Mensagens para Universitários
Receber o título de patrono não é apenas uma homenagem ao professor, mas uma verdadeira admiração e reconhecimento pela sua grandeza profissional a qual injeta doses de inspiração durante toda a formação acadêmica.
As vezes, deixamos de fazer o que nos deixa feliz para deixar as outras pessoas felizes, meu conselho, não o faça, segue a vida de uma forma que voce se sinta feliz, se sinta realizado, não troque o que quer no momento pelo o que quer no futuro, se começou algo que deseja para o futuro termine, não mude o foco.
Há professores que experimentam o poder da destruição em seu resplendor, destruindo toda a vontade de aprender do aluno. E, não há coisa pior do que destruir a chave para a ação que se chama motivação.
Vai a pessoa pelo seu caminho, metida com os seus pensamentos, e sai-lhe um vira-lata atrás, mordendo-lhe o calcanhar
A FÚRIA DE CALIBÃ
Poucos livros bons haviam aparecido. Entre eles, Literatura e Humanismo, de Carlos Nelson Coutinho; Os equívocos de Caio Prado Júnior, de Paulo Cavalcanti; Ferro e Independência, de Osny Duarte Pereira. Voltava-me para as revistas de cultura; apresentavam-se com dois tipos, pelo menos as universitárias, as dos docentes e as dos discentes. Eu concluia, por isso: "Em suma, provam os três exemplos alinhados que existe contraste, e até antagonismo, entre o pensamento novo, que se levanta nos meios estudantis, e o pensamento velho, que se aninha nas cátedras universitárias. É evidente que as exceções servem apenas para confirmar a regra. Nem tudo que surge do meio estudantil é de alta qualidade cultural, evidentemente; mas a esmagadora maioria do que surge do meio docente universitário é de qualidade inqualificável. Como pode haver respeito, numa atividade ligada ao conhecimento, quando os que aprendem sabem mais do que os que ensinam?
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 226-227
Cria-se, assim, o problema do preenchimento das cadeiras vagas. Neste assunto, melhor ainda que em outros, se observa o esforço do grupo magisterial dirigente para impedir qualquer interrupção de continuidade na orientação do pensamento de cada disciplina oficial. Tudo se faz no sentido de excluir o candidato que acaso vencedor nos supostos concursos para a docência e para a cátedra, viesse a imprimir novos rumos ao ensino, denunciar os males da alienação cultural reinante, instalar novo estilo de estudo, difundir ideias progressistas, voltadas para o exame dos reais problemas do país, exprimindo os interesses de outra classe, diferente daquela que monopoliza a universidade.
A QUESTÃO DA UNIVERSIDADE, pág. 49
A falta de compreensão das pessoas em entenderem certas coisas, é de fato algo trágico, julgar assuntos e áreas que desconhecem já se tornou rotina!
A opinião tornou-se mais relevante que o próprio conhecimento de fato e as especialidades foram substituídas por charlatães tudólogos que pouco sabem e que se transformaram em coachs especialistas sem diploma, desconstruíndo tudo sobre que já se foi estudado com a justificativa de que toda a acadêmia é falsa e ideológica!
Ser intelectual hoje em dia se tornou algo vulgar em alguns países!
O que o professor burocrata, medíocre, displicente, sabe e ensina, não reforma, mas conserva a universidade
A água e o azeite. As ideologias, os conceitos doutrinários e os pensamentos teóricos difundidos nas universidades brasileiras no estudo para a reforma agraria, popular social, religioso, financeiro e politico, não afere ao ativista e militante social politico um bom diferencial para a plataforma do pleito e mandato. A universidade sabe e prova na teoria hipotética mas quando chega em campo, nas periferias, na pratica, distorce a realidade e confunde as necessidades e características reais locais emergenciais. Logo a academia traz o conhecimento doutrinário e a plataforma politica de base a experiencia diuturna local. Logo não se misturam, e quando assim o fazem tornam se vitimas frágeis e indefesas destas cruéis distorções,
Eu liguei pra ela
Ela nem ligou pra mim
e no telefone
tudo que eu ouvi
foi tu...
tu tu tu...
