Giordano Bruno

Encontrados 25 pensamentos de Giordano Bruno

Feliz na tristeza, triste na alegria.

Giordano Bruno
1015 compartilhamentos

Todo o amor deriva do ato de ver: o amor inteligível do ato de ver inteligivelmente; o sensível do ato de ver sensivelmente.

Giordano Bruno
35 compartilhamentos

O tempo tudo tira e tudo dá; tudo se transforma, nada se destrói.

Giordano Bruno
69 compartilhamentos

A poesia não nasce das regras, a não ser em parte mínima e insignificante; mas as regras derivam das poesias; e, no entanto, são tantos os géneros e as espécies de verdadeiras regras, quanto são os géneros e as espécies de verdadeiros poetas.

Giordano Bruno
20 compartilhamentos

Não existe deleite sem um misto de tristeza.

Giordano Bruno
25 compartilhamentos

Que ingenuidade pedir a quem tem poder para mudar o poder.

Giordano Bruno
746 compartilhamentos

É a prova de uma mente inferior o desejar pensar como as massas ou como a maioria, somente porque a maioria é a maioria. A verdade não muda porque é, ou não é, acreditada por uma maioria das pessoas.

Giordano Bruno
215 compartilhamentos

"Se eu manejasse um arado, pastoreasse um rebanho, cultivasse uma horta, remendasse uma veste, ninguém me daria atenção, poucos me observariam, raras pessoas me censurariam e eu poderia facilmente agradar a todos. Mas, por ser eu delineador do campo da natureza, por estar preocupado com o alimento da alma, interessado pela cultura do espírito e dedicado à atividade do intelecto, eis que os visados me ameaçam, os observados me assaltam, os atingidos me mordem, os desmascarados me devoram. E não é só um, não são poucos, são muitos, são quase todos."

Giordano Bruno
44 compartilhamentos

"Não é fora de nós que devemos procurar a divindade, pois que ela está do nosso lado, ou melhor, em nosso foro interior, mais intimamente em nós do que estamos em nós mesmos." (A ceia de cinzas).

Giordano Bruno
56 compartilhamentos

"O mundo é infinito porque Deus é infinito. Como acreditar que Deus , ser infinito, possa ter se limitado a si mesmo criando um mundo fechado e limitado?" (idem)

Giordano Bruno
53 compartilhamentos

“Todo homem possui um filósofo dentro de si, para fazê-lo viver é necessária a presença do amor heroico, dessa força infinita que provém do uno, e que permite ao homem suportar dores, transformar o mundo, concretizar seus ideais.”

Giordano Bruno

“Podeis deixar de atingir vosso objetivo, mas participai da corrida mesmo assim.”

Giordano Bruno
12 compartilhamentos

“Lutai até vosso último fôlego.”

Giordano Bruno
11 compartilhamentos

"Uma gota fura uma rocha caindo não só duas vezes, mas muitas; assim também, um homem se faz esperto não só lendo dois, mas muitos livros"

Giordano Bruno
64 compartilhamentos

Somente uma coisa me fascina: aquela em
virtude da qual me sinto livre na sujeição, contente no sofrimento, rico na indigência e vivo na morte.

Giordano Bruno

O cristianismo tornou a crença sem reflexão em uma sabedoria, a hipocrisia humana em conselho divino, a corrupção da lei natural em piedade religiosa, o estudo em loucura, a honra em riqueza, a dignidade em elegância, a prudência na malícia, a traição na sabedoria e a justiça na tirania.

Giordano Bruno
Inserida por DavidFrancisco

Deus não pode ser conhecido pelas suas consequências nem por suas obras, da mesma forma que não podemos conhecer o escultor pela estátua. Não podemos conhecer Deus porque Ele está muito além da nossa capacidade intelectiva. O caminho mais digno para nos aproximarmos de Deus é através da sua revelação.

Giordano Bruno
Inserida por DavidFrancisco

Deus como objeto de estudos da filosofia, é a própria natureza. E como natureza Deus é o motivo e a origem do universo. É motivo porque Ele é que define as coisas que formam o universo. E é origem porque é Ele quem dá a existência para as coisas do universo. Deus é o intelecto universal que anima, serve de base e governa o mundo.

Giordano Bruno

O pecado do primeiro homem foi o desejo do conhecimento proibido – disse G.Bruno, pronunciando cada palavra e passando a língua úmida pelos lábios. – Ele achou que podia se igualar a Deus. E esse também é seu pecado.

Giordano Bruno

Não é a matéria que causa o pensamento, mas o pensamento que causa a matéria.

Giordano Bruno

O homem não tem limites, e um dia se dará conta disso e será livre, ainda neste mundo.

Giordano Bruno

A ignorância é a mãe da felicidade.

Giordano Bruno

Não se deve procurar se fora do céu existe lugar, vácuo ou tempo; porque único é o
lugar geral, único o espaço imenso, que podemos livremente chamar de vácuo, onde existem inumeráveis e infinitos globos, como existe este, onde nós vivemos e vegetamos.Esse espaço nós chamamos infinito, porque não existe razão, conveniência, possibilidade, sentido ou natureza que deva limitá-lo. Nele estão contidos infinitos mundos semelhantes a este" - / Giordano Bruno; Sobre o infinito, o Universo e os Mundos /

Giordano Bruno
Inserida por DavidFrancisco

Se quiserdes saber por que isto acontece, digo-vos que o motivo é que tudo me desagrada, detesto o vulgo, a multidão não me contenta. Somente uma coisa me fascina: aquela em virtude da qual me sinto livre na sujeição, contente no sofrimento, rico na indigência e vivo na morte. Aquela em virtude da qual não invejo os que são servos na liberdade, sofrem no prazer, são pobres nas riquezas e mortos em vida, porque trazem no próprio corpo os grilhões que os prendem, no espírito o inferno que os oprime, na alma o erro que os debilita, na mente o letargo que os mata. Não há, por isso, magnanimidade que os liberte nem longanimidade que os eleve, nem esplendor que os abrilhante, nem ciência que os avive.

Giordano Bruno
Inserida por DavidFrancisco

Somente uma coisa me fascina: aquela em virtude da qual me sinto livre na sujeição, contente no sofrimento, rico na indigência e vivo na morte. Aquela em virtude da qual não invejo os que são servos na liberdade, sofrem no prazer, são pobres nas riquezas e mortos em vida, porque trazem no próprio corpo os grilhões que os prendem, no espírito o inferno que os oprime, na alma o erro que os debilita, na mente o letargo que os mata.

Giordano Bruno
Inserida por DavidFrancisco