudar um bebê – de forma estranha e em geral com grande confusão.

Por mais estranho que possa parecer, eu ainda espero o melhor, embora o melhor, como uma carta interessante, tão raramente chega, e mesmo quando chega pode ser perdido tão facilmente.

Há momentos para ficar parado e o que você quer virá até você, e há momentos para sair para o mundo e encontrar isso por si mesmo.

Só porque você não entende uma coisa, isso não quer dizer que ela seja uma bobagem.

Se um jacaré arrancasse o braço esquerdo de um otimista, ele poderia dizer em uma voz agradável e esperançosa, "Bem, isso não é muito ruim, eu não tenho mais o braço esquerdo, mas pelo menos ninguém vai me perguntar se eu sou canhoto ou destro" mas a maioria de nós diria algo mais nas linhas de, "Aaaaaah! Meu braço! Meu braço!".