(Arrocha, arrocha)
Eu era todinho seu
Vc nem me deu valor
Desligou na minha cara
Desprezou e magoou
Achou q eu era facil
usou e abusou
fez de mim o que qria
jogou fora e não sabia
que o jogo ia virar
que dinheiro ia ganhar
e as mina ia pirar
No tcha tcha tcha
(Arrocha, arrocha)
Agora to solteiro
soltinho na balada
mulherada ta queirosa
querendo o tcha tcha tcha
Já não quero mais você
Vou dar um rolé
Só volto ao amanhecer
Rodeado de mulher
Não adianta me querer
Correr atrás de mim
Pensou que eu era fácil
Mas não sou tão fácil assim
Agora to curtindo
Ninguém é de ninguém
Farrear a noite inteira
Com o som do tcha tcha tcha
No tcha tcha tcha tcha tcha tcha tcha
(Arrocha, arrocha)
Não existe verdade absoluta, "exceto" a de Karl Marx. Pseudo pluralismo em nossas universidades, unilateral.
Sucesso não é rir muito e com frequência, apreciar as belezas da vida, beber até dormir e acordar para beber O nome disso é JUD!
"Diríamos que a "esquerda" professoral se compõe das seguintes espécies numa escala de infinitos matizes: o frustrado, o ressentido; o brigado com o diretor; o tipo vulgarmente conhecido como "espírito de porco"; o indeciso, que no momento e sem motivo definido vota com um colega de "esquerda"; o que se declara homem de "esquerda" da boca para fora; o bajulador do aluno; o populista; o "revoltado com o atual estado de coisas"; o preguiçoso; o retardatário; o faltoso, que racionaliza a sua posição pela crítica à universidade; e finalmente, o homem de esquerda ideologicamente autêntico".
(A questão da universidade)
"Voltada para as elites, que julga deve sempre aprimorar, pois é delas que o país necessita - "os melhores médicos", "os melhores engenheiros", os "melhores doutores em geral" - a universidade passa a ser um processo de destilação intelectual, destinado a produzir ao final de laboriosíssimas manipulações aquele "spiritus sapientiae", de que o Brasil precisa urgentemente e sem o qual será um país perdido...Se o povo ingressa em parte mínima no pátio das faculdades, o que há de fazer, é transformá-lo em elite. Melhor seria que não entrasse, esmeram-se os catedráticos em proclamar nas suas aulas a teoria dos valores supremos e em deixar claro que esses não são os do povo, que "não tem valor", mas os dos intelectuais, em que os neófitos da elite se devem converter. A universidade, entre suas inúmeras alienações, padece desta, a mais grave de todas, o horror ao povo..." - A questão da universidade
"O que o PROFESSOR BUROCRATA, medíocre, displicente, sabe e ensina, não reforma, mas conserva a universidade" - A questão da universidade
Escrever é um trabalho ardúo e pesado, tal qual um bom agricultor que zela de sua roça cultivando milho e feijão, o estudante universitário deve zelar pelos seus livros de estudo, sendo a caneta sua enxada de trabalho. O agricultor caleja suas mãos que em determinado momento saem até sangue, assim o jovem universitário deve sangrar seus olhos, queimando suas pestanas nos livros e esforçando-se cada vez mais por escrever melhor.
O ENEM 2014 se aproxima, muitos estão preparados, outros nem tanto, e outros torcem pela sorte do destino pois não se prepararam de forma alguma. A grande questão não é nem entrar na universidade hoje, mas é conseguir concluir o curso. Ah, já pensei muitas vezes em desistir, não pela dificuldade do curso ( pois é até bom estudar e entender o mundo de outra forma), mas pela loucura que nos é inserida dia a pós dia.
Em nossa última campanha para a Reitoria defendemos um projeto para o qual a comunidade acadêmica pudesse ter garantido espaços físicos e culturais de comunhão e integração. Para uma universidade mais humana, solidária e afetiva é importante que haja salão com bancos para que todos, indistintamente, se sentem e conversem, uma cozinha comum, capaz de nos proporcionar a ideia de que somos todos da mesma instituição. Não faz bem incentivar a discriminação e a separação de categorias, de funções e de espaços. Por que salas de refeição apenas para os secretários, apenas para o pessoal da Manutenção, apenas para os laboratoristas?
A formação universitária dentro do contemporâneo é um sonho de toda uma geração, na busca de uma melhor qualidade de vida. No entanto, é por si só na realidade "globalista" um grande equivoco. A solução está na capacidade encontrada de prestar um serviço competente e especial que não exista no mercado, em qualquer área independente da formação. Pois entre as coisas bem difíceis e bem especificas, a concorrência é cada vez menor.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Realizar um Sonho de Faculdade
- Frases de Fernando Pessoa sobre a Vida
- Dedicatórias para finalistas universitários: frases para fitas que marcam o fim de um ciclo
- Poemas para finalistas da Universidade que inspiram novos caminhos
- Vida de Universitário
- Frases sobre Universidade
- Frases de Universitário